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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estado e religião: o funcionamento discursivo autoritário no filme O Auto da Compadecida
Autor: Ramos, Rizia Amanda Pereira
Primeiro orientador: Souza, Alan Lôbo de
Resumo: A obra literária Auto da Compadecida (1955), de Ariano Suassuna, apresenta a história de dois personagens pobres e nordestinos, João Grilo e Chicó, que (sobre)vivem na cidade de Taperoá, cidade do interior do estado da Paraíba. O filme consiste em uma adaptação da obra da qual se desmembra em dois atos: os acontecimentos antes e durante o julgamento final, antes da morte e após a morte dos personagens. A partir dessa leitura, analisamos o filme e problematizamos o seu funcionamento social nas relações que se estabelecem entre os personagens que julgamos centrais. Por conta disso, analisamos os discursos de João Grilo, do Padre, do Bispo, do Padeiro, de Dora e de Severino. As questões levantadas voltaram-se para a compreensão do modo como as relações interpessoais entre esses personagens produzem efeitos de sentido na produção fílmica, atravessados pelos discursos religioso e autoritário. Nosso objetivo geral é compreender como o funcionamento desses discursos são historicizados na adaptação da obra. Para tanto, nosso dispositivo teórico-metodológico é amparado na/pela Análise de Discurso materialista com base nas leituras de: Michel Pêcheux (2009[1969]), no modo como o sujeito é interpelado pela ideologia; Orlandi (2015), ao tratarmos dos conceitos de condições de produção, interdiscurso, memória discursiva e formação discursiva na compreensão do nosso material; Althusser (1985), na compreensão de como os aparelhos ideológicos de Estado funcionam e determinam s relações sociais; Jean-Jacques Courtine (2014), no que se refere às noções de constituição de um corpus de pesquisa; Lagazzi (2009), no trabalho analítico da materialidade fílmica em seus aspectos verbal e visual e no seu funcionamento discursivo no social; Bolognini (2007), para compreendemos como analisar discursivamente os personagens em cena. Além disso, apresentamos ainda leituras complementares, sobretudo no que diz respeito aos autores que foram necessários para compreendermos a história política e social do interior nordestino de 1930. A metodologia que foi utilizada se configura como de natureza qualitativa e bibliográfica, em que os passos metodológicos consistiram em: (i) analisar o modo como os discursos são historicizados e produzem sentidos em torno das relações de força vividas pelos personagens no local e na época em que se passa a narrativa; (ii) uma revisão bibliográfica dos acontecimentos políticos de 1930 (iii) escolha das cenas que exploram a temática da pobreza e do autoritarismo; (iv) descrição dos lugares sociais dos personagens; (v) descrição e análise dos recortes em um batimento entre teoria e análise. Com este estudo, compreendemos como sujeito, língua e história se inscrevem e significam discursivamente em meios às instituições dominantes no período histórico inscrito no filme. Concluímos, a partir dos recortes analisados, que o funcionamento do discurso capitalista é o fio condutor que materializa o conflito entre os personagens.
Abstract: The literary work "Auto da Compadecida" (1955), by Ariano Suassuna, presents the story of two poor northeastern characters, João Grilo and Chicó, who (survive) in the city of Taperoá, in the interior of the state of Paraíba. The film is an adaptation of the work which unfolds in two acts: the events before and during the final trial, before and after the characters' deaths. From this reading, we analyze the film and problematize its social functioning in the relationships established among the characters we consider central. Consequently, we analyze the speeches of João Grilo, the Priest, the Bishop, the Baker, Dora, and Severino. The issues raised are directed towards understanding how the interpersonal relationships among these characters produce meaning effects in the film production, intersected by religious and authoritarian discourses. Our general objective is to understand how the functioning of these discourses is historicized in the adaptation of the work. Therefore, our theoreticalmethodological framework is supported by Materialist Discourse Analysis based on the readings of: Michel Pêcheux (2009 [1969]), regarding how the subject is interpellated by ideology; Orlandi (2015), when dealing with the concepts of production conditions, interdiscourse, discursive memory, and discursive formation in understanding our material; Althusser (1985), in understanding how the ideological state apparatuses function and determine social relations; Jean-Jacques Courtine (2014), concerning the notions of constituting a research corpus; Lagazzi (2009), in the analytical work of film materiality in its verbal and visual aspects and its discursive functioning in society; Bolognini (2007), to understand how to discursively analyze the characters on screen. Additionally, we also present complementary readings, especially regarding the authors necessary to understand the political and social history of the northeastern interior of 1930. The methodology used is configured as qualitative and bibliographical in nature, where the methodological steps consisted of: (i) analyzing how discourses are historicized and produce meanings around the power relations experienced by the characters in the place and time in which the narrative takes place; (ii) a bibliographical review of the political events of 1930; (iii) choosing scenes that explore the themes of poverty and authoritarianism; (iv) description of the social positions of the characters; (v) description and analysis of the excerpts in a dialogue between theory and analysis. With this study, we understand how subject, language, and history are inscribed and signify discursively amidst the dominant institutions in the historical period depicted in the film. We conclude, based on the analyzed excerpts, that the functioning of capitalist discourse is the guiding thread that materializes the conflict between the characters.
Palavras-chave: Auto da Compadecida
Estado
Igreja
Nordeste
Discurso autoritário
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: Ramos, Rizia Amanda Pereira. Estado e religião: o funcionamento discursivo autoritário no filme O Auto da Compadecida. 2024. 103 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/748
Data de defesa: 19-Jan-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

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