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http://localhost:8080/tede/handle/tede/526
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Práticas Literárias na escola com o gênero cordel: do folheto ao ciberespaço |
Autor: | Sousa, Astrogilda Maria de |
Primeiro orientador: | Brito, Stela Maria Viana Lima |
Resumo: | As novas concepções de ensino, de aprendizagem e de leitura, aliadas à circulação de diferentes gêneros textuais na sociedade, exigem a formação de um leitor crítico e competente, ancorado em práticas de leituras eficazes e úteis, que lhe propiciem condições de apropriar-se do conhecimento e que o preparem para a participação efetiva em práticas sociais de uso da leitura e da escrita em situações múltiplas dentro e fora do contexto escolar. Neste estudo, de natureza quali-quantitativa faz-se uma análise do trabalho com o gênero cordel em sala de aula, em uma turma de 8° ano por acreditar que para a formação de leitores críticos e competentes deverão ser empregadas estratégias de ensino que favoreçam o contato do leitor com os múltiplos suportes de veiculação do gênero cordel, num ato de aproximação dos textos provenientes da tradição e da cultura que passaram a circular não só em folhetos, mas em livros didáticos e no próprio ciberespaço. O objetivo geral é realizar estudos sobre o cordel de forma a verificar como este gênero textual, presente em múltiplos suportes de veiculação, auxilia na formação de leitores críticos e competentes no ambiente escolar. Como objetivos específicos foram elencados: 1) Conhecer a origem e evolução do gênero cordel, do folheto ao ciberespaço; 2) Explorar as características desse gênero em função dos seus usos sociais em atividades de leitura/escuta e produção textual; 3) Oportunizar situações de leitura e apreciação de textos que mantenham um diálogo com o gênero cordel; 4) Elaborar uma proposta de leitura do gênero cordel para uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental. Assim sendo, buscou-se, por meio dessa pesquisa encontrar uma resposta para o seguinte questionamento: que estratégias empregar em sala de aula ao se trabalhar com o gênero cordel de modo a formar leitores críticos e competentes? O aporte teórico da pesquisa baseia-se em autores como Terra (2014), Cosson (2014), Marinho e Pinheiro (2012), Galvão (2006), Wachowicz (2012), Marcuschi (2002; 2008); Costa (2010), Santos (2006), Weitzel (1995) dentre outros de igual relevância. Para a concretização deste trabalho foi realizada, quanto à abordagem, uma pesquisa de caráter quali-quantitativo e, quanto aos métodos, uma pesquisa descritiva, aliando-se à pesquisa bibliográfica. Os resultados apresentados comprovam que o gênero textual cordel, oriundo da literatura popular, instiga o aluno a analisar a realidade em que vive ao mesmo tempo em que o insere no mundo da leitura/escuta e interpretação de textos, além de despertar nele o prazer de ler associado ao desejo de querer discutir sobre temas relacionados à sua vivência sociocultural, tendo em vista que favorece a liberdade de expressão. |
Abstract: | The new conceptions of teaching, learning and reading, allied to circulation of different textual genres in society, require the formation of a critical and competent reader supported by useful and effective practices of reading which provide them the conditions of appropriating of knowledge, and prepare them to an efficient participation in social practices of use of reading and writing on multiple situations inside and outside school context. In this research, with nature quali-quantitative, it is made an analysis about work with cordel poetry genre in an eighth grade class by believing that to the formation of critical and competent readers must be used strategies of teaching which provide the reader the contact with multiple media devices of insertion of cordel poetry in an act of approaching provenients texts from tradition and culture which have passed to circulate not only in pamphlets, but in books and cyberspace as well. The general goal is to accomplish studies about cordel in a way of verifying how this textual genre, present in multiple media devices of insertion, aids in formation of critical and competent readers at school environment. As specific aims were listed: 1) To know the origin and evolution of cordel poetry from pamphlet to cyberspace; 2) To explore the characteristics of this genres and their social uses in reading/listening activities and textual production; 3) To create situations of reading and appreciation of texts which keep a dialogue with the cordel genre; 4) To elaborate a reading proposal of cordel genre for an eighth grade class of Fundamental School. In doing so, it sought through this research to find a response to the following question: which strategies to use in classroom working with Cordel genre to form critical and competent readers? The theoretical support of this research is based on authors like Terra (2014), Cosson (2014), Marinho and Pinheiro (2012), Galvão (2006), Wachowicz (2012), Marcuschi (2002; 2008), Costa (2010), Santos (2006), Weitzel (1995) among others with similar relevance. To make this work real it was accomplished as for the approach on research with quali-quantitative character and, as for the methods a descriptive one allying to bibliographical search. The results presented confirm that textual genre cordel originated frompopular literature stirs up the student to analyze their own reality at the same time that they are inserted at the world of reading/listening and texts interpretation, beyond awaking up themselves the pleasure of reading associated with the desire of wanting to discuss about themes related to the sociocultural experience considering that this promotes freedom of expression. |
Palavras-chave: | Gênero Textual Leitura Crítica Literatura de Cordel |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Citação: | SOUSA, Astrogilda Maria de. Práticas Literárias na escola com o gênero cordel: do folheto ao ciberespaço. 2017. 130 p. Dissertação(Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina,2017. |
Tipo de acesso: | O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso. |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/526 |
Data de defesa: | 2-Jan-2017 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
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