Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/85
Tipo do documento: Dissertação
Título: Literatura infantil e juvenil : uma mediação de leitura do conto no 8º ano de ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Children's and juvenile literature : a reading mediation of the story in the 8th year of elementary school
Autor: Matta, Maria de Jesus Santiago da
Primeiro orientador: Brito, Stela Maria Viana Lima
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a contribuição da leitura de contos da literatura infantil e juvenil para a formação crítica do leitor em turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma conceituada escola da rede municipal de Teresina-PI. Para este trabalho, levou-se em consideração as seguintes questões norteadoras: Qual a contribuição da leitura de contos da literatura infantil e juvenil para a formação crítica do leitor? Como levar o aluno a ler contos, compreendê-los e através dessa leitura fazer um comentário expressando-se por meio da escrita? Até que ponto compreender a relação de intertextualidade, existente entre os contos da literatura infantil e juvenil e suas múltiplas versões pode contribuir para a formação crítica de leitores? Supôs-se que a razão da dificuldade de expressar-se criticamente estaria no pouco acesso à leitura de obras de literatura infantil e juvenil, em especial, os contos. Logo, a partir da leitura e da análise da relação de intertextualidade entre eles e suas versões, intenta-se desenvolver no discente, além do gosto pela leitura e percepção crítica, o desempenho na expressão oral e escrita. Assim, o objeto de investigação desta pesquisa é a leitura dos contos da literatura infantil e juvenil: O gato de botas, versão de Charles Perrault e o reconto O gato sem botas, de Lia Neiva; além do filme O gato de botas, com a finalidade de contribuir para a formação crítica do leitor. Através de oficinas preparadas para os discentes foram realizadas atividades de leitura e escrita, que constituíram o corpus deste trabalho e serviram para análise do desenvolvimento da compreensão e da percepção crítica. Para a consecução deste estudo, adotou-se como fundamentação, os pressupostos de Solé (1998); Lajolo (2000); Zilberman (2001); Cosson (2012); Coelho (2000); Jouve (2012); Aguiar; Martha (2012); dentre outros. A metodologia adotada é de cunho qualitativo-descritivo, aliando-se à pesquisa bibliográfica. Este trabalho visa colaborar para a investigação de novos métodos de ensino-aprendizagem do conto em sala de aula. Como consequência, vislumbrou-se um grande desafio, qual seja, o letramento literário realizado por meio da leitura e produção escrita a partir de oficinas de mediação entre o conto e o reconto que muito têm a contribuir para a formação crítica, intelectual e social do leitor.
Abstract: This work aim to investigate the contribution of children’s literature tales reading to the critical training of a 8th grade reader at a conceptualized municipal school of Teresina-PI. For such, it took into account the guide questions following: Which the contribution of children’s literature tales reading to the critical training of the reader? How prompt the student to read tales, perceive them and athwart that make a comment through the writing? Whither comprehend the intertextuality between the children’s literature tales and their multiple versions can contribute to the critical training of the readers? It was assumed that the difficulty at manifest is related to the little access to the children’s literature reading, in evidence, the tales. Ergo, since reading and analysis of intertextuality between they and their versions undertake to develop at the student, besides the taste for reading and critical perception, the performance at the oral and writing expression. Thereby, the object of this research it’s the reading of children’s literature tales: Puss in boots, Charles Perrault version and the retelling Puss Without boots, Lia Neiva; besides the movie Puss in boots, in order to contribute for the critical training of the reader. Through workshops prepared for the students was accomplished activities of reading and writing, that constitute the corpus of this work and served to development of compression and critical perception analysis. To attainment of this study, it was based at the assumptions of Solé (1998); Lajolo (2000); Zilberman (2001); Cosson (2012); Coelho (2000); Jouve (2012); Aguiar; Martha (2012); among others. The metodology is qualitative-descriptive nature, allying to bibliographic research. This paper claim to collaborate to the investigation os new methods of teaching-apprenticeship of tale at classroom. As consequence, a challenge was glimpsed, namely, the literary literacy held by the reading and writing from the interposition workshops between the tale and retelling that have quite a lot to contribute to the critical, intellectual, and social training of the reader.
Palavras-chave: Leitura
Literatura Infantil e Juvenil
Conto
Reconto
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: MATTA, Maria de Jesus Santiago da. Literatura infantil e juvenil: uma mediação de leitura do conto no 8º ano de ensino fundamental. 2015. 193 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/85
Data de defesa: 25-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo2,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons