Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1108
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFilho, Joel Pereira da Silva-
dc.contributor.advisor1Souza, Sávio Luan Portela de-
dc.date.accessioned2025-01-10T17:03:08Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Joel Pereira da. A prestação de contas do programa nacional de alimentação escolar: um estudo prático em uma escola estadual no município de Teresina. 2024. 71 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1108-
dc.description.resumoEste trabalho investiga os procedimentos de prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em uma escola pública estadual de Teresina, focando na transparência e eficiência da gestão dos recursos. A problemática central reside nas práticas de gestão financeira e no impacto delas na execução e fiscalização do programa, questionando a eficácia das medidas adotadas para garantir a correta aplicação dos recursos públicos. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva, utilizando entrevistas semiestruturadas com o gestor escolar e a técnica financeira, além de análise documental dos registros administrativos e financeiros de 2024. Os resultados apontam que, apesar de a escola seguir as diretrizes do PNAE, existem desafios relacionados à organização interna, precisão dos dados e clareza das informações para a comunidade escolar. A pesquisa conclui que o cumprimento adequado dos procedimentos de prestação de contas é essencial para garantir maior transparência e eficiência na gestão dos recursos, embora ainda haja dificuldades operacionais e falta de capacitação dos envolvidos.por
dc.description.abstractThis study investigates the accountability procedures of the Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) at a public state school in Teresina, focusing on the transparency and efficiency of resource management. The central issue lies in financial management practices and their impact on the program's execution and oversight, questioning the effectiveness of the measures adopted to ensure the proper allocation of public funds. The research is qualitative and descriptive in nature, utilizing semi-structured interviews with the school manager and the financial technician, as well as documentary analysis of the 2024 administrative and financial records. The results indicate that, although the school adheres to PNAE guidelines, challenges remain related to internal organization, data accuracy, and clarity of information for the school community. The study concludes that proper adherence to accountability procedures is crucial for ensuring greater transparency and efficiency in resource management, although operational difficulties and a lack of training among those involved persist.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Joel Filho (jpdasilvaf@aluno.uespi.br) on 2025-01-10T16:35:04Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 416842 bytes, checksum: 4cc050d1f78fea845f816dbfff6d04c4 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 136508 bytes, checksum: 697bb009a7eced45cf7445e692b10f3d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-10T17:03:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 416842 bytes, checksum: 4cc050d1f78fea845f816dbfff6d04c4 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 136508 bytes, checksum: 697bb009a7eced45cf7445e692b10f3d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-10T17:03:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 416842 bytes, checksum: 4cc050d1f78fea845f816dbfff6d04c4 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 136508 bytes, checksum: 697bb009a7eced45cf7445e692b10f3d (MD5) Previous issue date: 2025-01-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrestação de Contaspor
dc.subjectControle Socialpor
dc.subjectRecursos Públicospor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleA prestação de contas do programa nacional de alimentação escolar: um estudo prático em uma escola estadual no município de Teresinapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Ciências Contábeis (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA COMPLETA.pdf407,07 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.