Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/89
Tipo do documento: Dissertação
Título: A prática de leitura para a formação do leitor: uma proposta de leitura infantil e juvenil para o 6º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The practice of reading for the formation of the reader: a proposal for reading children and youth for the 6th year of elementary school
Autor: Barros, Estela Knitter
Primeiro orientador: Martins, Nize da Rocha Santos Paraguassu
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa aspiram que, no Ensino Fundamental, o aluno, dentre outras coisas: compreenda a leitura em suas diferentes dimensões – o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler; seja receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas; e seja capaz de aderir ou recusar as posições ideológicas que reconheça nos textos que lê. A literatura se apresenta como elemento essencial na formação de bons leitores, tendo em vista que a leitura do texto literário amplia os seus horizontes, ajudando-os a compreender o mundo e a si mesmo (COSSON, 2012). Nesse contexto, este trabalho desenvolveu-se com o objetivo de investigar a formação do leitor no 6º ano do Ensino Fundamental e, mais especificamente, elaborar uma proposta de leitura infantil e juvenil para o 6º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos uma pesquisa descritiva, de campo, de cunho qualitativo, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, localizada em Teresina – PI. O suporte teórico desse estudo baseou-se nas contribuições de Aguiar (1996; 2006), Zilberman (1998; 2007), Candido (2004), Soares (2011), Cosson (2012; 2014), Rouxel (2013), dentre outros. A análise dos dados confirmou a hipótese de que a prática de leitura para a formação de bons leitores não deve se restringir apenas à leitura dos textos disponíveis no livro didático, simplificados e fragmentados, mas expandir-se para a leitura de textos literários na íntegra, como os da literatura infantil e juvenil. Desse modo, concluímos pela necessidade de elaboração de uma proposta de leitura que pudesse complementar a proposta de leitura do livro didático de Língua Portuguesa e contemplasse a leitura de obras da literatura infantil e juvenil. Trata-se de uma proposta de leitura do texto literário, baseada na sequência didática básica de ensino de literatura de Cosson (2012), que visa contribuir para a formação do leitor. Esta análise e proposta de leitura são importantes porque se voltam para um grande desafio da educação brasileira que é a formação de leitores pensantes e críticos, que possam formular suas próprias ideias e se tornarem fator de modificação da realidade social. Além disso, na medida em que ele propõe um plano de ação para sanar os problemas de prática de leitura nos alunos do 6º ano, ele contribui para a formação de professores de Língua Portuguesa voltados para a inovação na sala de aula, aumentando a qualidade de ensino dos alunos do Ensino Fundamental.
Abstract: National Curriculum Standards of Portuguese Language aspire that, in elementary school, students, among other things, understand the reading in its various dimensions - the duty to read, the need to read and the pleasure of reading; be receptive to texts that break with its universe of expectations; be able to join or refuse the ideological positions that recognizes in the texts they read. Thus, the literature is presented as an essential element in the formation of good readers given that the reading of the literary text is essential in the formation of good readers because it broadens their horizons, helping them to understand the world and themselves (COSSON, 2012).In this context, this study was developed in order to investigate the reader formation in the 6th grade of elementary school and more specifically, present a juvenile literary reading propose for the 6th year of elementary school. To achieve this goal, we developed a descriptive, field qualitative research, in a 6th grade class of elementary school in a State Public School located in Teresina-PI. Data analysis enabled understanding that reading practices proposed by the textbook have not contributed to the reader formation. The theoretical support of this study was based on the contributions of Aguiar (1996; 2006), Zilberman (1998; 2007), Cândido (2004), Soares (2011), Cosson (2012; 2014), Rouxel (2013), among others. Data analysis confirmed the hypothesis that the practice of reading for the formation of good readers should not be restricted to the reading of the texts available in the textbook, simplified and fragmented, but expand to the reading of literary texts in full, as the children’s and juvenile literature. Thus, we conclude the need to prepare a reading proposal that would complement the Portuguese textbook and contemplating the reading of children’s and juvenile literature. This is a literature-teaching proposal guided by the orientations of the teaching basic instructional sequence by Rildo Cosson (2012), which aims to contribute to the reader formation. This analysis and proposal is important because it turns to a great challenge of Brazilian education, which is the formation of thoughtful readers and critics, who can formulate their own ideas and become a modification factor of the social reality. Moreover, as it proposes a plan of action to solve the reading practice problems in students of the 6th year, it contributes to the formation of Portuguese teachers focused on innovation in the classroom, increasing the teaching quality of elementary school students.
Palavras-chave: Prática de Leitura
Formação do Leitor
Literatura Infantil e Juvenil
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: BARROS, Estela Knitter. A prática de leitura para a formação do leitor: uma proposta de leitura infantil e juvenil para o 6º ano do ensino fundamental. 2015. 113 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/89
Data de defesa: 24-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons