Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/546
Tipo do documento: Dissertação
Título: A lógica matemática e os diagramas de Venn subsidiando uma abordagem para a resolução de problemas envolvendo operações com conjuntos no ensino médio
Primeiro orientador: Soares Junior, Pedro Antônio
Resumo: Neste trabalho, estudamos algumas técnicas de resolução de problemas que envolvem operações com conjuntos, uma abordagem subsidiada pelos princípios da Lógica Matemática. Apresentamos um método que pode contribuir para apropriação dessa temática, com foco na resolução de problemas que envolvem operações com conjuntos no contexto do ensino médio. Realizamos uma pesquisa bibliográfica do tipo qualita-tiva, com revisão da literatura, em que associamos algumas técnicas de resolução de problemas a um algoritmo baseado nas ferramentas de Lógica Matemática e diagramas de Venn, com explorações de problemas adequados para as turmas do ensino médio.
Abstract: In this work, we study some problem-solving techniques that involve operations with sets, an approach supported by the principles of Mathematical Logic. We present a method that can contribute to the appropriation of this theme, focusing on solving problems involving operations with sets in the context of high school. We carried out a qualitative bibliographical research, with a literature review, in which we associated some problem-solving techniques with an algorithm based on Mathematical Logic tools and Venn diagrams, with explorations of problems suitable for high school classes.
Palavras-chave: Educação matemática
Lógica matemática
Operações com conjuntos
Diagramas de Venn
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: ALMENDRA, Luiz Eduardo de Sousa. A lógica matemática e os diagramas de Venn subsidiando uma abordagem para a resolução de problemas envolvendo operações com conjuntos no ensino médio. 2020. 91 p. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/546
Data de defesa: 2-Nov-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática
Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.