Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/100
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Meirydianne Chrystina de Almeida | - |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Ailma do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-03T13:52:35Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Meirydianne Chrystina de Almeida. Harmonia vocálica: uma análise do processo na escrita espontânea de alunos do 7º ano de uma escola pública em Codó – Maranhão. 2016. 182 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/100 | - |
dc.description.resumo | Nas salas de aula, é comum os professores constatarem que há muitos alunos que encontram dificuldades no aprendizado da escrita ortográfica. Para o docente, essa observação implica repensar o ensino e refletir sobre a forma como a escrita é trabalhada na escola, para que se possa pensar em uma prática pedagógica mais consciente com a ortografia, tanto por parte do aluno quanto do professor. Em razão disso, esta pesquisa, a qual tem como tema “Harmonia Vocálica: uma análise do processo na escrita espontânea de alunos do 7º ano em uma escola pública em Codó – Maranhão” visa à análise de um dos tipos de processo fonológico que ocorre na escrita dos alunos, o qual consiste na troca das vogais médias /e/ e /o/ pelas altas /i/ e /u/. O estudo contribui com reflexões importantes sobre questões como: por que é tão comum os alunos, em seus textos escritos, realizarem as vogais médias como altas em posições átonas? De que forma se pode explicar este fenômeno presente nos textos escritos dos alunos? Quais os contextos motivadores que contribuem para que o processo ocorra? De que forma se pode pensar em ação interventiva para ajudar os alunos no enfrentamento dessa dificuldade? O objetivo geral da pesquisa é analisar como se realizam as vogais médias pretônicas nas produções espontâneas dos alunos do 7º ano do ensino fundamental para elaboração de propostas com vistas à minimização dos problemas encontrados. Para tanto, tomou-se como referencial teórico embasador da pesquisa os escritos de: Bisol (2015, 2013, 2009, 1981), Matzenauer (2013, 2010, 2006, 2005), Bortoni et. al. (1992,1991), Câmara Jr. ([1970] 2015), Silva (2015, 2011), Callou e Leite (2010, 2004), Callou, Moraes e Leite (2013), Cagliari (2009, 2002), Zorzi (2010, 2009), Massini-Cagliari (1999), Morais (2010, 2007, 1994). Os dados foram coletados a partir de textos produzidos pelos alunos do 7º ano, de escola pública. A análise dos dados mostrou que tanto a vogal alta na sílaba posterior quanto a qualidade da consoante adjacente são os fatores que mais contribuem para a troca das vogais /e/ e /o/ para /i/ e /u/, na escrita dos alunos. Espera-se que o estudo contribua como fonte para ampliação das discussões no campo da harmonia vocálica, no que se refere à escrita. | por |
dc.description.abstract | In classrooms, it is common for teachers to perceive that there are many students who have difficulties in learning of orthographic writing. For teacher, this observation implies rethinking the education and reflect on how writing is taught in school, so that can think of a more conscious pedagogical practice orthography, by both the student and the teacher. As a result, this research, which has the theme "Harmony Vowel: an analysis of the process in spontaneous writing of students 7th grade in a public school in Codó - Maranhão" is aimed at analysis of one of the types of phonological process that occurs in student’s writing, which is the exchange of the mid vowels /e/ and /o/ the high /i/ and /u/. The study provides important insights on questions such as: why is it so common for students in their written texts perform the mid vowels as high in unstressed positions? How can we explain this phenomenon present in the written texts of the students? What are the motivators contexts that contribute to the process occur? How can think of interventional action to help students in overcoming this difficulty? The overall objective of the research is to analyze how to perform the middle unstressed vowels in spontaneous productions of the students of the 7th grade of elementary school to prepare proposals with a view to minimizing the problems encountered. Therefore, we took as theoretical basis research the writings of: Bisol (2015, 2013, 2009, 1981), Matzenauer (2013, 2010, 2006, 2005), Bortoni et. al. (1992.1991), Câmara Jr. ([1970] 2015), Silva (2015, 2011), Callou and Leite (2010, 2004), Callou, Moraes and Leite (2013), Cagliari (2009, 2002), Zorzi (2010, 2009), Massini-Cagliari (1999), Morais (2010, 2007, 1994). Data were collected from texts produced by the students of the 7th grade of public school. Data analysis showed that both high vowel in the subsequent syllable as the quality of the consonant adjacent are the factors that most contribute to the exchange of vowels / e / and / o / to / i / and / u / in student’s writing . It is expected that the study will help to expand as a source of discussion in the field of vowel harmony, with respect to writing. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2017-02-03T13:52:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MEIRYDIANNE CHRYSTINA DE ALMEIDA SANTOS.pdf: 5122164 bytes, checksum: 773695490d905dcba7834cee388b96a8 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-02-03T13:52:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MEIRYDIANNE CHRYSTINA DE ALMEIDA SANTOS.pdf: 5122164 bytes, checksum: 773695490d905dcba7834cee388b96a8 (MD5) Previous issue date: 2016-11-11 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UESPI | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Harmonia Vocálica | por |
dc.subject | Escrita Espontânea | por |
dc.subject | Ortografia | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Processos Fonológicos | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.subject.cnpq | LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | por |
dc.title | Harmonia vocálica: uma análise do processo na escrita espontânea de alunos do 7º ano de uma escola pública em Codó – Maranhão | por |
dc.title.alternative | Vowel harmony: an analysis of the process in the spontaneous writing of 7th grade students from a public school in Codó - Maranhão | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa | 5 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons