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Tipo do documento: Dissertação
Título: Jogos em aulas de matemática no ensino médio como forma de implementação do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA)
Autor: Santos, Marcelo Carvalho dos
Primeiro orientador: Sousa, Valdirene Gomes de
Resumo: Este estudo objetiva analisar, no contexto das aulas de Matemática do Ensino Médio, o uso do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como estratégia de inclusão escolar envolvendo alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Especificamente, foram elencados três objetivos, a saber: a) Identificar conhecimentos prévios e habilidades matemáticas apresentados por alunos de uma turma do Ensino Médio; b) Implementar, nas aulas de matemática do Ensino Médio, estratégias de ensino que atendam aos princípios do DUA como possibilidade de promoção da inclusão escolar; c) Avaliar as estratégias do DUA implementadas nas aulas de Matemática como possibilidade para inclusão escolar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, de abordagem quanti-qualitativa, do tipo pesquisa-ação, em uma escola pública de nível médio, no estado do Maranhão. Participaram do estudo dois professores (o professor de Matemática da turma e a professora do Atendimento Educacional Especializado da escola), e os alunos de uma turma de 1° ano do Ensino Médio matutino, dentre os quais uma aluna do PAEE. Para a produção dos dados, foram utilizados como instrumentos o questionário e exercícios (pré-teste e pós-teste) envolvendo os conteúdos básicos de conjuntos numéricos. Como resultado da pesquisa os principais resultados apontam para a constatação que a turma de forma majoritária se envolveu no desenvolvimento do projeto, demonstrando na prática princípios defendidos pela proposta do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Além disso, o estudo demonstrou ainda que os alunos, apesar das dificuldades de compreensão dos conteúdos relacionados, se sentiram desafiados no próprio processo de aprendizagem. Com isso, se faz necessário que o professor reavalie as estratégias de ensino, como diferencial na formação dos conhecimentos matemáticos. Para tanto, poderá utilizar-se de estratégias de ensino, pautadas no DUA, com vistas à inclusão de modo a aprimorar o seu processo de ensino, visando a aprendizagem e o pleno desenvolvimento de todos os alunos, inclusive do PAEE.
Abstract: This study aims to analyze, in the context of High School Mathematics classes, the use of Universal Design for Learning (UDT) as strategy of school inclusion involving students Target Audience for Special Education (PAEE). Specifically, three goals were listed, namely: a) Identify the previous knowledge and mathematical skills presented by students in a high school class; b) To implement, in high school mathematics classes, teaching strategies that meet the principles of UAD as a possibility to promote school inclusion; c) Evaluate the strategies implemented in mathematics classes as a possibility for school inclusion. To do so, we conducted a quanti-qualitative field research, of the research-action type, in a public high school in the state of Maranhão. Two teachers took part in the study (the Mathematics teacher of the class and the teacher of the school's Specialized Educational Service), and the students of a first year high school class in the morning, among which a PAEE student. For data production, the survey and exercises (pre-test and post-test) involving the basic contents of number sets were used as instruments. As result of the research, the main results point to the finding that the majority of the class got involved in the development of the Project, demonstrating in practice the principles advocated by the Universal Design for Learning (UDL) proposal. Furthermore, the study also demonstrated that the students, despite the difficulties of understanding the related contents, felt chellenged in the own learning proccess. Therewith, it is necessary for the teacher to reevaluate the teaching strategies, as a differential in the formation of the mathematical knowledge. To this end, it can use teaching strategies based on the UAD, in order to the inclusion in a way to improve his own teaching proccess, aiming at the learning and full development of all students, including the PAEE.
Palavras-chave: Educação Especial
Ensino da matemática
Ensino Médio
Desenho Universal para Aprendizagem;
Educação Inclusiva
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: SANTOS, Marcelo Carvalho dos. Jogos em aulas de matemática no ensino médio como forma de implementação do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). 2023. 117 f. Dissertação(Programa de Mestrado Profissional em Matemática) -Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/639
Data de defesa: 7-Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

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