Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/626
Tipo do documento: Dissertação
Título: A matemática no contexto virtual: estratégias para o aprendizado de sistemas lineares por meio do Programa GeoGebra
Autor: Antonielton, Fontenele
Primeiro orientador: Brito, Arnaldo
Resumo: Esta pesquisa analisa a aplicabilidade do programa GeoGebra para o ensino da Matemática, especialmente no conteúdo de sistemas lineares no ensino médio, considerando o que preceitua a BNCC, o contexto de pandemia instaurado pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a praticidade do programa para a resolução das atividades propostas pelos educadores aos educandos. Além do exposto, o trabalho apresenta uma sugestão de proposta didática a ser aplicada em sala de aula com alunos do 2º ano do ensino médio. Quanto à metodologia, esta pesquisa é classificada como bibliográfica, tendo em vista que o atual contexto de pandemia foi um entrave para a pesquisa-ação, que era a proposta inicial desta pesquisa acadêmica.
Abstract: This research analyzes the applicability of the GeoGebra program for the teaching of Mathematics, especially the content of linear systems in high school, considering what the BNCC precepts, the pandemic context created by the new coronavirus (SARS-CoV- 2) and the practicality of the program for the resolution of the activities proposed by the educators to learners. In addition to the above, the work presents a suggestion for a didactic proposal to be applied in the classroom, with students from the 2nd year of high school. As for the methodology, this research is classified as bibliographical, considering that the current context of the pandemic was an obstacle for action research, which was the initial proposal of this academic research.
Palavras-chave: GeoGebra
Ensino Médio
Sistemas Lineares
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: Antonielton, Fontenele. A matemática no contexto virtual: estratégias para o aprendizado de sistemas lineares por meio do Programa GeoGebra. 2021. 75 p. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021.
Tipo de acesso: O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/626
Data de defesa: 20-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.