Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/638
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os impactos do ensino remoto sobre a aprendizagem matemática
Autor: Brandão, Andressa Kelly Coutinho
Primeiro orientador: Brandão, Lilane de Araújo Mendes
Resumo: A pandemia trouxe uma nova perspectiva para se ensinar e aprender matemática e diante disso, buscou-se responder o seguinte problema de pesquisa: quais os impactos do ensino remoto na aprendizagem matemática dos alunos nos anos finais do Ensino Fundamental? E para responder esse questionamento temos como objetivo analisar os impactos do ensino remoto na aprendizagem matemática dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A natureza do estudo se caracteriza por uma pesquisa de abordagem quantitativa. Para esta, aplicou-se questionários diretamente com os participantes, professores que lecionam em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de para reunir as informações para analisar os impactos do ensino remoto na aprendizagem matemática de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados dessa pesquisa foram coletados em uma escola da rede municipal da cidade de Teresina- PI e foram analisados, a partir da perspectiva de Bardin (2006) sobre análise de conteúdo. Assim, tem-se que compreender criticamente os resultados dos questionários realizados pelos sujeitos dessa pesquisa, além de analisar todas as significações expressas por eles. Como resultados observa-se que os métodos mais utilizados são as atividades que envolvem a interação dos alunos, tanto no ensino remoto, como no ensino presencial é algo que se torna eficaz para a aprendizagem dos alunos. Quando esses estão mais envolvidos no processo de aprendizagem se tornam mais autônomos nesse processo, executando as atividades com mais envolvimento e interesse. A cooperação desses alunos também é de grande importância para o ensino. Por fim, verificou-se que o ensino remoto trouxe diversos impactos como alunos mais ansiosos e com dificuldade para administrar novos conteúdos. Porém, é notória a luta diária dos professores para melhorarem a realidade da educação nesse período pós-pandemia.
Abstract: The pandemic brought a new perspective to teach and learn mathematics and given this, we seek to answer the following research problem: what are the impacts of remote teaching on students' mathematical learning in the final years of elementary school? And to answer this question we aim to analyze the impacts of remote teaching on the mathematical learning of students in the final years of elementary school. The nature of the research is characterized by a quantitative research approach. In this research questionnaires were applied directly to the subjects to gather information. The data of this research were collected in a school of the municipal network of the city of Teresina-PI, with teachers who teach in classes of the This study aimed to analyze the impacts of remote teaching on the mathematical learning of students in the final years of elementary school. The content analysis will be the procedure used in this work, because we will have to critically understand the results of the questionnaires performed by the subjects of this project, and analyze all the meanings expressed by them. As results it is observed that the most used methods are the activities that involve the interaction of students. Both in remote teaching and in face-to-face teaching is something that becomes effective for student learning. When these are more involved in the learning process become more autonomous in this process, performing the activities with more involvement and interest. The cooperation of these students is also of great importance for teaching. Finally, it was found that remote education brought several impacts as students more anxious and difficult to manage new content. However, the daily struggle of teachers to improve the reality of education in this post-pandemic period is notorious.
Palavras-chave: Matemática
Ensino Remoto
Pandemia
Impactos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: Brandão, Andressa Kelly Coutinho. Os impactos do ensino remoto sobre a aprendizagem matemática. 2024. 63f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/638
Data de defesa: 24-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.