Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Iane Portela-
dc.contributor.advisor1Brito, Stela Maria Viana Lima-
dc.date.accessioned2017-02-03T15:55:20Z-
dc.date.issued2016-10-26-
dc.identifier.citationGOMES, Iane Portela. Leitura de poesia: uma proposta de interação texto/leitor no 9º ano do ensino fundamental. 2016. 171 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/103-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema a “Leitura de Poesia: uma proposta de interação texto/leitor no 9º ano do Ensino Fundamental” com as seguintes questões norteadoras: os alunos leem poesia no cotidiano? Que ideia eles têm sobre esse gênero? Como ocorre a recepção do texto poético em sala de aula? Como o aluno pode interagir com a poesia para que tenham identificação, entendimento, e por fim, o gosto pela leitura? Quais dificuldades os discentes encontram no ato da leitura e de interação texto/leitor? Defende-se as hipóteses de que o aluno deve ser estimulado para tornar-se leitor de textos literários; o processo recepcional do texto poético em sala de aula ocorre sem a devida interação texto/leitor; as dificuldades de compreensão do texto poético residem na falta de exploração das potencialidades máximas do texto literário; a leitura da poesia aliada aos fundamentos da Estética da Recepção promove o despertar da sensibilidade e compreensão leitora do aluno. Assim, o objetivo de investigação dessa pesquisa é propor estratégias para se trabalhar a leitura do texto poético em sala de aula com base nos princípios da Estética da Recepção e no Método Recepcional. Para a consecução do estudo, adotam-se como fundamentação, os pressupostos de Solé (1998); Gebara (2012) Moisés (2012); Colomer (2007); Cosson (2014); Candido (2011); Iser (1979; 1996; 1999); Jauss (1983; 1979, 1994); Sorrenti (2009); Paz (2012); Zilberman (2009); Bordini e Aguiar (1993) dentre outros. Para tanto, atividades diagnósticas constituem o corpus deste trabalho composto de 01 (um) questionário, 15 (quinze) poesias escolhidas pelos alunos através de atividade proposta pelo livro didático e as anotações da observação direta realizada no decorrer das atividades posteriores. A metodologia da pesquisa segue padrões descritivos com cunho qualitativo, aliando-se à pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados encontrados a partir da análise de dados apontam para a necessidade de uma proposta pedagógica, visando propor estratégias de leitura de poesia com base na estética da recepção e no método recepcional, que valoriza o papel do leitor numa perspectiva ativa na leitura.por
dc.description.abstractThe following work has like theme “Poetry Reading: an interaction proposal text/reader in 9th grade in Basic Education” with following guide questions: Do students read poetry every day? Which idea do they have about that gender? How does happen the perception of the poetry text into the classroom? How does the student can interact with poetry to have identification, understand, and finally, like reading? Which difficulties do students have about reading and interaction text/reader? It is defended the guess that the student must be motivated to become himself reader of literary books; the reception process of poetic texts into the classroom happens without the correct interaction between the text and student; the difficulties to comprehend the poetic text are in the absence of exploration of the capacities of literary text; the reading of poetry add to base the Reception Aesthetics to promote the student‟s sensibility and comprehension about reading. Then, the objective of investigation in this research is proposed ways to work reading of poetic text into the classroom based on principles of the Reception Aesthetic and the Reception Method. To attainment the study was used as substantiation, assumptions of Solé (1998); Gebara (2012) Moisés (2012); Colomer (2007); Cosson (2014); Candido (2011) Iser (1979; 1996; 1999); Jauss (1983; 1979, 1994); Sorrenti (2009); Paz (2012); Zilberman (2009); Bordini and Aguiar (1993) and other. Therefore, diagnostic activities compound this work done with 01 questioner, 15 poetries chosen by students though activities in the school book and information about the direct observation done during while this activities are been done. The research methodology follows descriptive and qualitative standard and bibliography and documentary research. The results found from the data analyze show some necessities about pedagogical propose, it aim propose some reading strategies about poetry based on reception aesthetics and in the reception method, which values the reader importance in this active perspective about reading.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2017-02-03T15:55:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) IANE_PORTELA_GOMES.pdf: 4237386 bytes, checksum: c6a07dbf6ff243e8d3f7846e42725465 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-03T15:55:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) IANE_PORTELA_GOMES.pdf: 4237386 bytes, checksum: c6a07dbf6ff243e8d3f7846e42725465 (MD5) Previous issue date: 2016-10-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://sistemas2.uespi.br:8080/retrieve/668/TERMO%20DE%20AUTORIZA%c3%87%c3%83O.jpg.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://sistemas2.uespi.br:8080/retrieve/1083/Termo%20de%20Autoriza%c3%a7%c3%a3o_Publica%c3%a7%c3%a3o%20Digital.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://sistemas2.uespi.br:8080/retrieve/1810/Termo%20de%20Publica%c3%a7%c3%a3o.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectLeitorpor
dc.subjectRecepçãopor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleLeitura de poesia: uma proposta de interação texto/leitor no 9º ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativePoetry reading: a proposal for text / reader interaction in the 9th year of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo4,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação2,52 MBJPEGThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons