Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/114
Tipo do documento: Dissertação
Título: A continuidade e a progressão de sentido do texto a partir dos procedimentos de repetição e substituição
Autor: Costa, Gilvana Mendes da
Primeiro orientador: Lopes, Iveuta de Abreu
Primeiro membro da banca: Lopes , Iveuta de Abreu
Segundo membro da banca: Silva, Franklin Oliveira
Terceiro membro da banca: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Resumo: Este estudo focaliza o aspecto da coesão como princípio de construção de sentido do texto a partir da relação de reiteração de referentes na tessitura textual. Tem como objetivo geral investigar os procedimentos de repetição e de substituição nas produções de contos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, pretendemos: identificar o referente que concentra a unidade temática dos contos produzidos pelos alunos; identificar e descrever os recursos que reiteram o referente responsável pela unidade temática desses contos, analisar o funcionamento dos recursos que realizam a reiteração do referente principal nos contos na perspectiva da continuidade e da progressão de sentido. Buscamos apoio teórico nos postulados de Antunes (2005; 2009; 2012), Koch (2002, 2009, 2014, 2012), Koch e Travaglia (2014), Koch e Elias (2010, 2014, 2016), Marcuschi (1992, 2008, 2012), Adam (1992), Bonini (2005). Visando ao atendimento dos objetivos traçados, a investigação a que nos propusemos foi realizada através de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, descritiva, exploratória e de abordagem interpretativa. No que diz respeito aos resultados da análise dos dados, constatamos que o uso dos recursos de repetição de unidades do léxico e de caracterizadores situacionais foi mais producente para a manutenção e a progressão de sentido do texto em relação ao uso de termos sinônimos. Verificamos que as inadequações quanto ao uso de tais recursos, embora não tenham prejudicado a interpretabilidade global dos textos, incidiram em problemas estruturais, resultando em aspectos de incoerências localizadas. Nesse sentido, atribuímos ao ensino de Língua Portuguesa a realização de práticas que colaborem para o melhoramento das dificuldades apresentadas pelos alunos. A partir dessa compreensão, elaboramos uma proposta didática com atividades reflexivas que objetiva a escrita de diferentes gêneros textuais relacionadas à manutenção e à progressão unidade temática a partir do uso de recursos inerentes aos procedimentos de repetição e de substituição.
Abstract: This study focuses on the aspect of cohesion as a principle of construction of meaning of the text based on the relation of reiteration of referents in the textual tessitura. It has as general objective to investigate the repetition and substitution procedures in the productions of stories of students of the 6th grade of Elementary School. As specific objectives, we intend to: identify the referent that concentrates the thematic unit of the stories produced by the students; Identify and describe the resources that reiterate the referent responsible for the thematic unit of these stories, analyze the functioning of the resources that carry out the reiteration of the main reference in the stories in the perspective of continuity and the progression of meaning. We seek theoretical support in the postulates of Antunes (2005, 2009, 2012), Koch (2002, 2009, 2014, 2012), Koch and Travaglia (2014), Koch and Elias (2010, 2014, 2016), Marcuschi 2012), Adam (1992), Bonini (2005). Aiming at the fulfillment of the objectives outlined, the research we propose was carried out through a qualitative, descriptive, exploratory and interpretive field research. With regard to the results of the data analysis, we found that the use of the resources of repetition of units of the lexicon and of situational characterizers was more productive for the maintenance and the progression of sense of the text in relation to the use of synonymous terms. We have found that inadequacies in the use of such resources, while not impairing the overall interpretability of texts, have led to structural problems, resulting in aspects of localized inconsistencies. In this sense, we attribute to Portuguese language teaching practices that contribute to the improvement of the difficulties presented by the students. Based on this understanding, we elaborated a didactic proposal with reflective activities that aimed at the writing of different textual genres related to the maintenance and progression of the thematic unit from the use of resources inherent to the repetition and substitution procedures.
Palavras-chave: Teoria do Texto
Repetição
Substituição
Linguística Textual
Progressão
Construção de Sentido
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: COSTA, Gilvana Mendes da. A continuidade e a progressão de sentido do texto a partir dos procedimentos de repetição e substituição. 2017. 163 f. Dissertação (Programa Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/114
Data de defesa: 17-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa2,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação654,17 kBJPEGThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons