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Tipo do documento: Monografia
Título: A presença e o uso do cinema no ensino médio na disciplina de história
Autor: Borges, Leivas Lopes
Primeiro orientador: Não consta
Resumo: Atualmente, não se constitui uma novidade a afirmação de que o cinema possui, dentre tantas outras coisas, um grande potencial didático a ser explorado no ensino, no entanto, os filmes não são usados convenientemente em sala de aula. O artigo tem como objetivo, portanto, apresentar e discutir alguns procedimentos metodológicos de como usar o cinema no ensino de História. O presente trabalho foi realizado através de uma revisão integrativa que buscou responder a seguinte questão norteadora: Como tem se evidenciado a presença e o uso do cinema no ensino médio na disciplina de História? Teve como critérios de inclusão: ser original; ter sido publicado entre os anos de 2014 e 2019; responder ao problema de pesquisa e estar na língua portuguesa. Foram excluídos os trabalhos que não se enquadram nos objetivos deste estudo, artigos de revisão, cujos textos não estavam disponíveis na íntegra, e diante da preferência à pesquisa de campo para se alcançar o objetivo pretendido, artigos em duplicidade, além de cartas, editoriais, anais de Congressos e comentários. A busca por referências ocorreu nas seguintes bases de dados: 1- na base de dados da Scientific Electronic Library Online – SciELO, 2 – no Google Acadêmico. Foi possível verificar através desse estudo que o uso do cinema em sala de aula contribui de forma efetiva para tornar as aulas de História mais construtivas e motivadores. Contudo, nem todas as escolas disponibilizam recursos necessários para inserir essa estratégia de ensino
Abstract: Currently, there is no novelty the statement that cinema has, among many other things, a great didactic potential to be explored in teaching, however, films are not used conveniently in the classroom. The article aims, therefore, to present and discuss some methodological procedures of how to use cinema in history teaching. The present work was carried out through an integrative review that sought to answer the following guiding question: How has the presence and use of cinema in high school been evidenced in the discipline of History? It had as inclusion criteria: to be original; was published between 2014 and 2019; respond to the research problem and be in Portuguese. Studies that do not fit the objectives of this study, review articles, whose texts were not available in full, and given the preference to field research to achieve the intended objective, articles in duplicate, and letters, editorials, congressional anaises and comments. The search for references occurred in the following databases: 1- in the scientific electronic library online database - SciELO, 2 - in Google Scholar. It was possible to verify through this study that the use of cinema in the classroom contributes effectively to make history classes more constructive and motivating. However, not all schools provide resources necessary to enter this teaching strategy
Palavras-chave: Cinema
História
Ensino Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em História
Citação: BORGES, Leivas Lopes. A presença e o uso do cinema no ensino médio na disciplina de história. 2019. 35f. Monografia(Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/919
Data de defesa: 2019
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em História (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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