Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/636
Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação Financeira no currículo: Uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental.
Autor: Machado, Maria
Primeiro orientador: Meneses, Anderson
Resumo: Este trabalho teve como objeto de estudo o ensino da Educação Financeira no Currículo do livro didático (PNLD 2020-2023, Programa Nacional do Livro Didático), nos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi analisar os conteúdos financeiros e sua abordagem nos livros didáticos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Especificamente, buscamos: caracterizar a abordagem da Educação Financeira nos livros didáticos; verificar se os conteúdos estavam coerentes com a proposta da BNCC – Base Nacional Curricular Comum; e propor caminhos para contextualizar a Educação Financeira em livros didáticos. O trabalho possui uma abordagem qualitativa, de cunho documental, realizada com base na análise de livros didáticos selecionados. A pesquisa se fundamenta, dentre outros, nos estudos de Lima e De Sá (2010), Gonçalves; Campano; Moreira, (2021), Estratégia Nacional Financeira – ENEF (2010), Souza (2017), Machado (2022). O trabalho mostrou o quanto o livro didático é importante e o papel fundamental do professor na construção do conhecimento e a necessidade de inserir a Educação Financeira de forma proveitosa desde a infância, trabalhando mudança de hábitos, organização e gestão financeira, oportunizando uma vida econômica mais saudável para o futuro.
Abstract: This work had as object of study the teaching of Financial Education in the Didatic Book Curriculum (PNLD 2020-2023, National Didatic Book Program), in the last years of Elementary School. The general objective was to analyze the financial contents and their approach in didatic book from the 6th to the 9th grade of Elementary School. Specifically, we search for: characterize the Financial Education approach in didatic books; verify if the contents were coherent with the proposal of the BNCC – National Common Curriculum Base; and propose ways to contextualize Financial Education in didatic books. The study has a qualitative and documental approach, accomplished based on the analysis of selected didatic books. The research is based, among others, on studies by Lima and De Sá (2010), Gonçalves; Campano; Moreira, (2021), National Financial Strategy – ENEF (2010), Souza (2017), Machado (2022). The study has displayed how important the didatic book is important and the fundamental role of the teacher in the construction of knowledge and the necessity to insert the Financial Education in a useful way since childhood, working on changing habits, organization and financial management, providing opportunities for a more economic life healthy for the future.
Palavras-chave: Livro Didático
Educação Financeira
Ensino Fundamental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: Machado, Maria. A educação Financeira no currículo: Uma análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental.2023. 68 f. Dissertação(Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/636
Data de defesa: 2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.