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dc.creatorGomes, Fabiana-
dc.contributor.advisor1Olímpia, Bárbara-
dc.date.accessioned2024-08-20T17:45:07Z-
dc.date.issued2015-01-01-
dc.identifier.citationGomes, Fabiana. O gênero relato de experiência vivida: estratégias teórico-metodológicas para o ensino na educação básica. 2015. 176p. Dissertação(Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/525-
dc.description.resumoA aplicação de metodologias de ensino de produção textual, a partir da noção de gênero, tem sido um dos temas de maior interesse da Linguística nas recentes pesquisas voltadas ao ensino de língua. A partir desse contexto, o presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de estudar o gênero relato de experiência vivida, analisando a estrutura composicional do gênero e delineando propostas de ensino para as séries finais do Ensino Fundamental através do procedimento sequência didática, intencionando fortalecer as propostas metodológicas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN). Para a elaboração das estratégias, contemplam-se análises a partir de diagnóstico realizado em uma escola municipal de Teresina-PI, na qual foram coletados os dados através de uma produção textual no referido gênero, uma entrevista sobre atividade de circulação social das produções textuais realizadas na escola e da análise do livro didático adotado na turma em que foram coletadas as amostras da pesquisa. A partir desses dados, muitas fragilidades na apropriação do gênero foram observadas, além da necessidade de se tornar a prática de produção textual na escola uma atividade situada socialmente. Em virtude dessa realidade, constatamos a necessidade de fortalecer e sistematizar estratégias que favoreçam o diagnóstico e a intervenção, além da circulação social dos gêneros que são objeto de estudo e prática textual na escola. Fundamentando o diagnóstico e as propostas interventivas, este estudo está pautado na perspectiva dialógica da língua, baseando-se na abordagem sociodiscursiva de gênero, tendo como aporte teórico as concepções de gênero dispostas em Bakhtin (1997); Adam (2011) e na transposição didática apontada por Dolz e Schneuwly (2013) e adaptada por Costa-Hübes e Simioni (2014); no interacionismo sociodiscursivo discutido por Bronckart (1999), nos estudos de gênero voltados ao ensino desenvolvidos por Marcuschi (2010), dentre outros. Nesta pesquisa, enfatiza-se a necessidade do ensino de produção textual a partir da noção de gêneros textuais partindo das esferas sociais para a sala de aula. Através deste estudo, busca-se propor uma prática que parta do fato de que a motivação para escrever deve permear as perspectivas sociointeracionais propostas pelos estudos linguísticos contemporâneos, nos quais os gêneros surgem a partir de realizações concretas de situações comunicativas e, nesse caso, os alunos partem de suas experiências pessoais, de suas realidades, rememorando fatos significativos de suas vidas que serão ressignificados na escrita e na troca de experiências, uma vez que a escrita é motivada através de uma situaçãoreal de interação.por
dc.description.abstractThe application of textual production of teaching methodologies from the genre notion, has been one of the topics of greatest interest of linguistics in recent research focused on the language of instruction. From this context, this work was developed in order to study the genre lived experience report, analyzing the compositional structure of genre and educational outlining proposals for the final grades of Primary Education through the didactic sequence procedure, intending to strengthen methodological proposals contained in the National Curricular Parameters for Portuguese Language (PCN). For the development of strategies, come up analysis from diagnosis made in a municipal school in Teresina-PI, in which the data were collected through a textual production in that genre, an interview about social movement activity of textual productions made at school and textbook analysis adopted in the class in which the samples of the research were collected. From these data, many weaknesses in genre incorporation were observed, and the need to make the practice of textual production in school an activity socially located. In this reality, we see the necessity to strengthen and systematize strategies that enhance the diagnosis and intervention, as well as social movement of goods that are object of study and textual practice in school. In support of diagnostic and interventional proposals, this study is guided by the dialogic perspective of language , basing on the socio-discursive genre approach , having as theoretical support the disposed gender concepts in Bakhtin (1997 ); Adam (2011 ) and didactic transposition indicated by Dolz e Schneuwly (2013 ) and adapted by Costa Hübes e Simioni (2014); in socio-discursive interactionism discussed by Bronckart (1999 ), in genre studies aimed at teaching developed by Marcuschi (2010 ), among others. This research emphasizes the lack of textual production of teaching from the notion of genres starting from the social spheres to the classroom. Through this study , we seek to propose a practice that starts from the fact that the motivation for writing should permeate the outlook socio-interactional proposals by contemporary linguistic studies in which genres arise from concrete achievements of communicative situations and in this case, students start from their personal experiences, their realities, remembering significant events in their lives that will be reinterpreted in writing and exchange of experiences, since writing is motivated by a real situation of interaction.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-08-20T17:45:07Z No. of bitstreams: 1 O GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA_ estratégias teórico-metodológicas para o ensino na Educação Básica.pdf: 17070685 bytes, checksum: 95b234ab79fa925d5a9161b953c00779 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-20T17:45:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA_ estratégias teórico-metodológicas para o ensino na Educação Básica.pdf: 17070685 bytes, checksum: 95b234ab79fa925d5a9161b953c00779 (MD5) Previous issue date: 2015-01-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsO autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.por
dc.subjectProdução Textual. Relato de Experiência Vivida. Sequência Didática.por
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleO gênero relato de experiência vivida: estratégias teórico-metodológicas para o ensino na educação básicapor
dc.typeDissertaçãopor
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