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dc.creatorGomes, Tatiana Soares-
dc.contributor.advisor1Melo, Bárbara Olímpia Ramos de-
dc.date.accessioned2017-02-03T14:58:41Z-
dc.date.issued2016-11-08-
dc.identifier.citationGOMES, Tatiana Soares. Produção textual do gênero carta do leitor no ensino fundamental. 2016. 144 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/102-
dc.description.resumoÉ notória a dificuldade que muitos alunos possuem em produzir textos nas diversas etapas escolares. Essa dificuldade, geralmente, é mais acentuada ao se tratar de textos da ordem do argumentar, nos quais é possível perceber uma fragilidade no repertório linguístico-discursivo e na organização das ideias no momento de expor opiniões e apresentar argumentos para defendê-las. Nesse contexto, este estudo que tem como tema a produção textual, a partir do gênero carta do leitor, delimitado a alunos do 6º ano, de uma escola municipal de Teresina-PI, originou-se dessa problemática e parte da hipótese de que é necessário contemplar nas práticas didáticas o ensino de gêneros dos mais variados domínios discursivos, de modo amplo e contínuo, para que se possa proporcionar aos alunos uma melhor apropriação de suas características estruturais, linguísticas e funcionais ao longo da vida escolar. A escolha do gênero carta do leitor deu-se por seu caráter, predominantemente, opinativo e por oportunizar um trabalho com gêneros de circulação social no âmbito escolar e assim propiciar o uso da linguagem de modo situado e significativo, além de se fazer presente, hoje, em alguns livros didáticos do 6º ano. Como aparato teórico nos apoiamos nos estudos de Bakthin (1997) e Bronckart (2003) para o estudo de gêneros numa perspectiva sociointeracionista da linguagem; Adam (2011); Koch (2011); Charaudeau (2014), para nos embasarmos quanto a linguagem argumentativa e as sequências tipológicas, e Alves Filho (2011), como apoio teórico sobre a estrutura e aspectos que envolvem o processo de produção da carta do leitor, dentre outras contribuições. Para a análise das dificuldades de escrita relacionadas ao gênero, foi levantado um corpus constituído de 22 (vinte e duas) produções, nas quais pudemos observar uma limitação nas habilidades que envolvem a estrutura da carta, organização de ideias e uso dos operadores argumentativos, levando-nos a perceber que os discentes possuem capacidade para escrever textos argumentativos, porém, é perceptível a necessidade que se tem de aperfeiçoar e ampliar esse conhecimento. Dessa forma, cabe ao professor proporcionar o desenvolvimento de habilidades linguístico-discursivas adequadas a propósitos comunicativos variados, principalmente voltados para a competência argumentativa, através de atividades que favoreçam aos alunos o contato com as diversas práticas sociais de escrita. Os resultados da pesquisa, enfim, ratificam a importância da mediação do professor no trabalho com os gêneros, principalmente no que se refere ao desenvolvimento do desempenho linguístico na produção de textos opinativos, no nosso caso, a carta do leitor, visto que observamos uma necessidade de intervir adequadamente nas dificuldades presentes nos textos dos alunos e complementar a atividade do livro didático de modo a contemplar melhor as especificidades do gênero. Assim, a indicação de uma proposta de intervenção, presente neste estudo, apresenta-se como um modelo, ajustável às realidades específicas, buscando auxiliar no ensino do gênero carta do leitor.por
dc.description.abstractIt is notoriously difficult that many students have to produce texts in different school stages. This difficulty is usually more sharping when it comes the order of texts to argue, in which we can perceive a weakness in the linguistic-discursive repertoire and organization of ideas in time to present its opinions and present arguments to defend them. Therefore, this study has as its theme text production from the genre reader’s letter, delimited the students of the 6th year of a municipal school in Teresina-PI, originated this problematical and on the assumption that it is necessary to consider the didactically practices teaching genres of various discursive fields wide and continuous basis so that it can provide students a better ownership of their structural characteristics, linguistic and functional throughout school life. The choice of genre reader's letter was given by his predominantly opinionated character, by oportunizar work with social movement genres in schools and thus promote the use of situated and significantly language, and to be present today in some textbooks 6th grade. As theoretical apparatus we support on studies of Bakhtin (1997) and Bronckart (2003) for the study of genre in sociointeractionist perspective of language, Adam (2011), Koch (2011), Charaudeau (2014) to support in as the argumentative language and typological sequences, Alves Filho (2011) as a theoretical support on the structure and aspects involving the production process of the reader's letter, among other contributions. For the analysis of the difficulties of writing related to genre, it was raised a corpus composed of 22 (twenty-two) productions in which we could observe a limitation on skills that involve the structure of the letter, organization of ideas and use of argumentative operators. Leading us to realize that the students have the ability to write argumentative texts, however, it is noticeable the need that you have to improve and expand this knowledge, therefore, the teacher, providing the development of appropriate linguistic and discursive skills to communicative purposes varied, mostly for the argumentative skills through activities that encourage students to contact with the various social writing practices.The research results confirm the importance of teacher mediation at work with genres, particularly with regard to the development of linguistic competence in opinion texts in our case, the letter of the reader, as we see a need to intervence appropriately in difficulties present in the students’ texts and complement the activity of the textbook in order to better the specificities of the genre. Thus, the indication of a proposal of this intervention in this study is presented as a model, adjustable to specific realities, which is intended to assist in teaching of the genre reader’s letter, while it is an indicator that is possible and necessary to intercede with based on previously identified problems.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2017-02-03T14:58:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO pronta para gráfica FORMATADO EM PDF.pdf: 2422279 bytes, checksum: 3ce347a9ffaa93f89559b8b7c723e7d2 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProdução Escritapor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectCarta do Leitorpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleProdução textual do gênero carta do leitor no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeTextual production of the reader's letter in elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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