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Tipo do documento: Dissertação
Título: A química das plantas: uma abordagem investigativa para o ensino
Autor: Pessôa, Danielly
Primeiro orientador: Martins, Francielle
Primeiro coorientador: Almeida, Pedro
Resumo: Segundo o Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 40% de todos os medicamentos têm como princípio ativo os vegetais. Todavia, o conhecimento dos efeitos benéficos das plantas não é amplamente difundido, assim, práticas de ensino que busquem contextualizar esse conhecimento empírico com os saberes científico são necessárias. Dessa forma, este estudo tem por objetivo desenvolver e aplicar uma sequência de ensino investigativa (SEI) acerca da química das plantas para alunos de graduação em ciências biológicas. Divididos em grupos, os alunos foram apresentados à questão norteadora “Por que algumas plantas têm ação medicinal ou praguicida e outras não?”. Inicialmente, os alunos levantaram hipóteses, buscaram apoio na literatura científica, coletaram e identificaram material vegetal através do App Picture This. Posteriormente foram desafiados a apresentar a pesquisa realizada e a jogar o jogo de tabuleiro “Perfil Fitoquímico”. No laboratório, o extrato hidroalcoólico das folhas coletadas foi preparado pelos alunos para a prospecção fitoquímica, na qual investigaram a presença das principais classes de metabólitos: taninos, flavonoides, alcaloides, saponinas, triterpenoides e esteroides nas amostras, através de testes simples qualitativos. O potencial antioxidante também foi determinado por meio do teste de DPPH (2,2-difenil-1-picrilidrazil). Os alunos analisaram os dados coletados, confrontaram com a literatura e concluíram acerca da problematização inicial, por fim, os alunos foram avaliados por meio de um questionário com questões discursivas abrangendo o conteúdo abordado na SEI. Todas as etapas foram gravadas com um smartphone e transcritas para análise do contexto verbal e não verbal construído em sala de aula. A SEI proporcionou um aprendizado significativo e o desenvolvimento de competências conceituais na área de fitoquímica, mas também de competências atitudinais e procedimentais. Os resultados encontrados reforçam os benefícios da utilização de metodologias ativas que priorizem a investigação para o ensino de fitoquímica.
Abstract: According to the Ministry of Health, around 40% of all medicines have vegetables as their active ingredient. However, knowledge of the beneficial effects of plants is not widely disseminated, therefore, teaching practices that seek to contextualize this empirical knowledge with scientific knowledge are necessary. Therefore, this study aims to develop and apply an investigative teaching sequence (SEI) about plant chemistry for undergraduate students in biological sciences. Divided into groups, the students were presented with the guiding question “Why do some plants have medicinal or pesticide action and others do not?”. Initially, students raised hypotheses, sought support in scientific literature, collected and identified plant material through the Picture This App. They were later challenged to present the research carried out and play the board game “Phytochemical Profile”. In the laboratory, the hydroalcoholic extract of the collected leaves was prepared by the students for phytochemical prospecting, in which they investigated the presence of the main classes of metabolites: tannins, flavonoids, alkaloids, saponins, triterpenoids and steroids in the samples, through simple qualitative tests. The antioxidant potential was also determined using the DPPH (2,2-diphenyl-1-picrylhydrazyl) test. The students analyzed the collected data, compared them with the literature and concluded about the initial problematization. Finally, the students were evaluated through a questionnaire with discursive questions covering the content covered in the SEI. All stages were recorded with a smartphone and transcribed to analyze the verbal and non-verbal context constructed in the classroom. SEI provided significant learning and the development of conceptual skills in the area of phytochemistry, but also attitudinal and procedural skills. The results found reinforce the benefits of using active methodologies that prioritize research for teaching phytochemistry.
Palavras-chave: Ensino Investigativo; Fitoquímica; Plantas Medicinais.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química
Citação: Pessôa, Danielly. A química das plantas: uma abordagem investigativa para o ensino. 2024. 112 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina,2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/514
Data de defesa: 29-Jan-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Química

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