Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/104
Tipo do documento: Dissertação
Título: O emprego das categorias de modo e tempo verbais nas produções escritas dos alunos: consequência do ensino de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): The use of verb mode and time categories in students' written productions: a consequence of Portuguese language teaching
Autor: Costa, Antonia Clemilda Almeida
Primeiro orientador: Lopes, Iveuta de Abreu
Resumo: Refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa nos dias atuais é cada vez mais oportuno, diante dos resultados insatisfatórios revelados nos exames nacionais e internacionais, como é o caso do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Prova Brasil e Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Desta forma, o presente estudo tem como objetivo principal investigar, em situações reais de sala de aula, o ensino das categorias de modo e tempo verbal e suas consequências para as atividades escritas dos alunos. Como objetivos específicos: a) Identificar as estratégias didático-metodológicas utilizadas pelo professor nas aulas de Língua Portuguesa ao trabalhar as categorias de modo e tempo verbal; b) analisar no livro didático de Língua Portuguesa do 7º ano do Ensino Fundamental, a maneira como é proposto o estudo do verbo no tocante às categorias de modo e tempo verbal; e c) analisar nas produções de escrita/ rescrita dos alunos, as consequências do ensino de Língua Portuguesadas para o uso consciente das categorias de modo e tempo verbal. Utilizamos como aporte teórico, as propostas de Antunes (2014, 2010, 2007, 2003), Faraco (2008), Travaglia (2007, 2009, 1996, 1993, 1991), Mendonça (2006), Perini (2014,2010, 2007, 1997, 2000, 1996, 1991), Vargas (2011), Ferrarezi Junior (2014), dentre outros, das quais nos fundamentamos sobre aspectos relacionados à linguagem, gramática, ensino de Língua Portuguesa, análise linguística e verbo. A investigação foi conduzida por meio de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativo-interpretativa, o que nos possibilitou focalizar o nosso objeto de estudo com mais precisão. A pesquisa foi desenvolvida em situação real de sala de aula numa turma do 7ª ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino, da cidade de Altos (PI), na qual atuamos como observadora participante. Foram utilizados como instrumentais para a coleta de dados: questionário, observação, gravações em áudio, anotações de campo, bem como a análise de recursos didáticos, como livro didático e as atividades escritas dos alunos. A análise dos dados revela que o ensino das categorias de modo e tempo verbal, tal como vem sendo trabalhado em sala de aula é predominantemente normativo e estrutural, pautada no aspecto morfológico, o que não tem favorecido ao desenvolvimento da competência linguística e comunicativa do aluno, no que se refere ao uso dessas categorias em suas produções de escrita e reescrita de textos. Desta forma, depreendemos que há uma necessidade urgente de uma ressignificação, na prática, no ensino de Língua Portuguesa, no qual propomos a abordagem do conteúdo a partir do uso da análise linguística.
Abstract: To reflect on the teaching of Portuguese nowadays becomes increasingly timely, given the un-satisfactory results in national and international tests, such as the National High School Exam (ENEM), Brazil test and the Programme for International Student assessment (PISA). Thus, the present study aims to investigate in real situations in the classroom, the teaching categories of mode and tense and its consequences for the activities of the students written. As specific: a) to identify the methodological strategies used by the teacher of Portuguese as the grammatical content (verb: mode and time); b) to analyze the chapterof a portugues textbook of 7th year of elementary school, observing the way it is proposed to grammar teaching with regard to cate-gories of mode and tense; and c) to analyze the students' productions grammar teaching conse-quences for the use of the categories of time and verbally. We used as theoretical support, the proposals of Antunes (2014, 2010, 2007, 2003), Faraco (2008), Travaglia (2007, 2009, 1996, 1993, 1991), Mendonça (2006), Perini (2014,2010, 2007, 1997, 2000, 1996, 1991), Vargas (2011), Ferrarezi Junior (2014), dentre outros.of whom the substantiated on issues related to language, grammar, teaching Portuguese, linguistic analysis and verb. The research was con-ducted through field research, qualitative interpretative approach, which enabled us to focus our object of study more accurately. The research was conducted in a real situation of the classroom in a class of 7th grade of elementary school of a municipal school I the city of Altos (PI), in which we operate as a participant observer. They were used as instruments for data collection: questionnaire, observation, audio recordings, field notes, and the analysis of educational resou-rces, as the textbook and written activities of students. The results of the data obtained through the questionnaire the teacher and observation in the classroom, textbook and activities writings of the students, we infer that the use of categories of mode and tense, as has been worked in the classroom is weakened to the use of grammar teaching, predominantly normative, based on morphology, which has not favored the development of linguistic and communicative compe-tence of the student. Seeing as a gap, we suggest, through a proposal for intervention, employ-ment activities to the verb and its inflections time and mode of a perspective of the use of lin-guistic analysis.
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa
Ensino de Gramática
Modo e Tempo Verbal
Análise Linguística
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: COSTA, Antonia Clemilda Almeida. O emprego das categorias de modo e tempo verbais nas produções escritas dos alunos: consequência do ensino de língua portuguesa. 2016. 194 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/104
Data de defesa: 26-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa3,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons