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Tipo do documento: Dissertação
Título: Experiências pedagógicas com leitura e escrita de fanfics no ensino fundamental: Uma revisão integrativa
Autor: Almeida, Maria
Primeiro orientador: Alves, Shirlei
Resumo: Com o advento da internet, surgiram formas de leitura e escrita que exigem do produtor de textos novas habilidades em situações de interação social. Especificamente o público adolescente, em ambiente extraescolar, faz uso constante das mídias digitais com bastante desenvoltura, para atender a diversos propósitos, interagindo através das redes sociais; acessando sites em busca de diversão, de novos conhecimentos e de diversas outras atividades; participando de jogos e também produzindo materiais para publicação, como vídeos, fotos, comentários e outros. A escola, por seu turno, constitui-se como a principal agência oficial de ensino da leitura e da escrita, sendo responsável por desenvolver práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento sociolinguístico dos alunos, devendo propiciar-lhes condições de se tornarem leitores e produtores de texto proficientes em diversos campos de letramento. Dentre os gêneros textuais sugeridos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para aproximar o estudante de formas de comunicação geradas com os avanços tecnológicos, está a fanfiction, narrativa ficcional produzida em espaços virtuais a partir determinadas obras de ficção cujos fãs tornam-se os autores das fanfictions, configurando-se, assim, uma nova forma de ler, escrever e interagir no ambiente virtual. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo sistematizar, em uma revisão integrativa, as contribuições da atividade de produção de fanfics realizadas no contexto escolar para aprimorar a leitura e a escrita dos alunos, procedendo-se a uma abordagem qualitativa dos dados. O corpus da pesquisa é constituído por dissertações de mestrado desenvolvidas no âmbito de programas de pós-graduação da área de Letras/Português, em nível de mestrado, com foco em práticas de professores do Ensino Fundamental. Esses estudos estão disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Teoricamente, esta pesquisa ancora-se, dentre outros, na concepção sociointeracionista de linguagem, texto e gêneros de Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Bronckart (1999), Schneuwly e Dolz (2004); nos conceitos de Rojo (2012) e Soares (2002) acerca de letramento e letramento digital e nas acepções de leitura de Cosson (2016), Koch e Elias (2010). Como suporte teórico para desenvolver a revisão integrativa, foram consultados Mendes et al. (2008), Botelho et al. (2011), Gomes (2002) e Bardin (1977). As análises evidenciaram que o uso pedagógico das fanfics teve repercussão em dois eixos: o de produção de textos e o de leitura literária. Em todas as intervenções, investiu-se em atividades que incentivam a interação e a colaboração entre os alunos, transformando a prática de produção de textos em uma situação real de comunicação. Embora a estrutura física de algumas escolas e a falta de manejo dos alunos com algumas ferramentas digitais tenham dificultado o desenvolvimento de algumas pesquisas, o gênero fanfic foi apontado pelos professores-pesquisadores como recurso pedagógico potencializador do aprimoramento da leitura e escrita, bem como do aperfeiçoamento do letramento digital.
Abstract: Through the advent of the internet, reading and writing forms have emerge, that demand new skills from the text producer in interaction situations’ with other people. Mainly, the teenagers, when they are out of school, they make a constant use of digital media with great ease to meet their goals, interacting through the social networks, accessing websites looking for fun, new knowledges and other types of activities, participating in games and creating Website Publishing Material, such as videos, photos, comments and other things. The school, in it turn, has been the main official place for the reading and writing teaching, it has been responsible for developing pedagogical practices that help students' sociolinguistic development, providing them with conditions to become proficient readers and text producers in several literacy’s fields. Among the textual genres suggested by the National Common Curricular Base (BNCC) to bring the student closer to forms of communication generated by technological advances, is The Fanfiction, that is a fictional narrative produced in virtual spaces, starting from certain works of fiction whose fans become the authors of fanfictions, thus configuring a new way of reading, writing and interacting in the virtual environment. In this context, this study aims to systematize, in an integrative literature review, the contributions of the activity from the fanfics’ productions in the school context to improve the students’ reading and writing, giving rise a qualitative approach of the data. The research corpus consists of master's thesis developed in the post- graduate programs inside the Letters / Portuguese area, at the master's level, with a focus on the elementary school teachers’ practices. These studies are available at the CAPES digital bank of theses and dissertation and at the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Theoretically, this research is anchored, among others, in the Bakhtin’s sociointeractionist theory of language, text and genres from (2003), Marcuschi (2008), Bronckart (1999), Schneuwly and Dolz (2004). In the Rojo’s (2012) and Soares’ concepts (2002) about literacy and the digital literacy and on the Cosson’s (2016), Koch and Elias’ (2010) reading’s concepts. As theoretical support for developing an integrative Literature review, Mendes et al. (2008), Botelho et al. (2011), Gomes (2002) and Bardin (1977) were also consulted. The analyzes showed that the pedagogical use of fanfics had repercussions in two axes: one in texts production of and other in reading literary In all interventions, it was used activities that encourage the interaction and collaboration between students, transforming the practice of producing texts into a real communication situation. transforming the texts producing practice into a real communication situation. Although the physical structure of some schools and the lack of ability of students with some digital tools have hindered the development of some research, the fanfic genre was pointed out by the researcher teachers as a pedagogical resource that enhances the improvement of reading and writing, as well the digital literacy improvement
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Fanfiction
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: Almeida, Maria. Experiências pedagógicas com leitura e escrita de fanfics no ensino fundamental: Uma revisão integrativa. 2020. 140 p. Dissertação(Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí,Teresina, 2020.
Tipo de acesso: O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/527
Data de defesa: 30-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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