Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/111
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Ana Lucia Gaspar da-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Lucirene da Silva-
dc.contributor.referee1Carvalho, Lucirene da Silva-
dc.contributor.referee2Gomes, Yana Liss Soares-
dc.contributor.referee3Silva, Ailma do Nascimento-
dc.date.accessioned2017-09-08T20:32:26Z-
dc.date.issued2016-11-25-
dc.identifier.citationCRUZ, Ana Lucia Gaspar da. A hipo e a hipersegmentação na escrita de alunos da educação de jovens e adultos: uma reflexão na perspectiva da prosódia. 2017. 125 f. Dissertação (Programa Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2017.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/111-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo os processos de segmentações indevidas nas sequências das palavras escritas, as hipossegmentações e hipersegmentações, nas produções textuais dos alunos do 3º e 4º ciclos, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sob o viés da teoria prosódica. Os objetivos que delinearam a pesquisa basearam-se na análise e identificação das possíveis hipóteses levantadas por esses alunos para segmentar as palavras colocando os espaços em branco entre elas. Nesses momentos de reflexão, as junturas/separações indevidas que ocorrem na segmentação das palavras se manifestam, uma vez que o aluno ainda não reconhece o vocábulo lexical isolado. Considerando a consciência metalinguística e as práticas sociais comunicativas como fatores que influenciam o processo de escrita, esta pesquisa busca compreender e explicar esses aspectos. O estudo é teórico-descritivo, pois se fundamentou em autores que abordam o tema em questão como, Ferreiro & Teberosky (1999), Zorzi (1998), Cunha (2004), Tenani & Paranhos (2011), Chacon (2013), Mollica (2007), Kato(1986), Câmara Jr.(2010), Bisol (1999, 2000, 2005, 2013), entre outros, afim de interpretar e explicar o fenômeno. Por outro lado, os dados coletados passaram por um procedimento quantitativo e qualitativo com vistas a averiguar os percentuais de ocorrências de segmentações não convencionais e relacioná-las ao contexto escolar pesquisado. Esta investigação constatou que a prosódia influencia na segmentação das palavras no texto escrito, em razão do aluno se apoiar na fala para a realização desse ato, e quanto às segmentações indevidas, as mais recorrentes são as hipossegmentações. Intencionando minimizar essas ocorrências, elaborou-se um projeto de intervenção pedagógica, com vistas a auxiliar professor e aluno nesse processo educativo.por
dc.description.abstractThis study aims to study the undue segmentation in the sequences of written words, hyposegmentations and hypersegmentations, in the textual productions of students in the 3rd and 4th cycles of Educação de Jovens e Adultos (EJA), under the bias of prosodic theory. The objectives of this research were based on the analysis and identification of possible hypotheses raised by these students to segment the words by placing the blanks between them. In these moments of reflection, the undue joints or separations that occur in the segmentation of words are manifested, since the student still doesn‟t recognize the isolated lexical word. Considering metalinguistic awareness and communicative social practices as factors that influence the writing process, this research seeks to understand and explain these aspects. The study is theoretical-descriptive, and it was based on authors who approach the theme in question, such as Ferreira & Teberosky (1999), Zorzi (1998), Cunha (2004), Tenani & Paranhos (2011), Chacon (2007), Kato (1986), Câmara Jr. (2010), Bisol (1999, 2000, 2005, 2013), among others, searching interpret and explain the phenomenon. On the other hand, the data collected underwent a quantitative and qualitative procedure in order to ascertain the percentage of occurrences of unconventional segmentations and to relate them to the researched school context. This investigation found that prosody influences the segmentation of words in the written text, because the student relies on speech for the performance of this act, and for undue segmentations, the most recurrent are hyposegmentation. Intending to minimize these occurrences, a project of pedagogical intervention was elaborated, aiming at assisting teacher and student in this educational process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucyara Rodrigues (jucyararodrigues.biblio@gmail.com) on 2017-09-08T20:32:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ANA LUCIA GASPAR DA CRUZ.pdf: 3001181 bytes, checksum: 4d4308ce1da57c1b108b4ca826339779 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-08T20:32:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ANA LUCIA GASPAR DA CRUZ.pdf: 3001181 bytes, checksum: 4d4308ce1da57c1b108b4ca826339779 (MD5) Previous issue date: 2017-11-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectHipossegmentaçãopor
dc.subjectHipersegmentaçãopor
dc.subjectEJApor
dc.subjectProsódiapor
dc.subjectSegmentação das Palavraspor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA hipo e a hipersegmentação na escrita de alunos da educação de jovens e adultos: uma reflexão na perspectiva da prosódiapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa2,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação314,42 kBJPEGBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons