Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/716
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas de escrita no ensino e na aprendizagem da matemática financeira
Autor: Monte, Edvaldo Leandro Lima
Primeiro orientador: Soares Júnior, Pedro Antônio
Resumo: O foco desta pesquisa é analisar as potencialidades da escrita no processo de ensino e aprendizagem da matemática financeira no Ensino Médio. Para a realização deste estudo, decidimos recorrer aos estudos de Nacarato (2011, 2013) e Powell (2001), que refletem sobre o uso da escrita no processo de ensino e aprendizagem da matemática, bem como seguimos os princípios da análise de conteúdo propostos por Bardin (1977). Os dados da nossa pesquisa foram produzidos a partir da aplicação de uma sequência de atividades em que buscamos associar o ensino da matemática financeira ao uso de registros escritos, em uma turma da terceira série do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual do Ceará, na cidade de Tianguá. Verificamos que a escrita matemática é um canal de interação entre professor e aluno, visto que, ao descrever o passo a passo da resolução das questões, por exemplo, o aluno revisa o conteúdo, favorecendo assim uma melhor compreensão, bem como revela, por meio da escrita, suas aprendizagens e dúvidas, possibilitando que o professor planeje suas intervenções didáticas. Percebemos que a sequência de atividades propostas possibilita uma aprendizagem significativa da matemática financeira, visto que contempla situações reais de uso da porcentagem, juros simples e compostos, assim como favorece a formação de educandos críticos e reflexivos, com capacidade de expressão e argumentação na resolução dos problemas matemáticos.
Abstract: The focus of this research is to analyze the potential of writing in the teaching and learning process of nancial mathematics in high school. To carry out this study, we decided to resort to studies by Nacarato (2011, 2013) and Powel (2001), which re ect on the use of writing in the process of teaching and learning mathematics, as well as following the principles of content analysis proposed by Bardin (1977). Our research data were produced from the application of a sequence of activities in which we sought to associate the teaching of nancial mathematics with the use of written records, in a third-grade high school class at a school in the State Public Network of Ceará in city of Tianguá. We veri ed that mathematical writing is a channel of interaction between teacher and student, since by describing the step-by-step resolution of questions, for example, the student reviews the content, thus favoring better understanding, as well as revealing, through writing, their learning and doubts, enabling the teacher to plan their teaching interventions. We realized that the proposed sequence of activities enables signi cant learning of nancial mathematics, as it includes real situations of using percentage, simple and compound interest, as well as favoring the formation of critical and re ective students, with the ability to express and argue in resolving issues. mathematical problems.
Palavras-chave: Escrita no Ensino da Matemática
Matemática Financeira
Ensino Médio
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: Monte, Edvaldo Leandro Lima. Práticas de escrita no ensino e na aprendizagem da matemática financeira. 2024. 83f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.
Tipo de acesso: O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/716
Data de defesa: 9-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.