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Tipo do documento: Dissertação
Título: Da entrevista para o texto de memórias literárias: um estudo sobre os processos de retextualização
Autor: Feitosa, Rodger Marques de Souza
Primeiro orientador: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Primeiro membro da banca: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Segundo membro da banca: Zavam, Aurea Suely
Terceiro membro da banca: Lopes, Iveuta de Abreu
Resumo: O processo de retextualização de textos orais para escritos não é um procedimento mecânico e automático, uma vez que envolve operações complexas que são marcadas tanto no código da língua como no sentido. A retextualização é um processo que envolve compreensão, pois, antes de qualquer atividade de transformação textual, acontece uma atividade cognitiva. Este estudo, que tem como tema “Da entrevista para o texto de memórias literárias: um estudo sobre os processos de retextualização”, e será realizado numa turma de 7º ano de uma escola pública municipal da cidade de Parnaíba, no Piauí, tem como objeto de pesquisa os processos de retextualização. Seu objetivo geral é analisar os processos de retextualização na passagem de uma entrevista para um texto de memórias literárias, apontando as alterações ocorridas no texto original. Para fundamentar este estudo baseamo-nos em Marcuschi (2010), Koch e Elias (2015), Bentes (2010), Crescitelli e Reis (2014), Dell’Isola (2007), Silva (2001), entre outros. Os dados foram coletados na turma em que o pesquisador atua como professor de língua portuguesa. A análise mostrou que, no processo de retextualização de uma entrevista para o texto de memórias literárias, os alunos transpõem marcas de oralidade para o texto final, sendo a repetição a mais recorrente.
Abstract: The process retextualization oral texts written to is not a mechanical and automatic procedure, since it involves complex operations which are marked in both the language code and the meaning. The retextualization is a process that involves understanding, because before any text processing activity takes place a cognitive activity. This study, which has the theme "From the interview to the text of literary memories: a study on retextualization processes, and will be held in a class of 7th grade of a public school in the city of Parnaiba in Piaui, is object of research the retextualization processes. Its general objective is to analyze the retextualization processes in the passage of an interview to a text of literary memories, pointing out the changes in the original text. To support this study we rely on Marcuschi (2010), Koch and Elias (2015), Bentes (2010), Crescitelli and Kings (2014), Dell'Isola (2007), Silva (2001), among others. Data were collected in the class in which the researcher acts as a Portuguese teacher. Their analysis showed that the retextualization process of an interview to the text of literary memories students implementing orality marks for the final text, and repetition is the most recurrent.
Palavras-chave: Retextualização
Entrevista
Memórias Literárias
Transformação Textual
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: FEITOSA, Rodger Marques de Souza. Da entrevista para o texto de memórias literárias: um estudo sobre os processos de retextualização. 2017. 134 f. Dissertação (Programa Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/113
Data de defesa: 17-Oct-2016
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