Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1409
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A catenária no ensino médio: uma proposta de sequência didática |
Autor: | Meneses, Hislley Feitosa ![]() |
Primeiro orientador: | Rocha, Natã Firmino Santana |
Resumo: | A curva catenária é um fenômeno matemático e físico intrigante que desempenha um papel crucial em várias áreas, como engenharia, arquitetura, além de ser encontrada na natureza. Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabeleça que a Matemática no Ensino Médio deve ser integrada e aplicada à realidade em diversos contextos, a catenária sequer é mencionada como exemplo nos livros didáticos. Nesse contexto, este trabalho buscou abordar a questão de como explicar essa curva e suas propriedades no Ensino Médio. Portanto, o objetivo geral é investigar as propriedades matemáticas e aplicações da curva catenária e propor uma Sequência Didática (SD) para o Ensino Médio. Apresentamos a relação entre a BNCC e a catenária, bem como sua história, aplicações e equação. Consequentemente, desenvolvemos o Produto Educacional (a SD), que inclui uma sequência de aulas para o estudo da catenária, com atividades envolvendo pular corda, bolhas de sabão e a construção do arco catenário. Concluiu-se que o estudo da catenária no Ensino Médio e o uso da SD podem potencializar o ensino e a aprendizagem da Matemática. |
Abstract: | The catenary curve is an intriguing mathematical and physical phenomenon that plays a crucial role in various fields, such as engineering, architecture, as well as being found in nature. Although the National Common Curricular Base (BNCC) states that Mathematics in high school should be integrated and applied to reality in various contexts, the catenary is not even mentioned as an example in textbooks. In this context, this work sought to address the question of how to explain this curve and its properties in high school. Therefore, the general objective is to investigate the mathematical properties and applications of the catenary curve and to propose a Didactic Sequence (SD) for high school. We present the relationship between the BNCC and the catenary, as well as its history, applications, and equation. Consequently, we developed the Educational Product (the SD) which includes a sequence of lessons for studying the catenary, with activities involving jump rope, soap bubbles, and constructing the catenary arch. It was concluded that studying the catenary in high school and using the SD can enhance the teaching and learning of Mathematics. |
Palavras-chave: | Produto Educacional Ensino de Matemática Aplicações Matemáticas |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática |
Citação: | MENESES, Hislley Feitosa. A catenária no ensino médio: uma proposta de sequência didática. 2024. 109f. Dissertação(Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1409 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | 28,62 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.