Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Leivas Lopes-
dc.contributor.advisor1Não consta-
dc.date.accessioned2024-10-02T18:48:04Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBORGES, Leivas Lopes. A presença e o uso do cinema no ensino médio na disciplina de história. 2019. 35f. Monografia(Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/919-
dc.description.resumoAtualmente, não se constitui uma novidade a afirmação de que o cinema possui, dentre tantas outras coisas, um grande potencial didático a ser explorado no ensino, no entanto, os filmes não são usados convenientemente em sala de aula. O artigo tem como objetivo, portanto, apresentar e discutir alguns procedimentos metodológicos de como usar o cinema no ensino de História. O presente trabalho foi realizado através de uma revisão integrativa que buscou responder a seguinte questão norteadora: Como tem se evidenciado a presença e o uso do cinema no ensino médio na disciplina de História? Teve como critérios de inclusão: ser original; ter sido publicado entre os anos de 2014 e 2019; responder ao problema de pesquisa e estar na língua portuguesa. Foram excluídos os trabalhos que não se enquadram nos objetivos deste estudo, artigos de revisão, cujos textos não estavam disponíveis na íntegra, e diante da preferência à pesquisa de campo para se alcançar o objetivo pretendido, artigos em duplicidade, além de cartas, editoriais, anais de Congressos e comentários. A busca por referências ocorreu nas seguintes bases de dados: 1- na base de dados da Scientific Electronic Library Online – SciELO, 2 – no Google Acadêmico. Foi possível verificar através desse estudo que o uso do cinema em sala de aula contribui de forma efetiva para tornar as aulas de História mais construtivas e motivadores. Contudo, nem todas as escolas disponibilizam recursos necessários para inserir essa estratégia de ensinopor
dc.description.abstractCurrently, there is no novelty the statement that cinema has, among many other things, a great didactic potential to be explored in teaching, however, films are not used conveniently in the classroom. The article aims, therefore, to present and discuss some methodological procedures of how to use cinema in history teaching. The present work was carried out through an integrative review that sought to answer the following guiding question: How has the presence and use of cinema in high school been evidenced in the discipline of History? It had as inclusion criteria: to be original; was published between 2014 and 2019; respond to the research problem and be in Portuguese. Studies that do not fit the objectives of this study, review articles, whose texts were not available in full, and given the preference to field research to achieve the intended objective, articles in duplicate, and letters, editorials, congressional anaises and comments. The search for references occurred in the following databases: 1- in the scientific electronic library online database - SciELO, 2 - in Google Scholar. It was possible to verify through this study that the use of cinema in the classroom contributes effectively to make history classes more constructive and motivating. However, not all schools provide resources necessary to enter this teaching strategyeng
dc.description.provenanceSubmitted by Grasielly Oliveira (grasiellymuniz@uespi.br) on 2024-10-02T16:19:04Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 393618 bytes, checksum: 34c38e3258524e5393a636f464358f7f (MD5) Termo de Publicação.pdf: 326472 bytes, checksum: 20eb9e7d59fdf73d1da35181a5317a8d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2024-10-02T18:48:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 393618 bytes, checksum: 34c38e3258524e5393a636f464358f7f (MD5) Termo de Publicação.pdf: 326472 bytes, checksum: 20eb9e7d59fdf73d1da35181a5317a8d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-02T18:48:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 393618 bytes, checksum: 34c38e3258524e5393a636f464358f7f (MD5) Termo de Publicação.pdf: 326472 bytes, checksum: 20eb9e7d59fdf73d1da35181a5317a8d (MD5) Previous issue date: 2019-10-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino Aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleA presença e o uso do cinema no ensino médio na disciplina de históriapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em História (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfTexto Completo384,39 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.