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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de reportagem sobre violência escolar no Brasil: perspectivas para o combate?
Autor: Sabóia, Angela Bandeira
Primeiro orientador: Costa, Marina Marcos
Resumo: A violência escolar ao longo de sua trajetória, em meados do século XXI já apresentava insegurança e até mesmo violência nas próprias instituições de ensino, porém, essa problemática vem crescendo e transformando o processo de ensino aprendizagem um desafio, pois tem levado a várias discussões, reflexões, se apresentando como a necessidade de ser trabalhada por algumas políticas públicas como um grave problema social. O que se constata é que a escola deixou de ser um localseguro, de proteção ao estudante, além das áreas no entorno das escolas que também acabam sendo vistas como de risco devido à violência urbana. Nesse contexto, este estudo apresenta como tema: Análise de reportagens sobre violência escolar no Brasil: como combater? e como problemática: Qual o papel da gestão pedagógica no combate à violência escolar? Diante do apresentado, esta pesquisa parte das seguintes questões norteadoras: Quais são as principais causas de violência escolar? Como projetos pedagógicos podem ajudar no combate à violência? Qual o papel da família no combate à violência nas escolas? Tem como objetivo geral investigar os contributos das medidas protetivas utilizadas no combate à violência escolar e apresenta como objetivos específicos: contextualizar as causas e consequências de episódios de violência nas escolas, conhecer o contexto social dos educandos das escolas que apresentam episódios de ameaças de violência; verificar estratégias pedagógicas de combate à violência no ambiente escolar. Esse estudo se justificou a partir do momento que percebeu-se, durante o estágio curricular, o aumento da violência no âmbito social e principalmente no ambiente escolar. A pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica em livros, reportagens artigos científicos e documentos referentes à temática, haja visto que os desafios enfrentados pelos gestores e professores no cotidiano escolar têm evoluído nos últimos tempos. Enfim, espera-se que este trabalho venha contribuir com a comunidade escolar através do conhecimento adquirido a partir da execução de ações pedagógicas embasadas no conteúdo exposto como forma de reduzir atos violentos no ambiente escolar, visto que essa problemática é crescente nos dias atuais.
Abstract: School violence throughout its history, in the middle of the 21st century, already presented insecurity and even violence in educational institutions themselves, however, this problem has been growing and transforming the teaching-learning process into a challenge, as it has led to several discussions, reflections, presenting itself as the need to be addressed by some public policies as a serious social problem. What can be seen is that the school is no longer a safe place to protect the student, in addition to the areas surrounding the schools that also end up being seen as at risk due to urban violence. In this context, this study's theme is: Analysis of reports on school violence in Brazil: how to combat it? and as a problem: What is the role of pedagogical management in combating school violence? In view of the above, this research is based on the following guiding questions: What are the main causes of school violence? How can pedagogical projects help combat violence? What is the role of the family in combating violence in schools? Its general objective is to investigate the contributions of protective measures used to combat school violence and its specific objectives are: to contextualize the causes and consequences of episodes of violence in schools, to understand the social context of students in schools that present episodes of threats of violence; verify pedagogical strategies to combat violence in the school environment. This study was justified when it was noticed, during the curricular internship, the increase in violence in the social sphere and especially in the school environment. The research consists of a bibliographical review of books, reports, scientific articles and documents relating to the topic, given that the challenges faced by managers and teachers in daily school life have evolved in recent times. Ultimately, it is expected that this work will contribute to the school community through the knowledge acquired from the execution of pedagogical actions based on the exposed content as a way of reducing violent acts in the school environment, as this problem is growing nowadays.
Palavras-chave: Análise
Combate
Gestão
Pedagogia
Violência Escolar
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SABÓIA, Angela Bandeira. Análise de reportagem sobre violência escolar no Brasil: perspectivas para o combate?. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1250
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

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