Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1310
Tipo do documento: Monografia
Título: Reflexos do IDEB: uma análise do ensino fundamental campomaiorense a partir dos resultados dos anos de 2019 e 2021
Título(s) alternativo(s): Reflections of IDEB: an analysis of campomaiorense elementary education based on the results of the years 2019 and 2021
Autor: Tavares, Maria Kawanna de Jesus 
Primeiro orientador: Batista, Suênya Marley Mourão
Primeiro membro da banca: Silva, Samara Borges da
Segundo membro da banca: Padua, Carlos Alberto Lima de Oliveira
Resumo: A educação brasileira passou por várias transformações até chegar à organização atual, um dos fatores que contribuiu diretamente para essas transformações foi a criação de políticas públicas que visaram atender às necessidades do contexto educacional. Este trabalho tem por objetivo geral analisar os fatores que contribuem para a evolução do alcance de metas do IDEB nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Campo Maior-PI. A fim de alcançar o objetivo proposto elegeu-se três objetivos específicos: discutir como se constitui o IDEB enquanto política pública educacional brasileira; refletir sobre os impactos das notas obtidas nas avaliações do IDEB no ambiente escolar, no que tange à melhorias nas condições de aprendizagem e identificar as contribuições e limites do IDEB no levantamento da qualidade da educação campomaiorense. A metodologia utilizada na pesquisa adota a abordagem qualitativa de caráter explicativo e refere-se a uma pesquisa de cunho documental e de campo. A pesquisa foi realizada com quatro professores da escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi entrevista semi-estruturada e a técnica adotada para a interpretação dos dados coletados foi a análise de conteúdo. Como aporte teórico foram utilizadas as contribuições de Oliveira (2010), Chirinéa (2010), Magalhães, Araújo e Bonfim (2019), Díaz (2011), Silva, Diógenes e Costa (2021), Chirinéa e Brandão (2015), Gesqui (2016), dentre outros. Por meio da pesquisa constatou-se que há muita discussão acerca de como se constitui o IDEB enquanto política educacional brasileira, principalmente como ele afeta as escolas. Conclui-se que o IDEB, enquanto ferramenta ativa das políticas públicas educacionais, têm relevância no cenário educacional e seus resultados devem levar o devido crédito, porém, deve haver uma reformulação dentro desse indicador, suas ações devem ser planejadas e executadas de acordo com as particularidades de cada escola.
Abstract: Brazilian education went through several transformations until reaching its current organization. One of the factors that directly contributed to these transformations was the creation of public policies that aimed to meet the needs of the educational context. The general objective of this paper is to analyze the factors that contribute to the evolution of the achievement of IDEB goals in the initial years of Elementary School in Campo Maior-PI. In order to achieve the proposed objective, three specific objectives were chosen: discuss how IDEB is constituted as a Brazilian public educational policy; reflect on the impacts of the grades obtained in IDEB assessments in the school environment in terms of improvements in learning conditions and identify the contributions and limits of IDEB in surveying the quality of education in Campo Maior-PI. The methodology used in the research adopts a qualitative explanatory approach and refers to documentary and field research. The research was carried out with four teachers from the Nossa Senhora de Lourdes Municipal School. The instrument used for data collection was a semi-structured interview and the technique adopted to interpret the collected data was content analysis. As a theoretical contribution, this paper used as main references the articles by Oliveira (2010), Chirinéa (2010), Magalhães, Araújo and Bonfim (2019), Díaz (2011), Silva, Diógenes and Costa (2021), Chirinéa and Brandão (2015), Gesqui (2016), among others. Through research, it was found that there is a lot of discussion about how IDEB is constituted as a Brazilian educational policy, mainly how it affects schools. It is concluded that IDEB, as an active tool for public educational policies, is relevant in the educational scenario and its results must receive due credit, however there must be a reformulation within this indicator and its actions must be planned and executed according to the particularities of each school
Palavras-chave: IDEB
Aprendizagem
Ensino Fundamental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: TAVARES, Maria Kawanna de Jesus. Reflexos do IDEB: uma análise do ensino fundamental campomaiorense a partir dos resultados dos anos de 2019 e 2021. 2023. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) -Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior-PI, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1310
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf973,21 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.