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Tipo do documento: Monografia
Título: A prestação de contas do programa nacional de alimentação escolar: um estudo prático em uma escola estadual no município de Teresina
Autor: Filho, Joel Pereira da Silva
Primeiro orientador: Souza, Sávio Luan Portela de
Resumo: Este trabalho investiga os procedimentos de prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em uma escola pública estadual de Teresina, focando na transparência e eficiência da gestão dos recursos. A problemática central reside nas práticas de gestão financeira e no impacto delas na execução e fiscalização do programa, questionando a eficácia das medidas adotadas para garantir a correta aplicação dos recursos públicos. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva, utilizando entrevistas semiestruturadas com o gestor escolar e a técnica financeira, além de análise documental dos registros administrativos e financeiros de 2024. Os resultados apontam que, apesar de a escola seguir as diretrizes do PNAE, existem desafios relacionados à organização interna, precisão dos dados e clareza das informações para a comunidade escolar. A pesquisa conclui que o cumprimento adequado dos procedimentos de prestação de contas é essencial para garantir maior transparência e eficiência na gestão dos recursos, embora ainda haja dificuldades operacionais e falta de capacitação dos envolvidos.
Abstract: This study investigates the accountability procedures of the Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) at a public state school in Teresina, focusing on the transparency and efficiency of resource management. The central issue lies in financial management practices and their impact on the program's execution and oversight, questioning the effectiveness of the measures adopted to ensure the proper allocation of public funds. The research is qualitative and descriptive in nature, utilizing semi-structured interviews with the school manager and the financial technician, as well as documentary analysis of the 2024 administrative and financial records. The results indicate that, although the school adheres to PNAE guidelines, challenges remain related to internal organization, data accuracy, and clarity of information for the school community. The study concludes that proper adherence to accountability procedures is crucial for ensuring greater transparency and efficiency in resource management, although operational difficulties and a lack of training among those involved persist.
Palavras-chave: Prestação de Contas
Controle Social
Recursos Públicos
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Sociais Aplicadas
Programa: Bacharelado em Ciências Contábeis
Citação: SILVA FILHO, Joel Pereira da. A prestação de contas do programa nacional de alimentação escolar: um estudo prático em uma escola estadual no município de Teresina. 2024. 71 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1108
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Ciências Contábeis (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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