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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1371Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Barbosa, Sandra Silvéria Batista Carvalho | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4051132884185145 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Soares, Marina Gleika Felipe | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5527013094839934 | por |
| dc.contributor.referee1 | Costa, Marina Marcos | - |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira, Maria das Graças de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-06T11:52:09Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | BARBOSA, Sandra Silvéria Batista Carvalho. Como estão nossas crianças? Reflexões sobre a saúde mental de crianças da educação infantil no contexto das escolas municipais de Oeiras/PI. 2024. 60 f. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras, 2024 . | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1371 | - |
| dc.description.resumo | O campo educativo tem possibilitado o desenvolvimento de pesquisas em diversos espaços e contextos, em que é possível pesquisar sobre temáticas voltadas para o desenvolvimento integral dos estudantes em diferentes etapas de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em relação a Educação Infantil, caracterizada como a primeira etapa da educação, percebe-se a necessidade de dialogar sobre os aspectos sociais, intelectuais, cognitivos e emocionais. Diante desse entendimento, este trabalho aborda discussões sobre a saúde mental de crianças da Educação Infantil com o intuito de apresentar diálogos e reflexões acerca da temática. O estudo tem como objetivo geral analisar sobre as nuances da saúde mental de crianças da Educação Infantil no contexto das escolas municipais de Oeiras/PI. E, como objetivos específicos: Refletir sobre a construção histórica da educação infantil, considerando os impactos educacionais no desenvolvimento da saúde mental das crianças; Identificar os principais problemas de saúde mental vivenciados pelas crianças da Educação Infantil e Caracterizar os impactos no processo educativo, considerando os problemas de saúde mental enfrentadas pelas crianças da Educação Infantil. Desta forma, partiu-se de reflexões construídas no referencial teórico, dialogando com Aries (1978); Vygotsky (1991)); Piaget (1987); Freire (1987) e outros autores. Como encaminhamento metodológico, a pesquisa é qualitativa, narrativa e quanto aos procedimentos, trata-se de pesquisa de campo por meio de análises de dados da entrevista narrativa e questionário semiestruturado com perguntas abertas, com a participação de cinco professoras e uma psicóloga da rede municipal de Oeiras/PI que foram entrevistadas. Como resultados têm-se que o público infantil está diante de um contexto emocional repleto de problemas que têm afetado no desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem das crianças, principalmente no que diz respeito à falta de concentração e na redução das interações sociais no âmbito escolar | por |
| dc.description.abstract | The educational field has enabled the development of research in different spaces and contexts, in which it is possible to research on themes aimed at the integral development of students at different stages of education: Early Childhood Education, Elementary Education and High School. In relation to Early Childhood Education, characterized as the first stage of education, there is a need to discuss social, intellectual, cognitive and emotional aspects. Given this understanding, this work addresses discussions about the mental health of children in early childhood education with the aim of presenting dialogues and reflections on the topic. The general objective of the study is to analyze the nuances of the mental health of children in Early Childhood Education in the context of municipal schools in Oeiras/PI. And, as specific objectives: Reflect on the historical construction of early childhood education, considering the educational impacts on the development of children's mental health; Identify the main mental health problems experienced by children in Early Childhood Education and Characterize the impacts on the educational process considering the mental health problems faced by children in Early Childhood Education. In this way, we started with reflections built on the theoretical framework, dialoguing with Aries (1978); Vygotsky (1991)); Piaget (1987); Freire (1987) and other authors. As a methodological approach, the research is qualitative and narrative, and as for the procedures, it is field research through analysis of data from narrative interviews and a semi-structured questionnaire with open questions, with the participation of five teachers and a psychologist from the network. municipal district of Oeiras/PI who were interviewed. As a result, children are faced with an emotional context full of problems that have affected the development of children's teaching and learning, resulting in impacts during this process. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by SANDRA BARBOSA (sandracarvalho@aluno.uespi.br) on 2025-02-04T19:26:47Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA SANDRA (1).docx (2).pdf: 3436359 bytes, checksum: 10e19612eae76ff22a5aac71cf7d6533 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 70778 bytes, checksum: 4e1bbe9ecc0262cfbf1474b212ad42d3 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMOS QUE LOCALIZAMOS UMA OUTRA SUBMISSÃO JÁ APROVADA NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL, SOLICITE SUA DECLARAÇÃO ATRAVÉS DO EMAIL: REPOSITORIOINSTITUCIONAL@UESPI.BR INFORME NOME COMPLETO, MATRÍCULA, CURSO E CAMPUS. on 2025-02-05T12:39:56Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by SANDRA BARBOSA (sandracarvalho@aluno.uespi.br) on 2025-02-05T21:24:02Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA SANDRA (1).docx (2).pdf: 3436359 bytes, checksum: 10e19612eae76ff22a5aac71cf7d6533 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 70778 bytes, checksum: 4e1bbe9ecc0262cfbf1474b212ad42d3 (MD5) | eng |
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| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.relation.references | ALMEIDA FILHO, N. COELHO, M.T.A. PERES, M.F.T. O conceito de saúde mental. Revista USP. 1999; vol 43, pp. 100-125. ALVES, Solange Maria. Freire e Vigotski: um diálogo entre a pedagogia freireana e a psicologia histórico-cultural. Chapecó: Argos, 2012. AMARAL, M.O.P. et al.. ProMenteSã: Formação de professores para promoção da saúde mental na escola. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 33, p.1-8. 2020. Disponível em:https://acta-ape.org/wp-content/uploads/articles_xml/1982-0194-ape-33- eAPE20190224/1982-0194-ape-33-eAPE20190224 .pdf. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. AQUINO, Julio Groppa. A indisciplina e a escola atual. Ver. Fac. Educ., São Paulo, v.24 n.2, 1998. Disponível em: <http://www.Scielo.b/scielo. php? BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. BRASIL, CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL: promulgada em 5 de outubro de 1988.Art. 205-214. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 1988. CID, M.F.B et al.. Saúde mental infantil e contexto escolar: as percepções dos educadores. Pro-Posições, Campinas, v.30, p.124, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656529. CRESWEL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed.Porto Alegre: Artmed, 2007. DIDONET, Vital. Educação Infantil. Humanidades, Brasília, n, 43, 1991, p. 89-98. GUSTAVO M. Estanislau; RODRIGO Affonseca Bressan. Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987 GIL. Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011. GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que defende o que é ser inteligente. Tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. – Brasília, DF : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular –BNCC,3ª versão. Brasília, 2017. MALVAREZ, S. Promoción de la salud mental. In: RODRIGUEZ, J. (Org). Salud Mental en la comunidade. 2. ed. Washington: OPS, 2009. p. 167-181w. MELLO, D. M. Histórias de subversão do currículo, conflitos e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do Curso de Letras. São Paulo, 2004. Tese (Doutorado em Linguística)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. NUNES, Maria Fernanda Rezende. Educação infantil no Brasil: primeira etapa da educação básica / Maria Fernanda Rezende Nunes, Patrícia Corsino e Vital Didonet. – Brasília : UNESCO, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, Fundação Orsa, 2011. 102 p. ISBN: 978-85-7652-149-5 Orld Health Organization. Mental health: a state of well-being. [Internet]. 2014 Aug. [cited 2018 Aug 28] Available from: <http://www.who.int/features/factfiles/mental_health/en/> [ Links ]. PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento. 2ª Ed. Vozes : Petrópolis, 1996. POPE, Catherine; MAYS, Nicholas. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2005. 118 p. RAVAGNOLI,Neiva Cristina da Silva Rego. A entrevista narrativa como instrumento na investigação de fenômenos sociais na Linguística Aplicada. São Paulo 2018. Revista PUC disponível em http://revistas.pucsp.br/esp SILVA, Antonio Zaquiel Barbosa da. As relações de mediação, aprendizagem e desenvolvimento humano: um diálogo entre Vigotski e Paulo Freire / Antonio Zaquiel Barbosa da Silva. São Luís, 2014. SILVA, Maria Elisandre. A importância da Educação Infantil para o Desenvolvimento e a Aprendizagem da Criança. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, 2010. VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 4 ed. São Paulo – SP: Livraria Martins, 1991. p.115 WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre professor, aluno e conhecimento. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2002 | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Educação Infantil | por |
| dc.subject | Saúde Mental | por |
| dc.subject | Impactos | por |
| dc.subject | Desenvolvimento da Aprendizagem | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Como estão nossas crianças? Reflexões sobre a saúde mental de crianças da educação infantil no contexto das escolas municipais de Oeiras/PI | por |
| dc.title.alternative | How are our children? Reflections on the mental health of children in early childhood education in the context of municipal schools in Oeiras/PI | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) | |
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