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Tipo do documento: Dissertação
Título: Infraestrutura geral e mecanismos enunciativos em relatos de memória produzidos por alunos do ensino fundamental
Autor: Sousa, Dariana Ribeiro de
Primeiro orientador: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Resumo: As pesquisas dedicadas ao ensino de produção de textos, desenvolvidas especialmente no campo da Linguística Textual, têm sido fecundas mediante sua relevância para o ensino de língua, ou seja, com o desenvolvimento da Linguística e sua aplicação no ensino de língua materna, tem-se lançado um olhar mais atencioso aos conteúdos e atividades que, atualmente, têm buscado aprimorar as habilidades de leitura e escrita dos alunos. Seguindo essa tendência, o professor de língua portuguesa deve estar atento a essas novas diretrizes e repensar sua prática, buscando estratégias de ensino adequadas ao que propõem as concepções de língua mais atuais. Assim, esta pesquisa objetivou analisar as habilidades de escrita de alunos do 6º ano de uma escola municipal de Teresina/PI, com vistas a otimizar a aprendizagem da escrita do gênero relato de memória. A fundamentação teórica foi baseada nos estudos da Linguística Textual e no modelo de análise de textos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), proposto por Bronckart (2009). Também colaboraram de forma significativa para a construção deste estudo Adam (1992, 2011), Bakhtin (2011), Bezerra (2017), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Koch (2003, 2006, 2014a, 2014b), Koch e Elias (2009), Marcuschi (2002, 2008), Rojo (2005), dentre outros autores. No campo metodológico, optamos pela pesquisa qualitativa, aplicada, descritiva e de campo. O corpus de análise foi composto de trinta textos nos quais foram aplicadas quatro categorias análise (Sequência, Voz do autor, Modalização lógica e Modalização apreciativa). Os resultados da pesquisa mostraram que as principais dificuldades dos alunos que compuseram o corpus foram: produções textuais com sequências narrativas sem profundidade, ausência de tematização por ancoragem (quando analisadas as sequências descritivas) e textos com poucas marcas de expressividade. Por outro lado, todos os alunos mantiveram o foco narrativo em primeira pessoa e usaram a modalização lógica em seus textos. Esperamos que este estudo colabore com a produção de conhecimentos relevantes que contribuam para orientar professores que trabalham com produção textual, tendo em vista a necessidade de, na escola, haver uma metodologia que inclua a refacção textual, pois revendo o que escreveram e reescrevendo seus textos, mediante dificuldades apontadas pelo professor de forma sistemática, os alunos serão capazes de organizar melhor seus textos (reformulando ideias, substituindo palavras ou adequando a linguagem à situação exigida pelo contexto), aperfeiçoando suas produções textuais. Com o intuito de auxiliar o professor e o aluno nesse processo de reescrita, elaboramos uma proposta de intervenção, em forma de Sequência Didática, com base nas principais dificuldades apontadas no decorrer da pesquisa.
Abstract: The researches dedicated to the teaching of text production, especially developed in the field of Textual Linguistics, have been fruitful due to their relevance to language teaching, that is, to the development of Linguistics and its application in the teaching of mother tongue, a more attentive look has been given to the contents and activities that currently have sought to improve students' reading and writing skills. Following this trend, the Portuguese language teacher should be attentive to these new guidelines and rethink their practice, seeking strategies of teaching appropriate to what the most current language conceptions propose. Thus, this research aimed to analyze the writing skills of 6th grade students from a municipal school in Teresina/PI, with a view to optimizing the learning of the writing of the memory report genre. The theoretical basis was based on the studies of Textual Linguistics and the text analysis model of Sociodiscursive Interactionism (ISD), proposed by Bronckart (2009). In addition, Koch (2003, 2006, 2014a, 2014b), Koch and Elias (1998), Bakhtin (2011), Bezerra (2017), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2009), Marcuschi (2002, 2008), Rojo (2005), among other authors. In the methodological field, we opted for qualitative, apllied, descriptive and field research. The corpus of analysis was composed of thirty texts in which four categories analysis (Sequence, Author's Voice, Logical Modalization and Appreciative Modification) were applied. The results of the research showed that the main difficulties of the students who composed the corpus were: textual productions with narrative sequences without depth, absence of anchoring by anchoring (when descriptive sequences were analyzed) and texts with few expressivity marks. On the other hand, all students maintained the narrative focus in the first person and used the logical modification in their texts. We hope that this study collaborates with the production of relevant knowledge that contributes to guide teachers who work with textual production, taking into account the need to have a methodology in the school that includes textual refactoring, since by reviewing what they wrote and rewriting their texts, through difficulties pointed out by the teacher in a systematic way, students will be able to organize their texts better (reshaping ideas , replacing words or adapting the language to the situation demanded by the context), perfecting its textual productions. In order to help the teacher and the student in this rewriting process, we elaborated a proposal of intervention, in the form of Didactic Sequence, based on the main difficulties pointed out during the research.
Palavras-chave: Infraestrutura geral
Mecanismos Enunciativos
Produção de Texto
Relato de Memória
Ensino Fundamental
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: SOUSA, Dariana Ribeiro de. Infraestrutura geral e mecanismos enunciativos em relatos de memória produzidos por alunos do ensino fundamental. 2018. 192 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/825
Data de defesa: 13-Jun-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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