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dc.creatorMachado, Irislene Kelly Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Silva, Franklin Oliveira-
dc.date.accessioned2024-09-16T18:56:56Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMachado, Irislene Kelly Rodrigues. Uma análise da intertextualidade e da intergenericidade presente em anúncios publicitários no instagram. 2024. 70 f. Dissertação( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/742-
dc.description.resumoO expressivo uso da internet e dos aportes tecnológicos que possibilitam a comunicação mediada pelas mídias digitais, especialmente no ambiente das redes sociais tem contribuído para as significativas modificações nos comportamentos comunicativos, e consequentemente no surgimento de novos gêneros textuais, bem como de uma nova apresentação de gêneros já existentes. Reconhecendo a necessidade da compreensão de como são construídos os sentidos nos gêneros textuais inseridos no cotidiano humano em contexto digital, e como as estratégias intertextuais colaboram para a construção de sentidos nos mesmos, levantamos como problema para a pesquisa o seguinte questionamento: de que modo as estratégias intertextuais, dentre elas a intergenericidade se apresentam nos anúncios publicitários inseridos na rede social Instagram? Nesta dissertação, objetivamos de uma forma geral investigar o fenômeno da intertextualidade e a intergenericidade presentes no gênero anúncio publicitário, focando mais especificamente em: identificar as relações intertextuais por mesclas de gênero; descrever a relação intertextual por mescla de gênero; analisar, levando em consideração o contexto de publicação, a relação estabelecida entre a intertextualidade e a construção de sentidos nos anúncios selecionados. Para a consolidação desta investigação nos apoiamos nas concepções de texto apresentadas por Koch (2004), Koch, Bentes e Cavalcante (2007), e Cavalcante (2022), pautamos nossas análises nas pesquisas acerca das intertextualidades apresentadas por Carvalho (2018) e Cavalcante (2022). Para fomentarmos as seções que abordam sobre gêneros textuais dialogamos com as pesquisas de Lima-Neto e Araújo (2012) e Bezerra (2022) que tratam do tema da intergenericidade. Para a consolidação desta pesquisa, adere-se a uma investigação descritiva, de natureza qualitativa, com caráter documental e amparada nas pesquisas situadas no campo da Linguística Textual. O corpus desta investigação é composto por quatro (4) anúncios publicitários coletados na rede social Instagram, sendo três (3) deles de caráter regional advindos de perfis de empresas com sede em Teresina-PI e um (1) de caráter nacional. Seguindo o que nos propomos com esta pesquisa em nossas análises constatamos que as estratégias intertextuais colaboram na construção de sentidos nos anúncios publicitários que circulam na rede social Instagram. Os resultados revelam que a intertextualidade é um recurso usado de forma recorrente entre os produtores dos anúncios publicitários que circulam na rede social Instagram e colabora para transformações na língua que ocorrem por meio da comunicação mediada pelas mídias sociais.por
dc.description.abstractThe significant use of the internet and technological contributions that enable communication mediated by digital media, especially in the environment of social networks, has contributed to significant changes in communicative behaviors, and consequently to the emergence of new textual genres, as well as a new presentation of existing genres. Recognizing the need to understand how meanings are constructed in textual genres inserted in human daily life in a digital context, and how intertextual strategies contribute to the construction of meanings within them, we raise the following question as a problem for research: in what way do Are intertextual strategies, including intergenericity, presented in advertisements placed on the social network Instagram? In this dissertation, we aim in general to investigate the phenomenon of intertextuality and intergenericity present in the advertising genre, focusing more specifically on: identifying intertextual relationships through genre mixtures; describe the intertextual relationship by genre mix; analyze, taking into account the publication context, the relationship established between intertextuality and the construction of meaning in the selected advertisements. To consolidate this investigation, we rely on the conceptions of text presented by Koch (2004), Koch, Bentes and Cavalcante (2007), and Cavalcante (2022), we base our analyzes on research on intertextualities presented by Carvalho (2018) and Cavalcante ( 2022). To promote the sections that address textual genres, we dialogue with the research by Lima-Neto and Araújo (2012) and Bezerra (2022) that deal with the topic of intergenericity. To consolidate this research, we adhere to a descriptive investigation, of a qualitative nature, with a documentary character and supported by research located in the field of Textual Linguistics. The corpus of this investigation is made up of four (4) advertisements collected on the social network Instagram, three (3) of which are regional in nature and come from company profiles based in Teresina-PI and one (1) is national in nature. Following what we propose with this research, in our analyzes we found that intertextual strategies contribute to the construction of meaning in advertisements that circulate on the social network Instagram. The results reveal that intertextuality is a resource used recurrently among producers of advertisements that circulate on the social network Instagram and contributes to transformations in language that occur through communication mediated by social mediapor
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-09-16T18:35:00Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2158985 bytes, checksum: 67fef2664e6f6108c2d437af9dc9ec21 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 307056 bytes, checksum: 112fd2275186cb137b52222eeb8a1e0e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2024-09-16T18:56:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2158985 bytes, checksum: 67fef2664e6f6108c2d437af9dc9ec21 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 307056 bytes, checksum: 112fd2275186cb137b52222eeb8a1e0e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-16T18:56:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2158985 bytes, checksum: 67fef2664e6f6108c2d437af9dc9ec21 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 307056 bytes, checksum: 112fd2275186cb137b52222eeb8a1e0e (MD5) Previous issue date: 2024-04-04eng
dc.description.sponsorshippor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectAnúncio Publicitáriopor
dc.subjectComunicação Digitalpor
dc.subjectInstagrampor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleUma análise da intertextualidade e da intergenericidade presente em anúncios publicitários no instagrampor
dc.typeDissertaçãopor
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