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Tipo do documento: Dissertação
Título: A sala de aula invertida como possibilidade de apropriação conceitual da função polinomial do 1° grau no 9°ano: Uma proposta para as escolas municipais de Teresina
Autor: Bezerra, Gustavo Guimarães
Primeiro orientador: Júnior Soares, Pedro
Resumo: A busca por metodologias alternativas de ensino surge como uma possibilidade para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e atrativo, esses novos métodos vem sendo pesquisados e empregados por vários docentes. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a metodologia de Sala de Aula Invertida como possibilidade de apropriação conceitual da Função Polinomial do 1° Grau no 9°ano - uma proposta para escolas municipais de Teresina-PI. A pesquisa tem caráter qualitativa descritiva, realizada através de uma revisão sistemática de dissertações que abordassem a metodologia da Sala de Aula Invertida na educação Matemática. Em todas as dissertações foi possível constatar os benefícios proporcionado pela aplicação dessa metodologia. Os autores apontaram como obstáculos o fator do tempo disponibilizado e a infraestrutura necessária, essa última sendo contornada por adaptações, para que todos tivessem acesso ao conteúdo. Através das análises realizadas nas pesquisas que tratavam da Sala de Aula Invertida, foi observado que a implementação da metodologia é viável nas escolas Municipais de Teresina-PI, como um poderoso aliado para o ensino da habilidade da Função Polinomial do 1° Grau no 9° ano dessas Escolas.
Abstract: The search for alternative teaching methodologies emerges as a possibility to make the learning process more dynamic and attractive, these new methods have been resear- ched and employed by several teachers. This research aims to present the inverted classroom methodology as a possibility of conceptual appropriation of the First degree polynomials in the 9th grade - a proposal for municipal schools of Teresina-PI. The research has descriptive qualitative character, carried out through a systematic review of dissertations that addressed the methodology of the Inverted Classroom in Mathe- matics education. In all dissertations it was possible to verify the benets provided by the application of this methodology. The authors pointed out as obstacles the factor of the time available and the necessary infrastructure, the latter being circumvented by adaptations, so that everyone had access to the content. Through the analyses carried out in the researches that dealt with the Inverted Classroom, it was observed that the implementation of the methodology is feasible in the Municipal schools of Teresina-PI, as a powerful ally for teaching of the ability of the First degree polynomials in the 9th grade of these Schools.
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Sala de aula invertida
Função Polinomial do 1° Grau
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: BEZERRA, Gustavo. A sala de aula invertida como possibilidade de apropriação conceitual da função polinomial do 1° grau no 9°ano: Uma proposta para as escolas municipais de Teresina. 2020. 66 p. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/621
Data de defesa: 2-Nov-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática
Mestrado Profissional em Matemática

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