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Tipo do documento: Monografia
Título: Como estão nossas crianças? Reflexões sobre a saúde mental de crianças da educação infantil no contexto das escolas municipais de Oeiras/PI
Título(s) alternativo(s): How are our children? Reflections on the mental health of children in early childhood education in the context of municipal schools in Oeiras/PI
Autor: Barbosa, Sandra Silvéria Batista Carvalho 
Primeiro orientador: Soares, Marina Gleika Felipe
Primeiro membro da banca: Costa, Marina Marcos
Segundo membro da banca: Oliveira, Maria das Graças de
Resumo: O campo educativo tem possibilitado o desenvolvimento de pesquisas em diversos espaços e contextos, em que é possível pesquisar sobre temáticas voltadas para o desenvolvimento integral dos estudantes em diferentes etapas de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em relação a Educação Infantil, caracterizada como a primeira etapa da educação, percebe-se a necessidade de dialogar sobre os aspectos sociais, intelectuais, cognitivos e emocionais. Diante desse entendimento, este trabalho aborda discussões sobre a saúde mental de crianças da Educação Infantil com o intuito de apresentar diálogos e reflexões acerca da temática. O estudo tem como objetivo geral analisar sobre as nuances da saúde mental de crianças da Educação Infantil no contexto das escolas municipais de Oeiras/PI. E, como objetivos específicos: Refletir sobre a construção histórica da educação infantil, considerando os impactos educacionais no desenvolvimento da saúde mental das crianças; Identificar os principais problemas de saúde mental vivenciados pelas crianças da Educação Infantil e Caracterizar os impactos no processo educativo, considerando os problemas de saúde mental enfrentadas pelas crianças da Educação Infantil. Desta forma, partiu-se de reflexões construídas no referencial teórico, dialogando com Aries (1978); Vygotsky (1991)); Piaget (1987); Freire (1987) e outros autores. Como encaminhamento metodológico, a pesquisa é qualitativa, narrativa e quanto aos procedimentos, trata-se de pesquisa de campo por meio de análises de dados da entrevista narrativa e questionário semiestruturado com perguntas abertas, com a participação de cinco professoras e uma psicóloga da rede municipal de Oeiras/PI que foram entrevistadas. Como resultados têm-se que o público infantil está diante de um contexto emocional repleto de problemas que têm afetado no desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem das crianças, principalmente no que diz respeito à falta de concentração e na redução das interações sociais no âmbito escolar
Abstract: The educational field has enabled the development of research in different spaces and contexts, in which it is possible to research on themes aimed at the integral development of students at different stages of education: Early Childhood Education, Elementary Education and High School. In relation to Early Childhood Education, characterized as the first stage of education, there is a need to discuss social, intellectual, cognitive and emotional aspects. Given this understanding, this work addresses discussions about the mental health of children in early childhood education with the aim of presenting dialogues and reflections on the topic. The general objective of the study is to analyze the nuances of the mental health of children in Early Childhood Education in the context of municipal schools in Oeiras/PI. And, as specific objectives: Reflect on the historical construction of early childhood education, considering the educational impacts on the development of children's mental health; Identify the main mental health problems experienced by children in Early Childhood Education and Characterize the impacts on the educational process considering the mental health problems faced by children in Early Childhood Education. In this way, we started with reflections built on the theoretical framework, dialoguing with Aries (1978); Vygotsky (1991)); Piaget (1987); Freire (1987) and other authors. As a methodological approach, the research is qualitative and narrative, and as for the procedures, it is field research through analysis of data from narrative interviews and a semi-structured questionnaire with open questions, with the participation of five teachers and a psychologist from the network. municipal district of Oeiras/PI who were interviewed. As a result, children are faced with an emotional context full of problems that have affected the development of children's teaching and learning, resulting in impacts during this process.
Palavras-chave: Educação Infantil
Saúde Mental
Impactos
Desenvolvimento da Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: BARBOSA, Sandra Silvéria Batista Carvalho. Como estão nossas crianças? Reflexões sobre a saúde mental de crianças da educação infantil no contexto das escolas municipais de Oeiras/PI. 2024. 60 f. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras, 2024 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1371
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS)

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