| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1289| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A formação de professores e as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica transformadora no munícipio de Campo Maior-PI |
| Autor: | Oliveira, Thamyres da Costa Gomes ![]() |
| Primeiro orientador: | Batista, Suênya Marley Mourão |
| Primeiro membro da banca: | Carlos, Pádua |
| Segundo membro da banca: | Marina, Costa |
| Resumo: | A prática pedagógica transformadora requer bases formativas sólidas que contemplem novas perspectivas acerca da formação dos indivíduos. Este trabalho tem como objetivo geral analisar as articulações entre a formação de professores no município de Campo Maior-PI e as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica transformadora. Para atingir este objetivo foram estipulados três objetivos específicos: descrever a formação inicial de professores para atuação nos anos iniciais do ensino fundamental; caracterizar a formação continuada de professores no município de Campo Maior-PI; identificar aspectos que particularizam uma prática pedagógica transformadora. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e do tipo descritiva, sendo a coleta de dados feita por meio da pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada com 3 pedagogas que atuam na rede educacional municipal de Campo Maior-PI e tem experiência em ministrar aulas nos anos iniciais do ensino fundamental. A base teórica utilizada contou com autores como Nóvoa (2019), Freire (2004), Lima (2008), Lombardi, Colores e Orso (2021) e Pádua (2000), entre outros. Por meio da pesquisa foi possível analisar os aspectos que envolvem uma prática pedagógica transformadora e como as formações inicial e continuada influenciam no processo de desenvolvimento da prática do professor. Conclui-se que, por conta das limitações em promover mudanças necessárias nos processos de formação inicial e continuada, a prática pedagógica transformadora ainda encontra dificuldades de se firmar no ambiente escolar. |
| Abstract: | A transformative pedagogical practice can only be achieved from solid training bases that aim for new perspectives for the individual. This work has the general objective of analyzing the connections between teacher training in the municipality of Campo Maior-PI and the possibilities for developing transformative pedagogical practice. In order to achieve this objective, three specific objectives were stipulated: to describe the initial training of teachers to work in the early years of elementary school; characterize the continuing education of teachers in the municipality of Campo Maior-PI; identify aspects that characterize a transformative pedagogical practice. The methodology used was a qualitative approach, and descriptive, with data collection carried out through field research. The research was carried out with 3 pedagogues who work in the municipal educational network of Campo Maior-PI and have experience in teaching classes in the early years of elementary school. The theoretical basis used included authors such as Nóvoa (2019), Freire (2004), Lima (2008), Lombardi;Colores and Orso (2021) and Pádua (2000) among others. Through research, it was possible to analyze the aspects that involve a transformative pedagogical practice and how initial and continuing training influence this process of developing teacher practice. It is concluded that, due to the difficulty in making changes in initial and continuing training, transformative pedagogical practice still finds it difficult to establish itself in the school environment. |
| Palavras-chave: | Prática Pedagógica Formação Professores |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | OLIVEIRA, Thamyres da Costa Gomes. A formação de professores e as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica transformadora no munícipio de Campo Maior-PI. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior-PI, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1289 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 688,12 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

