Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTavares, Maria Kawanna de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3059672407977550por
dc.contributor.advisor1Batista, Suênya Marley Mourão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3810257827135860por
dc.contributor.referee1Silva, Samara Borges da-
dc.contributor.referee2Padua, Carlos Alberto Lima de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-01-31T11:47:40Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationTAVARES, Maria Kawanna de Jesus. Reflexos do IDEB: uma análise do ensino fundamental campomaiorense a partir dos resultados dos anos de 2019 e 2021. 2023. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) -Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior-PI, 2023.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1310-
dc.description.resumoA educação brasileira passou por várias transformações até chegar à organização atual, um dos fatores que contribuiu diretamente para essas transformações foi a criação de políticas públicas que visaram atender às necessidades do contexto educacional. Este trabalho tem por objetivo geral analisar os fatores que contribuem para a evolução do alcance de metas do IDEB nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Campo Maior-PI. A fim de alcançar o objetivo proposto elegeu-se três objetivos específicos: discutir como se constitui o IDEB enquanto política pública educacional brasileira; refletir sobre os impactos das notas obtidas nas avaliações do IDEB no ambiente escolar, no que tange à melhorias nas condições de aprendizagem e identificar as contribuições e limites do IDEB no levantamento da qualidade da educação campomaiorense. A metodologia utilizada na pesquisa adota a abordagem qualitativa de caráter explicativo e refere-se a uma pesquisa de cunho documental e de campo. A pesquisa foi realizada com quatro professores da escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi entrevista semi-estruturada e a técnica adotada para a interpretação dos dados coletados foi a análise de conteúdo. Como aporte teórico foram utilizadas as contribuições de Oliveira (2010), Chirinéa (2010), Magalhães, Araújo e Bonfim (2019), Díaz (2011), Silva, Diógenes e Costa (2021), Chirinéa e Brandão (2015), Gesqui (2016), dentre outros. Por meio da pesquisa constatou-se que há muita discussão acerca de como se constitui o IDEB enquanto política educacional brasileira, principalmente como ele afeta as escolas. Conclui-se que o IDEB, enquanto ferramenta ativa das políticas públicas educacionais, têm relevância no cenário educacional e seus resultados devem levar o devido crédito, porém, deve haver uma reformulação dentro desse indicador, suas ações devem ser planejadas e executadas de acordo com as particularidades de cada escola.por
dc.description.abstractBrazilian education went through several transformations until reaching its current organization. One of the factors that directly contributed to these transformations was the creation of public policies that aimed to meet the needs of the educational context. The general objective of this paper is to analyze the factors that contribute to the evolution of the achievement of IDEB goals in the initial years of Elementary School in Campo Maior-PI. In order to achieve the proposed objective, three specific objectives were chosen: discuss how IDEB is constituted as a Brazilian public educational policy; reflect on the impacts of the grades obtained in IDEB assessments in the school environment in terms of improvements in learning conditions and identify the contributions and limits of IDEB in surveying the quality of education in Campo Maior-PI. The methodology used in the research adopts a qualitative explanatory approach and refers to documentary and field research. The research was carried out with four teachers from the Nossa Senhora de Lourdes Municipal School. The instrument used for data collection was a semi-structured interview and the technique adopted to interpret the collected data was content analysis. As a theoretical contribution, this paper used as main references the articles by Oliveira (2010), Chirinéa (2010), Magalhães, Araújo and Bonfim (2019), Díaz (2011), Silva, Diógenes and Costa (2021), Chirinéa and Brandão (2015), Gesqui (2016), among others. Through research, it was found that there is a lot of discussion about how IDEB is constituted as a Brazilian educational policy, mainly how it affects schools. It is concluded that IDEB, as an active tool for public educational policies, is relevant in the educational scenario and its results must receive due credit, however there must be a reformulation within this indicator and its actions must be planned and executed according to the particularities of each schooleng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Tavares (mariatavares@aluno.uespi.br) on 2025-01-30T01:42:01Z No. of bitstreams: 2 TCC MARIA KAWANNA deposito.pdf: 1031232 bytes, checksum: e7323e02ac295ba601ae6ac6f925e90c (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI (1).pdf: 170756 bytes, checksum: 02b46e708bcbcc85a65a5fb5a6f586f5 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMOS QUE DEVE RETIRAR AS ASSINATURAS FÍSICAS DO TCC. on 2025-01-30T14:56:05Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Tavares (mariatavares@aluno.uespi.br) on 2025-01-30T16:18:45Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI (1).pdf: 170756 bytes, checksum: 02b46e708bcbcc85a65a5fb5a6f586f5 (MD5) TCC MARIA KAWANNA DEPOSITO (1).pdf: 996569 bytes, checksum: 4df4dcaeb372b45c8ce10431a1919132 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-31T11:47:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI (1).pdf: 170756 bytes, checksum: 02b46e708bcbcc85a65a5fb5a6f586f5 (MD5) TCC MARIA KAWANNA DEPOSITO (1).pdf: 996569 bytes, checksum: 4df4dcaeb372b45c8ce10431a1919132 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-31T11:47:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI (1).pdf: 170756 bytes, checksum: 02b46e708bcbcc85a65a5fb5a6f586f5 (MD5) TCC MARIA KAWANNA DEPOSITO (1).pdf: 996569 bytes, checksum: 4df4dcaeb372b45c8ce10431a1919132 (MD5) Previous issue date: 2024-05-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.relation.referencesBARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70,1979. BERELSON, B. Contentanalysis. In: Communication Research. New York: University Press, 1952. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 22 abr. 2024. BRASIL. Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 22 abr. 2024. CHIRINÉA, A. M.; BRANDÃO, C. DA F. O IDEB como política de regulação do Estado e legitimação da qualidade: em busca de significados. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 23, n. 87, p. 461–484, jun. 2015. CHIRINÉA A. M. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e as dimensões associadas à qualidade da educação na escola pública municipal. Marília, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2010. DÍAZ, F. O processo de aprendizagem e seus transtornos. Salvador : EDUFBA, 2011. FERRACIOLI, L. Aspectos da construção do conhecimento e da aprendizagem na obra de Piaget. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 16, n. 2, p. 180–194, 1999. FERREIRA, C; S; SANTOS, E; N; dos. Políticas públicas educacionais: apontamentos sobre o direito social da qualidade na educação. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 11, p. 143-155, 2014. FERNANDES, R. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. 51 FREITAS, L. C. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. GENTILI, P. O discurso da “qualidade” como nova retórica conservadora no campo educacional. In: GENTILI, P., SILVA, T. T. da (orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 111-177. GESQUI, L. C. O IDEB como parâmetro de qualidade da educação básica no Brasil: algumas preocupações. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 23, n. 3, p. 88–99, 2016. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4088.> Acesso em: 15 maio. 2023. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. IDEB. Apresentação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb>. Acesso em: 09 mar. 2023. LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MACHADO, C. Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultados. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 70–82, 2012. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/117.> Acesso em: 14 maio. 2023. MAGALHÃES, C. V; ARAÚJO, Í. T; BONFIM, R. J. A apropriação dos resultados das avaliações externas pelos professores para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas. Anais do 1° Simpósio de TCC, das faculdades FINOM e Tecsoma. p. 1533-1555. 2019. MINAYO, M. C. de S. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes,1994. OLIVEIRA, R. P. DE; ARAUJO, G. C. de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, n. 28, p. 5–23, abr. 2005. 52 OLIVEIRA, A. F. Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. In: OLIVEIRA, Adão Francisco de. Fronteiras da educação: tecnologias e políticas. Goiânia-Goiás: PUC Goiás, 2010. PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: Abordagem teórico prática. 10. ed.São Paulo: Papirus, 2004. QEDU. Campo Maior: Ideb | QEdu. Disponível em: <https://qedu.org.br/municipio/2202208-campo-maior/ideb.> Acesso em: 10 maio. 2023. RIOS, T. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. RUEFFER, C; LAPA, L, A, M. O conceito de aprendizagem na perspectiva de piaget e vygotsky:convergências e divergências entre os autores. Anais do CONEDU - Fundamentos da Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/91199>. Acesso em: 07 set. 2023. SANTOS, P. S. M. B. dos. A gestão educacional e a qualidade educacional na LDB: medidas e padrões (nem sempre) congruentes. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 209–222, 2018. Disponível em:<https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10791>. Acesso em: 17 set. 2023. SILVA, S. C.; DIÓGENES , E.M.N .; COSTA, M. C. F . S. A gestão pedagógica face “ao termômetro” da qualidade educacional: o Ideb como modelador de práticas educacionais. Revista Latino-Americana de Desenvolvimento , [S. l.] , v. 3, n. 4, pág. 2061–2073, 2021. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/471.> Acesso em: 16 maio. 2023. SOUZA, C. Políticas públicas: questões temáticas e de pesquisa. Caderno CRH, Salvador, n. 39, jul./dez. 2003.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIDEBpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleReflexos do IDEB: uma análise do ensino fundamental campomaiorense a partir dos resultados dos anos de 2019 e 2021por
dc.title.alternativeReflections of IDEB: an analysis of campomaiorense elementary education based on the results of the years 2019 and 2021eng
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf973,21 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.