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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTorres, Alfredo Werney Lima-
dc.contributor.advisor1Bezerra Filho, Feliciano José-
dc.date.accessioned2016-10-21T15:56:34Z-
dc.date.issued2013-07-17-
dc.identifier.citationTORRES, Alfredo Werney Lima. A relação entre música e palavra: uma análise das canções de Chico Buarque e Tom Jobim. 2013. 123 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/57-
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva estudar as relações entre palavra e música na canção popular brasileira. Para tanto, escolhemos a obra de Chico Buarque e Tom Jobim, dois importantes compositores da história da música popular brasileira, por terem dilatado as possibilidades de articulações entre o sistema de signos verbal e o musical. Das canções compostas em parceria por eles, selecionamos três (“Retrato em branco e preto”, “Imagina” e “Sabia”), pelo fato de que nelas a relação entre letra e melodia mostrou-se de forma mais patente. Tomamos como base os estudos de melopoética de Solange Ribeiro de Oliveira e, principalmente, a semiótica da canção, teoria erigida pelo músico e professor Luiz Tatit. Estas teorias nos permitiram compreender a construção de sentido do discurso dos dois cancionistas de forma mais coesa e abrangente. Isto porque, em nossa análise, contemplamos tanto os elementos linguísticos quantos os musicais, pois entendemos que a leitura de um texto de uma canção fora da sua estrutura musical pode gerar efeitos de sentido diferentes de quando a ouvimos com todos os seus componentes. A partir da audição analítica das canções selecionadas e da pesquisa bibliográfica, pudemos perceber que as composições de Chico Buarque e Tom Jobim se pautam por uma rigorosa articulação entre palavra e música, o que gera uma organicidade estética, um resultado estilístico homogêneo. Além disso, trata-se de composições que dialogam intensamente com a moderna literatura brasileira, mormente no que concerne ao uso de coloquialismos e prosaísmos, à busca de uma simplicidade, à utilização de uma linguagem mais concisa e visual e a inserção da ironia e da paródia.por
dc.description.abstractThis work aims at studying the relations undertaken between word and music in Brazilian popular song. Therefore, we chose the works of Tom Jobim and Chico Buarque , two fundamental composers in the history of MPB ( Brazilian Popular Music), for having expanded the possibilities of articulation between the system of verbal and musical signs. Out of all the songs they composed we selected three (“Retrato em Branco e Preto”, "Imagina" and "Sabiá"), by the fact that in them the relation between lyrics and melody proved more patent. We have taken as basis the studies of Solange Ribeiro de Oliveira on melopoetics, and especially the semiotic of the song , theory raised by the musician and professor Luiz Tatit. The theories used allowed us to understand the meaning construction of the speech of the two composers more cohesive and comprehensive. This is because, in our analysis, we contemplate both the linguistic and musical elements, we understand that reading a text of a song out of its musical structure may generate effects of meaning different from when we listen to it with all its components. From the analytical hearing of the selected songs and bibliographical research, we realized that the work of Tom Jobim and Chico Buarque is guided by a strict connection between word and music, which generates an aesthetic organicity, a homogeneous stylistic result. Furthermore, they are compositions which dialogue intensely with the modern Brazilian literature, especially with regard to the use of colloquialisms and prosaisms, the search for simplicity, the use of a more concise and visual language and the insertion of irony and parody.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2016-10-21T15:56:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação - pronta 08 - com termo e ficha.pdf: 2613692 bytes, checksum: 7933a8ef833767b7ffad2fad7e701e96 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCanção Popularpor
dc.subjectMelopoéticapor
dc.subjectSemiótica da Cançãopor
dc.subjectChico Buarquepor
dc.subjectTom Jobimpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleA relação entre música e palavra: uma análise das canções de Chico Buarque e Tom Jobimpor
dc.title.alternativeThe relationship between music and words: an analysis of songs by Chico Buarque and Tom Jobimeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

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