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Tipo do documento: Monografia
Título: Diálogos verbovisuais em aos 7 e aos 40 e caleidoscópio de vidas, de João Anzanello Carrascoza
Autor: Silva, Edson Vieira da 
Primeiro orientador: Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
Primeiro membro da banca: Carneiro, Ana Karynne Belchior
Segundo membro da banca: Leal, Lucia Maria Nunes
Resumo: Esta monografia tem como tema a Literatura Juvenil e a relação texto-imagem. Uma análise dos diálogos verbovisuais em Aos 7 e aos 40 (2016) e Caleidoscópio de vidas (2019), de João Anzanello Carrascoza. Sob uma perspectiva ampla, esta pesquisa faz uma revisão bibliográfica dos itens Literatura Juvenil e a relação texto-imagem, o livro ilustrado. Em um contexto mais pontual, corresponde a uma análise das duas obras selecionadas de Carrascoza, a segunda sendo ilustrada por Adriano Catenzaro, um projeto gráfico inovador da editora FTD. Muitas pesquisas que estudam a Literatura Juvenil trazem muito da Literatura Infantil, portanto, com vistas a esse cenário, este trabalho de conclusão de curso pesquisa e se debruça especificamente sob o eixo juvenil da Literatura, pois, por mais que haja muitas semelhanças e proximidades com o eixo da Literatura Infantil, existem também muitas distinções. O objetivo central desta pesquisa foi investigar o diálogo entre texto e imagem nas narrativas juvenis Aos 7 e aos 40 (2016) e Caleidoscópio de vidas (2019), de modo que as análises foram feitas tendo em vista a relação intrínseca entre o textual e o imagético. Os objetivos específicos foram: discutir os pressupostos teóricos que embasam a conceituação e caracterização da narrativa para jovens e a relação texto-imagem; caracterizar o projeto gráfico das narrativas verbovisuais selecionadas de João Anzanello Carrascoza, bem como analisar as estratégias verbais e visuais das duas obras. Para tal, foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, de natureza analítico-qualitativa. Em se tratando da Literatura Juvenil, esta monografia tem um caráter exploratório, visto que, pesquisas dessa natureza tem o fito de gerar maior familiaridade com o tema, de acordo com Gil (2002). Como apoio teórico acerca da Literatura Juvenil elencam-se: Navas e Ramos (2016); Gregorin Filho (2016) e João Luiz Ceccantini (2021), já como referencial teórico acerca da relação texto-imagem listam-se: Nikolajeva e Scott (2011); Rui de Oliveira (2008) e Bogo (2020). Esses foram os norteadores da pesquisa, no entanto, teóricos como Zilberman e Lajolo (1988); Cândido (2006, 1995); Benjamin (1994) e Santaella (2012) também contribuem para as discussões propostas. Em Aos 7 e aos 40 (2016) constatamos a relação texto-imagem por meio da diagramação, que interliga os sentidos por meio do visual e do textual, esse elemento visual corrobora o sentido fragmentado proposto pela obra. Em Caleidoscópio de vidas (2019) constatamos ser um livro de artista, por conta da natureza do seu processo de criação, a relação texto-imagem vai além da representação duplicada, as ilustrações de Adriano Catenzaro incorporam e atenuam os sentidos da escrita de Carrascoza. Nesse contexto, conclui-se que a Literatura Juvenil brasileira contemporânea vem se desvencilhando cada vez mais de seu caráter meramente pedagógico, por suas produções literárias preocupadas com o teor artístico e estético das obras, o diálogo texto-imagem vai além da mera repetição. Carrascoza escreve poesia em prosa, sua produção literária agrega em muito a nossa Literatura Juvenil brasileira contemporânea.
Abstract: This undergraduate thesis focuses on Young Adult Literature and the text-image relationship. It presents an analysis of the verbo-visual dialogues in Aos 7 e aos 40 (2016) and Caleidoscópio de Vidas (2019), by João Anzanello Carrascoza. From a broad perspective, this research reviews the literature on Young Adult Literature, the text-image relationship, and illustrated books. In a more specific context, it corresponds to an analysis of the two selected works by Carrascoza, the second one, illustrated by Adriano Catenzaro, is an innovative graphic design project by FTD Publishing. Many studies on Young Adult Literature incorporate elements from Children's Literature, therefore, with this scenario in mind, this undergraduate thesis specifically researches and focuses on the young adult axis of Literature. While there are many similarities and connections with Children's Literature, there are also significant distinctions. The main objective of this research was to investigate the interplay between text and image in the young adult narratives Aos 7 e aos 40 (2016) and Caleidoscópio de Vidas (2019). The analyses considered the intrinsic relationship between the textual and the visual. The specific objectives were: to discuss the theoretical assumptions that support the conceptualization and characterization of narratives for young readers and the text-image relationship; to characterize the graphic design of the selected verbo-visual narratives by João Anzanello Carrascoza, and to analyze the verbal and visual strategies of the two works. To achieve this, the methodology employed was bibliographic research with an analytical-qualitative approach. Regarding Young Adult Literature, this monograph is exploratory, as research of this nature aims to foster greater familiarity with the subject, as per Gil (2002). As theoretical support for Young Adult Literature, the following are listed: Navas and Ramos (2016), Gregorin Filho (2016), and João Luiz Ceccantini (2021). As theoretical framework on the text-image relationship, the following are listed: Nikolajeva and Scott (2011), Rui de Oliveira (2008), and Bogo (2020). These were the guiding references of the research, but other theorists such as Zilberman and Lajolo (1988), Cândido (2006, 1995), Benjamin (1994), and Santaella (2012) also contributed to the discussions. In Aos 7 e aos 40 (2016), the text-image relationship is observed through the layout, which interconnects meanings via the visual and textual elements. This visual component reinforces the fragmented meaning proposed by the work. In Caleidoscópio de Vidas (2019), it is identified as an artist’s book due to the nature of its creation process; the text-image relationship transcends mere duplicated representation. Adriano Catenzaro’s illustrations enhance and deepen the meaning of Carrascoza's writing. In this context, it is concluded that contemporary Brazilian Young Adult Literature is increasingly moving away from its purely pedagogical character. Its literary productions are concerned with the artistic and aesthetic quality of the works, where the text-image dialogue surpasses mere repetition. Carrascoza writes poetry in prose, and his literary production significantly enriches contemporary Brazilian Young Adult Literature.
Palavras-chave: Literatura Juvenil
Relação Texto-Imagem
João Anzanello Carrascoza
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: SILVA, Edson Vieira da. Diálogos verbovisuais em Aos 7 e aos 40 e Caleidoscópio de vidas, de João Anzanello Carrascoza. 2025. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 8358400057935100
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1355
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Clóvis Moura – TERESINA)

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