| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1169| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Metodologias ativas em livros didáticos de ciências do ensino fundamental (1º ao 5º ano) na rede municipal de Campo Maior -PI |
| Autor: | Nóbrega, Edvanir Aragão Silva |
| Primeiro orientador: | Coutinho, Maria Beatriz Dias |
| Primeiro coorientador: | Silva, Maria Pessoa da |
| Primeiro membro da banca: | Farias, Ruth Raquel Soares de |
| Segundo membro da banca: | Silva, Samara Borges da |
| Resumo: | A escola contemporânea enfrenta desafios e a inovação pedagógica é essencial para promover uma educação eficaz e dinâmica. No ensino de Ciências, as metodologias ativas surgem para incentivar a participação dos alunos, promovendo uma aprendizagem interativa e colaborativa. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a presença das metodologias ativas nos livros de Ciências do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da Rede Municipal de Campo Maior, observando a frequência e perfil dessas abordagens. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, com análise bibliográfica e documental, e a Análise Textual Discursiva (ATD) para avaliar os dados. Os resultados mostram que as metodologias ativas estão presentes, de forma implícita, alinhadas ao conteúdo e à prática pedagógica centrada no aluno. A pesquisa sugere estudos comparativos entre os LDs e as práticas docentes, além de investigar a percepção de professores e alunos sobre metodologias, visando aprimorar o ensino de Ciências, promovendo uma educação transformadora e de qualidade. |
| Abstract: | The contemporary school faces challenges and pedagogical innovation is essential to promote an effective and dynamic education. In science teaching, active methodologies emerge to encourage student participation, promoting interactive and collaborative learning. This research aimed to analyze the presence of active methodologies in Elementary School Science books (1st to 5th grade) of the Municipal Network of Campo Maior, observing the frequency and profile of these approaches. A qualitative methodology was used, with bibliographic and documentary analysis, and Discursive Textual Analysis (DTA) to evaluate the data. The results show that active methodologies are present, implicitly, aligned with the content and student-centered pedagogical practice.. The research suggests comparative studies between textbooks and teaching practices, in addition to investigating the perception of teachers and students about methodologies, aiming to improve the teaching of Science, promoting a transformative and quality education. La escuela contemporánea enfrenta desafíos y la innovación pedagógica es fundamental para promover una educación efectiva y dinámica. En la enseñanza de las ciencias surgen metodologías activas para fomentar la participación de los estudiantes, promoviendo el aprendizaje interactivo y colaborativo. Esta investigación tuvo como objetivo analizar la presencia de metodologías activas en los libros de Ciencias de la Educación Básica (1º a 5º grado) de la Red Municipal de Campo Maior, observando la frecuencia y el perfil de estos enfoques. Se utilizó una metodología cualitativa, con análisis bibliográfico y documental, y Análisis Textual Discursivo (TDA) para evaluar los datos. Los resultados muestran que las metodologías activas están presentes, implícitamente, alineadas con el contenido y la práctica pedagógica centrada en el estudiante. La investigación sugiere estudios comparativos entre los libros de texto y las prácticas docentes, además de indagar en la percepción de docentes y estudiantes sobre las metodologías, con el objetivo de mejorar la enseñanza de las Ciencias, promoviendo una educación transformadora y de calidad. |
| Palavras-chave: | Aprendizagem Participação Ativa Colaborativa |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
| Citação: | NÓBREGA, Edvanir Aragão Silva. Metodologias ativas em livros didáticos de ciências do ensino fundamental (1º ao 5º ano) na rede municipal de Campo Maior -PI. 2024. 43f. Monografia - (Licenciatura Plena Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Campus Heróis do Jenipapo, Campo Maior, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1169 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Ciências Biológicas (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 934,77 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
