Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/87
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A construção de referentes no gênero reportagem: trabalhando o processo de recategorização |
Título(s) alternativo(s): | The construction of referents in the genre reporting: working the recategorization process |
Autor: | Damasceno, Ana Christina de Sousa |
Primeiro orientador: | Lima, Silvana Maria Calixto de |
Resumo: | Neste trabalho, investigamos o processo de recategorização como estratégia na construção de sentidos do gênero reportagem. Ao longo da pesquisa, abordamos as perspectivas que apontam para uma discussão acerca da referenciação, focalizando, particularmente, o processo de recategorização, com base na visão sociocognitivista de texto. A abordagem teórica sobre a Linguística de Texto é apresentada pelos estudos de Koch (2004, 2009, 2012) e Marcuschi (1983, 1988; 2001), enquanto que o referencial teórico da referenciação e da recategorização é embasado nos estudos de Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2010, 2012) e Lima (2009); tratando sobre o gênero reportagem, apresentamos as ideias de Pena (2008) e Lage (2006), dentre outros. Nesse contexto, fazemos uma descrição do processo de recategorização e suas funções na construção de sentidos do gênero reportagem, bem como caracterizamos o gênero reportagem focalizando a tematização e construção de referentes. Por fim, apresentamos uma proposta de trabalho que norteie a construção referencial de reportagens em sala de aula tendo como estratégia basilar o processo de recategorização, a partir dos resultados de uma análise sobre o tratamento dessa matéria num livro didático de Língua Portuguesa do 7º ano do Ensino Fundamental. |
Abstract: | In this paper, we investigate the recategorization process as a strategy to build senses of gender report. During the research, we address the prospects point to a discussion about the prospect of referral, focusing, in particular, the process of recategorization, based on sociocognitivista vision text. The theoretical approach to Text Linguistics is presented by Koch's studies (2004, 2009, 2012) and Marcuschi (1983, 1988, 2001), while the theoretical framework of referencing and recategorization is grounded in studies of Mondada and Dubois (2003), Cavalcante (2010, 2012) and Lima (2009); dealing on gender report, we present the ideas Pena (2008) and Lage (2006), among others. In this context, we make a description of the recategorization process and their role in the construction of meanings of gender report, as well as characterize the genre reportage focusing on theming and construction related. Finally, we present a proposal for work to guide referential building reports in class taking as a basic strategy the recategorization process, from the results of an analysis of the treatment of this matter in a textbook Portuguese 7th year Elementary School. |
Palavras-chave: | Referenciação Recategorização Construção de Sentido Gênero Reportagem |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Citação: | DAMASCENO, Ana Christina de Sousa. A construção de referentes no gênero reportagem: trabalhando o processo de recategorização. 2015. 91 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso. |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/87 |
Data de defesa: | 30-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
---|
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons