Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/71
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFurtado, Carlos César Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Brito, Stela Maria Viana Lima-
dc.date.accessioned2016-11-01T14:22:17Z-
dc.date.issued2015-08-17-
dc.identifier.citationFURTADO, Carlos César Gonçalves. O texto poético na sala de aula: uma proposta de leitura com alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2015. 145 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/71-
dc.description.resumoO texto poético, seguramente, não tem tido o lugar que merece no ensino de língua portuguesa, uma vez que se faz pouco presente em sala de aula e quando isso ocorre, é explorado de maneira geralmente ineficaz, sendo restrito à análise linguística e pouco explorado em seus elementos semânticos e estéticos. A arte poética desempenha nas sociedades humanas um papel essencial, seu caráter de universalidade e sua linguagem peculiar fazem dela uma presença marcante. O aspecto afetivo que emana do texto poético merece atenção, pois a poesia é expressão do sentimento, emanação da alma e voz do coração. Dessa forma, a afetividade que a permeia deve também pontuar o trabalho que com ela se realiza. Este trabalho examina como o texto poético vem sendo trabalhado no contexto escolar e verifica a relevância deste na formação crítica, humanística e leitora dos alunos do ensino fundamental. Demonstra, ainda, a contribuição do ensino de poesia para o letramento literário dos alunos, propondo estratégias metodológicas para se trabalhar a leitura de poesias em sala de aula, por meio de práticas que proporcionem a interação entre o leitor e o texto. Possibilita, ainda, aos alunos uma leitura crítica do texto poético, de maneira a compreender o seu contexto e formas estruturais, proporcionando a reflexão desse gênero e vivências através de oficinas que favoreçam a sua utilização como elemento sedutor à formação do leitor. A metodologia adotada contou com a pesquisa bibliográfica, qualitativa do tipo descritiva. Para tanto, realizou-se um projeto de pesquisa com a leitura do texto poético em sala de aula em uma escola da rede estadual de ensino, em Teresina-Piauí, com alunos na faixa etária entre 13 e 18 anos. O trabalho consistiu de aulas de leitura de poesias organizadas em sequências didáticas. Foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas e questionários. A fundamentação teórica adotada compreende bibliografia referente aos estudos de Paz (2012), Borges (2000), Gebara (2012), Bosi (2000 e 2010), Cândido (1996), Cosson (2014), Kleiman (2013), Solé (1998), e algumas pesquisas que abordam a temática da leitura e o texto poético.por
dc.description.abstractThe poetic text surely has not had the place it deserves in portuguese language teaching since it makes little present in the classroom and when it occurs, it is explored generally unavailable way, being restricted to linguistic analysis and little explored in their semantics and esthetics elements. The poetic art performs in human societies an essential function, its universal character and its peculiar language make it a striking presence. The affective aspect emanating from the poetic text deserves attention, because poetry is feeling of expression, emanation of the soul and voice of the heart. In this way, the affectivity that permeates should also punctuate the work with which it is done. This paper examines how the poetic text has been working in the school context and verify the relevance of this the critical formation, humanistic and reading of elementary school students. It demonstrates, even, the poetry teaching contribution for literary literacy of students, proposing methodological strategies to work the reading poetry in the classroom, by means of practices that provide interaction between the reader and the text. It also enables to the students a critical reading of the poetic text. So that to understand its context and structural forms, providing the reflection of this genre and living experiences through workshops that favoring its use as a seductive element of the reader formation. The methodology adopted counted on the bibliographic search, qualitative descriptive type. For this, we carried out a research project with the reading of the poetic text in the classroom at a school in the state school system, in Teresina-Piauí, with students aged between 13 and 18 years. The work consisted of poetry reading classes organized in didactic sequences. They were used as data collection instruments, interviews and questionnaires. The theoretical foundation adopted understands bibliography referring to studies by Paz (2012), Borges (2000), Gebara (2012), Bosi (2000 e 2010), Candido (1996), Cosson (2014), Kleiman (2013), Solé (1998), and some researches that approach on the theme of reading and poetic text.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2016-11-01T14:22:17Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO CESAR DEFINITIVA.pdf: 6104102 bytes, checksum: 3de0c135da57945c4efbf4bd319ddff6 (MD5) 03-09-2015- Carlos Furtado- Mestrado.pdf: 31937 bytes, checksum: 09390b1f8b9ad2c25796db9b0de966ca (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-01T14:22:17Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO CESAR DEFINITIVA.pdf: 6104102 bytes, checksum: 3de0c135da57945c4efbf4bd319ddff6 (MD5) 03-09-2015- Carlos Furtado- Mestrado.pdf: 31937 bytes, checksum: 09390b1f8b9ad2c25796db9b0de966ca (MD5) Previous issue date: 2015-08-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTexto Poéticopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleO texto poético na sala de aula: uma proposta de leitura com alunos do 9º ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeThe poetic text in the classroom: a proposal of reading with students in the 9th grade of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo5,96 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons