Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/711
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sequência didática utilizada na resolução de problemas matemáticos
Autor: Sousa, Welton Pereira de
Primeiro orientador: Soares Júnior, Pedro Antônio
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de propor uma sequência didática com algumas estratégias a fim de que o professor de matemática do 2º ano do Ensino Médio possa utilizá-la para estruturar uma sequência didática com potencialidades de serem solucionadas e estudadas por alunos com dificuldades em matemática. Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa realizada com alunos de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio. Os exercícios matemáticos e a resolução de problemas como metodologia de ensino têm um espaço significativo no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Porém, não poucas vezes, perdem força quando os problemas resolvidos e propostos para os alunos não têm uma sequência adequada, principalmente para aqueles que estão iniciando em algum tópico ou que possuem dificuldades nessa área do conhecimento. Através de um estudo de caso, foi realizado um levantamento das principais características que geravam indiferença dos alunos em relação as atividades propostas e com base nesses resultados, algumas intervenções foram feitas de modo a aperfeiçoar a sequência didática apresentada neste trabalho. Obtivemos uma mudança relevante da atitude dos alunos diante da nova sequência didática proposta, o que confirmou nossas suspeitas iniciais.
Abstract: The present work aims to propose a didactic sequence with some strategies so that the 2nd year of high school mathematics teacher can use it to structure lists of exercises with the potential to be solved and studied by students with difficulties in mathematics. . Through a research with a qualitative and quantitative approach carried out with students from two classes of the 2nd year of high school. Mathematical exercises and problem solving as a teaching methodology have a significant space in the process of teaching and learning mathematics. However, not infrequently, they lose strength when the problems solved and proposed to students do not have an adequate sequence, especially for those who are starting in some topic or who have difficulties in this area of knowledge. Through a case study, a survey of the main characteristics that generated students’ indifference in relation to the proposed activities was carried out and based on these results, some interventions were made in order to improve the didactic sequence presented in this work. We obtained a relevant change in the students’ attitude towards the proposed new didactic sequence, which confirmed our initial suspicions.
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Atividades Estruturadas
Resolução de Problemas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: Sousa, Welton Pereira de. Sequência didática utilizada na resolução de problemas matemáticos. 2023. 85f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/711
Data de defesa: Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.