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Tipo do documento: Dissertação
Título: O apagamento das preposições antes de pronomes relativos introdutórios de orações subordinadas adjetivas
Autor: Melo, Antônio da Cruz da Silva
Primeiro orientador: Gomes, Raimundo Francisco
Primeiro membro da banca: Gomes, Raimundo Francisco
Segundo membro da banca: Lima, Maria Auxiliadora Ferreira
Terceiro membro da banca: Silva, Ailma do Nascimento
Resumo: Este trabalho, inserido no âmbito dos estudos de sintaxe do período composto, propõe uma discussão teórico-prática sobre o ensino e a aprendizagem das estratégias de relativização das orações subordinadas adjetivas com alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Santa Cruz dos Milagres – Piauí. Para tanto, foi necessária uma reflexão aprofundada sobre a temática em exercícios dos alunos e na metodologia de ensino do professor. Atestamos que a relevância desta dissertação abrirá espaço para novas discussões sobre as estratégias de relativização, o ensino do período composto, as orações subordinadas adjetivas e a função dos pronomes relativos. Nossa pesquisa teve como objetivos específicos: identificar os fatores e circunstâncias que propiciam o apagamento das preposições diante de pronomes relativos introdutores de orações subordinadas adjetivas; discutir alguns aspectos envolvidos no ensino e no aprendizado de língua materna em relação ao ensino das orações subordinadas adjetivas; oferecer subsídios teóricos e práticos ao professor de língua materna para a abordagem das orações relativas no ensino fundamental. Para se perseguir os objetivos deste trabalho, refletimos sobre concepções de Linguagem, de Língua e de Gramática, o papel da Linguística no ensino de língua materna, a Tradição Gramatical, os pronomes, as preposições, as orações subordinadas adjetivas, o Gerativismo, o fenômeno e as estratégias de relativização no português brasileiro. Os teóricos que deram aporte para as discussões foram: Travaglia (2001 e 2007), Azeredo (2010), Martellota (2015), Franchi (2006), Ilari (1997), Neves (2002), Cunha e Cintra (2013), Bechara (2015), Castilho (2014), Almeida (2009), Perini (2010), Silva & Koch (2009), Kenedy (2013a, 2013b), Kato e Nascimento (2015), Lemle (apud, Castilho, 2014), Castilho (2014) dentre outros. Em relação à metodologia adotada, nossa pesquisa teve natureza bibliográfica, de cunho qualitativo, além de apresentar um viés descritivo, cujo método de abordagem foi o dedutivo, pois propomos uma observação crítico-reflexiva nas aulas de Língua Portuguesa. Dentre os resultados que obtivemos destacamos que o ensino influencia o reconhecimento e o aprendizado das estruturas da norma padrão e que o apagamento das preposições diante dos pronomes relativos introdutórios de orações subordinadas adjetivas está relacionado com a não percepção da estrutura argumental dos verbos e nomes da oração subordinada e suas estratégias de relativização.
Abstract: This paper, within the studies of compound clause syntax context, proposes a theoretical/practical discussion on teaching and learning strategies of relativization of adjective subordinate clauses for 9th graders in an elementary education public school in Santa Cruz dos Milagres - Piaui. Therefore, it was required a thorough reflection on the theme in the student exercises and the teacher‟s teaching methodology. We certify that the relevance of this thesis will start further discussions on the strategies of relativization, the compound clause teaching, the adjectival subordinate clauses and the function of relative pronouns. Our research had as specific aims: to identify the aspects and circumstances that favor the deletion of prepositions before introductory relative pronouns of adjectival subordinate clauses; to discuss some aspects involved in mother tongue teaching and learning in relation to adjectival subordinate clauses teaching; to offer some theoretical/practical basis to the mother tongue teacher to approach the relative clauses in elementary school. To pursue these objectives, this paper reflected on language concepts, language and grammar, the role of language for mother tongue teaching, grammatical tradition, pronouns, and prepositions, adjectival subordinate clauses, Gerativism, the phenomenon and the strategies of relativization in Brazilian Portuguese. Theorists who supported the discussions were Travaglia (2001 and 2007), Azeredo (2010), Martellota (2015), Franchi (2006), Ilari (1997), Snow (2002), Cunha and Cintra (2013), Bechara (2015), Castilho (2014), Almeida (2009), Perini (2010), Silva & Koch (2009), Kenedy (2013th, 2013b), Kato and Birth (2015), Lemle (quoted via Castilho, 2014), Castilho (2014), among others. Regarding to methodology, our research was of a bibliographical and qualitative nature and it presents a descriptive inclination, in which the methodological approach used in the research was the deductive one, hence, a critical and reflective observation was proposed in Portuguese classes. Among the results obtained, we decided to highlight the influence of recognition and learning of Standard Portuguese structures and the deletion of prepositions before introductory relative pronouns of adjectival subordinate clauses and how they are related to the non-perception of the argumentative structure of verbs and subordinate clause names, and their strategies of relativization.
Palavras-chave: Ensino de Gramática
Orações Subordinadas Adjetivas
Gerativismo
Estratégias de Relativização
Área(s) do CNPq: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES :: LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: MELO, Antônio da Cruz da Silva. O apagamento das preposições antes de pronomes relativos introdutórios de orações subordinadas adjetivas. 2016. 178 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/109
Data de defesa: 4-Sep-2016
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