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dc.creatorDeus Júnior, Pedro Coelho de-
dc.contributor.advisor1Bezerra Filho, Feliciano José-
dc.date.accessioned2016-10-21T15:34:31Z-
dc.date.issued2013-07-24-
dc.identifier.citationDEUS JÚNIOR, Pedro Coelho de. Poéticas das imagens: traços singularizadores da linguagem cinematográfica de Vale Abraão de Manoel de Oliveira. 2013. 96 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/55-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é mostrar as singularidades da linguagem cinematográfica de Vale Abraão que caracterizam o trabalho artístico do cineasta Manoel de Oliveira, notável na composição geral da obra e na semiose que há entre a literatura e o cinema e suas respectivas singularidades. Observa, nas inferências literárias de cunho filosófico, na construção do enredo, dos personagens e, sobretudo, da complexa figura da protagonista, a materialidade do texto e do contexto da transcriação fílmica, presentes nas afinidades existentes entre o cineasta Manoel de Oliveira e a escritora Agustina Bessa Luís. Analisa a riqueza dos detalhes cênicos, dos diálogos entre personagens, da presença constante do narrador, da temática musical do filme, da objetividade da câmera, da figura estereotipada da personagem e das referências míticas e literárias que compõem o filme, demonstradas no imobilismo da câmera e na presença do narrador, que caracteriza a objetividade poética do cineasta, em que as ressignificações da protagonista são percebidas no discurso do Outro, e, na repetição do tema musical, que dá significação e sentido para a obra fílmica, que se revela a mis-en-cadre, através de uma personagem que está além do próprio gênero, figura mítica denotada através do seu estereótipo e de sua androginia, com traços singularizadores da linguagem fílmica de Manoel de Oliveira. Embasado em estudos recentes sobre as obras e aqueles já realizados por teóricos que contemplam a literatura e a interseção da literatura com o cinema e do cinema como narrativa que subsidiam este estudo, tais como: David Bordwell, Francis Vanoye, Christian Metz, Robert Stam, Antonio Candido, Tânia Carvalhal, dentre outros.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to show the cinematographic language singularities of Abraham Valley that characterize the artistic work of filmmaker Manoel Oliveira, notable in the overall composition of the work and the semiosis that exists between literature and cinema and its respective singularities. It observes, in the literary inferences of philosophical imprint, in the building of the plot, of the characters, and especially of the complex figure of the main character, the text materiality and context of the movie transcription, that are present in the existing affinities between filmmaker Manoel de Oliveira and writer Agustina Bessa Luís. It analyzes the richness of the scenic details, the dialogues between characters, the constant presence of the narrator, the musical thematic of the film, the camera objectivity, the stereotyped figure of the character and the mythic and literary references that compose the film, demonstrated in the stillness of the camera and the presence of the narrator, that characterizes the poetic objectivity of the filmmaker in which the main character definitions made again are perceived in the discourse of the Other, and, in the musical theme repetition, which gives meaning and sense to the movie work, which reveals a mis-en-cadre, through a character that is beyond its own genre, mythic figure denoted through its stereotype and its androgynous, with singularized traces of Manoel de Oliveira´s movie language. Using as basis, recent studies about the works of those already made by theorists that contemplate the insertion of the literature with film and the cinema as narrative that subside this study, such as David Bordwell, Francis Vanoye, Christian Metz, Robert Stam, Antonio Candido, Tânia Carvalhal, among others.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2016-10-21T15:34:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) POÉTICA DAS IMAGENS_ TRAÇOS SINGULARIZADORES DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA DE VALE ABRAÃO, DE MANOEL DE OLIVEIRA.pdf: 1907168 bytes, checksum: ee4cf347f03bbbd85a7d8463e25312d2 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.uriO autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.-
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectInterpretantepor
dc.subjectPersonagempor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titlePoéticas das imagens: traços singularizadores da linguagem cinematográfica de Vale Abraão de Manoel de Oliveirapor
dc.title.alternativePoetical images: singularizadores features of film language Valley Abraham Manoel de Oliveiraeng
dc.typeDissertaçãopor
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