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Tipo do documento: Dissertação
Título: Necessidades formativas de professores de matemática na educação superior : ênfase no contexto da inclusão de aluno com deficiência visual
Autor: Lopes, Jerlane Farias Caldas
Primeiro orientador: Sousa, Valdirene Gomes de
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar, no contexto da Educação Superior, as necessidades formativas de professores de Matemática para inclusão de aluno com deficiência visual. Fundamentou-se no método dialético, com base em Afanasiev (1968). A base teórica para as discussões teve como pilar, dentre outros, Rodrigues e Esteves (1993), Bandeira (2014; 2021), que falam sobre necessidades formativas, Rosa e Fontes (2022), Scorneck e Sforni (2021), ambas apoiadas em Davídov (1988), que versam sobre a organização do ensino de matemática. Sobre a inclusão de alunos com deficiência, o estudo teve base em, dentre outros, Vigotski (1997, 2021) e Ropoli (2010). Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Participaram do trabalho dois professores, o partícipe-colaborador, o qual atua com alunos com deficiência visual, e a partícipe-pesquisadora, a qual tem o campus como ambiente de atuação profissional. Para a apreensão dos dados, foram utilizados a entrevista semiestruturada e a observação colaborativa, que acontece em três etapas: a pré-observação, a observação e a pós-observação. Com a análise dos dados apreendidos foi possível compreender que o professor de Matemática tem diversas necessidades formativas que são identificadas em seu processo formativo, quando referem-se à sua atuação com o público-alvo da Educação Especial, especificamente com deficiência visual. Além disso, entende-se que o professor precisa avaliar e reavaliar constantemente sua prática pedagógica, para que o modo de organização do ensino esteja fundamentado em uma base teórica consistente.
Abstract: This study aimed to analyze, in the context of Higher Education, the training needs of Mathematics teachers for the inclusion of students with visual impairments. It was based on the dialectical method, based on Afanasiev (1968). The theoretical basis for the discussions was based on, among others, Rodrigues and Esteves (1993), Bandeira (2014; 2021), who talk about training needs, Rosa and Fontes (2022), Scorneck and Sforni (2021), both supported by Davídov (1988), which deal with the organization of mathematics teaching. Regarding the inclusion of students with disabilities, the study was based on, among others, Vigotski (1997, 2021) and Ropoli (2010). To this end, field research was carried out, with a qualitative approach, on a campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão. Two teachers participated in the work, the participant-collaborator, who works with students with visual impairments, and the participant-researcher, who uses the campus as an environment for her professional work. To capture the data, semi-structured interviews and collaborative observation were used, which takes place in three stages: pre-observation, observation and post-observation. With the analysis of the data collected, it was possible to understand that Mathematics teachers have several training needs that are identified in their training process, when referring to their work with the target audience of Special Education, specifically those with visual impairment. Furthermore, it is understood that the teacher needs to constantly evaluate and reevaluate their pedagogical practice, so that the way in which teaching is organized is based on a consistent theoretical basis.
Palavras-chave: Necessidades Formativas
Matemática
Organização do Ensino
Inclusão
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: Lopes, Jerlane Farias Caldas. Necessidades formativas de professores de matemática na educação superior : ênfase no contexto da inclusão de aluno com deficiência visual. 2023. 73f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/715
Data de defesa: 29-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

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