???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/133
Tipo do documento: Dissertação
Título: As histórias em quadrinhos e a formação do leitor: uma proposta de ensino para o 8º ano
Autor: Poty, Edigar Pires
Primeiro orientador: Gomes, Raimundo Francisco
Primeiro coorientador: Brito, Stela Maria Viana Lima
Primeiro membro da banca: Gomes, Raimundo Francisco
Segundo membro da banca: Brito, Stela Maria Viana Lima
Terceiro membro da banca: Lima, João Paulo Eufrazio de
Quarto membro da banca: Martins, Nize da Rocha Santos Paraguassu
Resumo: A leitura tem importância considerável na formação do cidadão, uma vez que utiliza recursos que propõem a reflexão e a objetividade. A maioria das crianças tornam-se resistentes à leitura, e isso é comprovado nos resultados obtidos a partir das avaliações internas (provas padronizadas) e externas (Prova Brasil e PISA). Como trabalhar a leitura em sala de aula oferecendo alternativas para atenuar as deficiências desse processo na escola? Neste sentido o trabalho com a HQ é uma boa alternativa, tendo em vista que se trata de um gênero que apresenta múltiplas linguagens, o que é bastante motivador. Este trabalho investiga como as história em quadrinhos são trabalhadas no 8º ano de uma escola pública de Teresina-PI, demonstra a contribuição da HQ no processo de incentivo à leitura, propondo estratégias metodológicas com vistas à proficiência leitora. Propicia aos alunos uma leitura crítica da HQ, compreendendo sua estrutura narrativa, bem como as especificidades de sua linguagem multimodal, viabilizando a reflexão do gênero através de oficinas que beneficiem a sua aplicação como elemento lúdico e sedutor à formação de leitor. A metodologia utilizada contou com pesquisa bibliográfica, qualitativa do tipo descritiva. Para esse fim, realizou-se um projeto de pesquisa de incentivo à leitura, utilizando a HQ em sala de aula em uma escola pública da rede municipal de ensino, em Teresina- Piauí, com alunos pertencentes à a faixa etária entre 13 e 15 anos. O trabalho foi organizado em oficinas, onde as atividades, predominantemente práticas, conseguem atingir o objetivo de resgatar os alunos para a leitura, tornando-os bem mais atentos aos aspectos implícitos do texto.Este trabalho teve como fundamentação teórica os autores Cagliari (1994), Guimarães (2010), Eisner (1989), Kleimam (2000), Solé (1998) e Vergueiro (2007), Barbosa (2012), Ramos (2012), Andrade e Alexandre (2008), Marcuschi (1999), Rama (2004),que são referências em leitura, letramento, linguística e HQ.
Abstract: Reading has considerable importance in the formation of the citizen, since it uses resources that propose reflection and objectivity. Children mostly become resistant to reading, and this is evidenced in the results starting from internal assessments (standardized tests) and external (Brazil and PISA Proof). Working reading in class offering alternatives to mitigate the shortcomings of this process in school? In this sense the work with HQ is a good alternative to work reading in the classroom, given that it is a genre that has multiple languages, which is very motivating. This work investigates how comics are worked in the 8th year of a public school in Teresina-PI, demonstrates also the HQ of the contribution in the process of encouraging reading, proposing methodological strategies aimed at proficiency reader. Provides students with a critical reading of the HQ, including its narrative structure, as well as the specifics of your multimodal language, enabling the reflection of the genre through workshops that benefit their application as playful and seductive element to the player training. The methodology used included literature, qualitative descriptive type. To this end, we conducted a reading incentive research project using the HQ in the classroom in a public school of municipal schools in Teresina Piaui, with students comprising the age group 13 to 15 years. The work was organized in workshops, where activities predominantly practices can achieve the aim of rescuing the students for reading, evidenced in the change of attitude of students, more aware of the implicit aspects of texto.Este work was the theoretical basis authors Cagliari (1994), Cosson (2009), Folcambert (1994), Kleimam (2008), sole (1998) and Vergueiro (2007), Barbosa (2012), Ramos (2012), Andrade and Alexander (2008), which are references in reading, literacy, language and HQ.
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos
Leitura de HQ
Gênero Textual - HQ
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: POTY, Edigar Pires. As histórias em quadrinhos e a formação do leitor: uma proposta de ensino para o 8º ano. 2016. 132 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/133
Data de defesa: 26-Feb-2016
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Completa5,39 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
Termo de Publicação986,91 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons