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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Regência verbal em textos de alunos do 9° ano do ensino fundamental
Autor: Sousa, José Benedito Nascimento de
Primeiro orientador: Gomes, Raimundo Francisco
Primeiro membro da banca: Lopes, Iveuta de Abreu
Segundo membro da banca: Magalhães Neto, Pedro Rodrigues
Resumo: Este estudo pertence ao âmbito da sintaxe da Língua Portuguesa, por abordar o ensino de Regência Verbal, tendo como base o texto escrito dos alunos de uma turma do 9º ano de ensino fundamental. Isso porque, ensinar a Língua Materna na sociedade contemporânea em que a norma culta tem sido limitada, muitas vezes, ao coloquialismo, sobretudo na língua escrita é um desafio aos professores. Desta forma, o objetivo principal que norteia esse trabalho é analisar a ocorrência de usos da regência verbal nos textos escritos espontâneo dos alunos do 9º ano do ensino fundamental para, a partir disso, estabelecer um ensino correlacionado com a norma padrão em uma escola da rede estadual de Caxias – MA. Atrelado ao objetivo geral. Seguem-se os seguintes objetivos específicos: Identificar a predominância de usos de regência verbal aplicados pelos alunos em suas produções textuais escritas; Comparar os usos de regência verbal, atentando para o que preconiza a norma padrão; Propor um processo de ensino aprendizagem através de atividades didáticas sobre regência verbal como proposta de intervenção que conduza aos empregos regências sobre a perspectiva da tradição gramatical e da variação linguística. Para tanto, o estudo se fundamenta nos seguintes teóricos: Dorneles 2006), Borba (1996), Perini (2010, 2016), Castilho (2014), Antunes (2007), Bechara (2009), Campos (2014), Saconni (2008) Travaglia (2009), Kenedy (2013), Luft (2008), Mioto (2016), Kato (2015), Giacomozzi (2004), Cunha (2007), Azeredo (2010). Além de outros, que subsidiaram a construção e desenvolvimento do trabalho como um todo. Na construção do referencial teórico, apresentam-se três capítulos topicalizados, sucessivamente com os seguintes assuntos: Conceitos de verbos na visão da Tradição Gramatical, Gramática de Valência e Gramática Gerativa; definições sobre regência e complementos verbais à luz dessas teorias, e ganha destaque a Estrutura Argumental do verbo, teoria, que sustenta a pesquisa. O trabalho foi conduzido através de uma pesquisa básica, exploratória, de campo e quali-quantitativa que subsidiaram a investigação de forma mais eficaz. A pesquisa desenvolve-se a partir de observações do trabalho com a escrita em sala de aula, onde houve a aplicação da coleta de dados. Para a coleta foi utilizado o poema: “ Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu sobre o qual os alunos escreveram um texto espontâneo. Com base nos textos, foi examinado o fenômeno em estudo. As análises dos dados revelaram que o emprego da regência verbal nos textos dos discentes aponta para um moderado conhecimento sobre transitividade verbal, os alunos usam estruturas sintáticas, as vezes, iguais para verbos de regência diferentes, configurando a instabilidade da transitividade, demonstram domínios moderados sobre a norma culta da língua referente fenômeno investigado, por isso os estudantes empregam-no associado aos usos da língua coloquial, portanto não fazem relativas diferenças entre os usos orais e escritos. À vista disso, o ensino sobre a Regência precisa ser aprimorado tanto no aspecto sintático, quanto no semântico, por isso propõe-se atividades linguísticas que partem desde os empregos coloquiais para as práticas formais de Ensino da Língua Portuguesa.
Abstract: This study belongs to the context of the syntax of the Portuguese language, for addressing the teaching of Verbal Regency, based on the written text of the students of a class of the ninth year of elementary school . This is because teaching the mother tongue in contemporary society in which the cultured norm has often been limited to colloquialism, especially in written language is a challenge to teachers. In this way, the main purpose that guides this work is to analyze the occurrence of uses of the verbal regency in the spontaneous written texts of the students of the ninth year of elementary school to, from this, establish a teaching correlated with the standard norm in a school of the network State of Caxias-MA. Linked to the general objective. The following specific objectives are followed: to identify the predominance of verbal regency uses applied by students in their written textual productions; Compare the uses of verbal regency, paying attention to what the standard Norm recommends; To propose a process of teaching learning through didactic activities about verbal regency as a proposal for intervention that leads to the conducting jobs on the perspective of grammatical tradition and linguistic variation. For this reason, the study is based on the following theorists: Dorneles 2006), Borba (1996), Perini (2010, 2016), Chakravarty (2014), Antunes (2007), Bechara (2009), Fields (2014), Conni (2008) Travaglia (2009), Kennedy (2013), Luft (2008), Maria (2016), Kato (2015), Giacomozzi ( 2004), Wedge (2007), Azeredo (2010). In addition to others, they have subsidized the construction and development of the work as a whole. In the construction of the theoretical reference, three Topicalizados chapters are presented, successively with the following subjects: verb concepts in the vision of grammatical tradition, grammar of Valencia and generative grammar; Definitions about Regency and verbal supplements in light of these theories, and gains prominence the argumental structure of the verb, theory, which supports the research. The work was conducted through basic, exploratory, field and qualitative-quantitative research that subsidized research in a more effective way. The research develops from observations of the work with the writing in the classroom, where there was the application of the data collection.For the collection was used the poem: "My Eight years," by Casimiro de Abreu on which the students wrote a spontaneous text. Based on the texts, the phenomenon in study was examined. The analysis of the data revealed that the use of verbal regency in the texts of the students points to a moderate knowledge about verbal transitivity, the pupils use syntactic structures, sometimes equal to different regency verbs, setting the instability of the transitivity, demonstrate moderate domains on the cultured norm of the language related phenomenon investigated, so the students employ it associated with the uses of the colloquial language, therefore do not make relative differences between the oral and written uses. In view of this, the teaching on the regency needs to be improved both in the syntactic aspect and in the semantic, so it is proposed that linguistic activities depart from the colloquial uses for the formal teaching practices of the Portuguese language.
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa
Regência Verbal
Produção Textual
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: SOUSA, José Benedito Nascimento de. A Regência verbal em textos de alunos do 9° ano do ensino fundamental. 2018. 162 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/139
Data de defesa: 23-Feb-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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