Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/514
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPessôa, Danielly-
dc.contributor.advisor1Martins, Francielle-
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Pedro-
dc.date.accessioned2024-08-14T17:50:57Z-
dc.date.issued2024-01-29-
dc.identifier.citationPessôa, Danielly. A química das plantas: uma abordagem investigativa para o ensino. 2024. 112 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina,2024.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/514-
dc.description.resumoSegundo o Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 40% de todos os medicamentos têm como princípio ativo os vegetais. Todavia, o conhecimento dos efeitos benéficos das plantas não é amplamente difundido, assim, práticas de ensino que busquem contextualizar esse conhecimento empírico com os saberes científico são necessárias. Dessa forma, este estudo tem por objetivo desenvolver e aplicar uma sequência de ensino investigativa (SEI) acerca da química das plantas para alunos de graduação em ciências biológicas. Divididos em grupos, os alunos foram apresentados à questão norteadora “Por que algumas plantas têm ação medicinal ou praguicida e outras não?”. Inicialmente, os alunos levantaram hipóteses, buscaram apoio na literatura científica, coletaram e identificaram material vegetal através do App Picture This. Posteriormente foram desafiados a apresentar a pesquisa realizada e a jogar o jogo de tabuleiro “Perfil Fitoquímico”. No laboratório, o extrato hidroalcoólico das folhas coletadas foi preparado pelos alunos para a prospecção fitoquímica, na qual investigaram a presença das principais classes de metabólitos: taninos, flavonoides, alcaloides, saponinas, triterpenoides e esteroides nas amostras, através de testes simples qualitativos. O potencial antioxidante também foi determinado por meio do teste de DPPH (2,2-difenil-1-picrilidrazil). Os alunos analisaram os dados coletados, confrontaram com a literatura e concluíram acerca da problematização inicial, por fim, os alunos foram avaliados por meio de um questionário com questões discursivas abrangendo o conteúdo abordado na SEI. Todas as etapas foram gravadas com um smartphone e transcritas para análise do contexto verbal e não verbal construído em sala de aula. A SEI proporcionou um aprendizado significativo e o desenvolvimento de competências conceituais na área de fitoquímica, mas também de competências atitudinais e procedimentais. Os resultados encontrados reforçam os benefícios da utilização de metodologias ativas que priorizem a investigação para o ensino de fitoquímica.por
dc.description.abstractAccording to the Ministry of Health, around 40% of all medicines have vegetables as their active ingredient. However, knowledge of the beneficial effects of plants is not widely disseminated, therefore, teaching practices that seek to contextualize this empirical knowledge with scientific knowledge are necessary. Therefore, this study aims to develop and apply an investigative teaching sequence (SEI) about plant chemistry for undergraduate students in biological sciences. Divided into groups, the students were presented with the guiding question “Why do some plants have medicinal or pesticide action and others do not?”. Initially, students raised hypotheses, sought support in scientific literature, collected and identified plant material through the Picture This App. They were later challenged to present the research carried out and play the board game “Phytochemical Profile”. In the laboratory, the hydroalcoholic extract of the collected leaves was prepared by the students for phytochemical prospecting, in which they investigated the presence of the main classes of metabolites: tannins, flavonoids, alkaloids, saponins, triterpenoids and steroids in the samples, through simple qualitative tests. The antioxidant potential was also determined using the DPPH (2,2-diphenyl-1-picrylhydrazyl) test. The students analyzed the collected data, compared them with the literature and concluded about the initial problematization. Finally, the students were evaluated through a questionnaire with discursive questions covering the content covered in the SEI. All stages were recorded with a smartphone and transcribed to analyze the verbal and non-verbal context constructed in the classroom. SEI provided significant learning and the development of conceptual skills in the area of phytochemistry, but also attitudinal and procedural skills. The results found reinforce the benefits of using active methodologies that prioritize research for teaching phytochemistry.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-08-14T17:50:57Z No. of bitstreams: 2 Danielly Cristina dissertação.pdf: 25456835 bytes, checksum: 14812b83c7d24f992d4256ebd62cc650 (MD5) Termo de autorização Danielly Cristina.pdf: 461208 bytes, checksum: aafbb54dfa809ee94c82987456a8c494 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-14T17:50:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Danielly Cristina dissertação.pdf: 25456835 bytes, checksum: 14812b83c7d24f992d4256ebd62cc650 (MD5) Termo de autorização Danielly Cristina.pdf: 461208 bytes, checksum: aafbb54dfa809ee94c82987456a8c494 (MD5) Previous issue date: 2024-01-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Investigativo; Fitoquímica; Plantas Medicinais.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.titleA química das plantas: uma abordagem investigativa para o ensinopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danielly Cristina dissertação.pdfTexto Completo.24,86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.