Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/58
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Elimar Barbosa de-
dc.contributor.advisor1Torres, José Wanderson Lima-
dc.date.accessioned2016-10-24T15:02:38Z-
dc.date.issued2016-03-28-
dc.identifier.citationBARROS, Elimar Barbosa de. Mímesis em Malhadinha, José Expedito Rêgo: representação irônica de um sistema social em decadência. 2016. 169 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/58-
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe uma análise do romance Malhadinha (1990), de José Expedito Rêgo, a partir da teoria mimética reelaborada por Luiz Costa Lima. Prioriza-se, neste empenho, as reflexões sobre mímesis da representação, para demonstrar como o romance apropria-se de um universo grandioso de semelhanças, em face de seu referente externo, sem deixar, por isso, de imprimir o vetor diferença fundamental na mímesis enquanto fenômeno artístico. A hipótese levantada é a de que a diferença assinalada pela obra está ligada à temática central que, a partir da mímesis, constitui-se como representação irônica de um sistema social em decadência. Nessa perspectiva, este trabalho, além de um capítulo introdutório, desenvolve-se mediante discussões propostas em três eixos principais: um primeiro capítulo basicamente teórico sobre concepções de mímesis, desde a noção clássica de imitatio até sua compreensão como um jogo de semelhanças e diferenças; e dois capítulos analíticos nos quais se investiga a obra à luz da teoria abordada no momento anterior da pesquisa, dialogando com outros postulados teóricos que contribuem para o esclarecimento da hipótese. Assim, no segundo capítulo discute-se a representação do patriarcalismo no romance Malhadinha; e no terceiro, investigam-se, pelo diálogo entre ironia e mímesis, traços de decadência presentes no romance em análise e identificáveis nas descrições, bem como no entrecruzamento de vozes pelo discurso do narrador e das personagens. Para alcançar os objetivos propostos, este estudo tem como ancoragem teórica fundamental a concepção de mímesis revitalizada por Costa Lima (2003, 2014); e fundamenta-se também nas contribuições, dentre outras, de Bakhtin (2010, 2015) e Friedman (2002) sobre aspectos do romance; de Bourdieu (2014) e Saffioti (2004) acerca do patriarcalismo; e de Brait (2008) sobre ironia. Como resultado dessa investigação, conclui-se que o romance Malhadinha, articulando semelhança com diferença, ou seja, transformando o material histórico em ficção, desponta como produto artisticamente mimético que empresta ao mundo um jeito diferente de olhar para um momento histórico do passado, a partir do horizonte de semelhanças do presente.por
dc.description.abstractThis study proposes an analysis about the romance Malhadinha (1990), by José Expedito Rego, based on the mimetic theory reworked by Luiz Costa Lima. It prioritizes, in this commitment the reflections on the mimesis representation _, to demonstrate how the romance appropriates a grandiose universe of similarities in the face of its external referent without leaving thus printing the vector fundamental difference in mimesis as an artistic phenomenon. The hypothesis is that the difference marked by the work is linked to the central theme that starting from mimesis, is constituted as ironic representation of a social system in decay. From this perspective, this work, in addition to an introductory chapter, is developed through discussions proposed on three main pillars: a first basically theoretical chapter about mimesis concepts from the classical notion of imitatio to his understanding as a game of similarities and differences; and two analytical chapters in which its investigates the work in the light of the theory discussed in the previous moment of research, dialoguing with other theoretical postulates that contribute to clarifying the case. Thus, in the second chapter we discuss the representation of patriarchy in Romance Malhadinha; and third, we investigate by dialogue between irony and mimesis, decay traits present in the romance in question and identifiable on the descriptions as well as the interchange of voices by the narrator's speech and characters. To reach the proposed objectives, this study has the fundamental theoretical anchoring in the concept of mimesis revitalized by Costa Lima (2003, 2014); and also based on the contributions, among others, Bakhtin (2010, 2015) and Friedman (2002) on aspects about the romance; Bourdieu (2014) and Saffioti (2004) about the patriarchy; and Brait (2008) on irony. As a result of this investigation, it is concluded the romance Malhadinha, articulating resemblance with difference, in other words , turning the historical material in fiction, emerging as artistically mimetic product that lends the world a different way of looking at a historic moment of the past, from the similarities of this horizon.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2016-10-24T15:02:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MÍMESIS EM MALHADINHA, DE JOSÉ EXPEDITO RÊGO.pdf: 1696359 bytes, checksum: e699a9100b87f6274fde7f4bd12ca56a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-24T15:02:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MÍMESIS EM MALHADINHA, DE JOSÉ EXPEDITO RÊGO.pdf: 1696359 bytes, checksum: e699a9100b87f6274fde7f4bd12ca56a (MD5) Previous issue date: 2016-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMalhadinhapor
dc.subjectExpedito Rêgopor
dc.subjectMímesispor
dc.subjectIroniapor
dc.subjectDecadênciapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleMímesis em Malhadinha, José Expedito Rêgo: representação irônica de um sistema social em decadênciapor
dc.title.alternativeMimesis at Malhadinha Jose Expedito Rêgo: ionic representation of a social system in decayeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo1,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons