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Tipo do documento: Dissertação
Título: As relações de predicação : uma proposta de análise linguística para o 7º ano do ensino fundamental
Autor: Lira, Lucélia Saraiva de Abreu
Primeiro orientador: Martins, Nize da Rocha Santos Paraguassu
Primeiro membro da banca: Foltran, Maria José Gnatta Dalcuche
Segundo membro da banca: Magalhães Neto, Pedro Rodrigues
Resumo: Este trabalho desenvolve-se na linha de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino. Tem como tema o ensino de gramática, mais especificamente o ensino das relações de predicação do verbo com o sujeito e seus complementos no 7º ano do Ensino Fundamental. O conhecimento gramatical, imprescindível para as intervenções didático-pedagógicas realizadas pelo professor, permite ao aluno refletir e usar a língua com eficiência, atentando-se para seu funcionamento, mas o ensino de gramática no Brasil, assim como todo o ensino da Língua Portuguesa, ainda tem sido um grande desafio para professores e alunos. No caso específico do ensino das relações de predicação, essa realidade ainda é mais complexa. Por mais que se constate estudos realizados sobre a predicação no português brasileiro, nenhum deles tem como objetivo apresentar um suporte teórico- metodológico com vista a ampliar a compreensão dos alunos acerca do emprego desse fenômeno. Desse modo, o objetivo deste trabalho é investigar a compreensão dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental acerca das relações de predicação a fim de elaborar uma proposta de ensino que amplie a compreensão deles acerca desse fenômeno. Para alcançar esse objetivo, desenvolvemos uma pesquisa descritiva, de campo e de cunho qualitativo em uma turma do 7º ano de uma escola pública municipal de Miguel Alves-PI. Como instrumento de coleta de dados utilizamos uma atividade diagnóstica. Além disso, analisamos os pressupostos teóricos-metodológicos do livro didático adotado pela escola no 7º ano, acerca da predicação. Fundamentamos o trabalho principalmente em: Antunes (2007), Castilho (2012), Campos (2014) Ferrarezi Júnior (2012), Foltran (2003), Neves (2002), PCN (1998), Perini (2000, 2008, 2016), Possenti (2006), Oliveira e Quarezemin (2016), Travaglia (2009) a fim de compreendermos melhor como ocorre o ensino das relações de predicação no ensino. Os resultados da análise da atividade diagnóstica demonstram que os alunos compreendem os conteúdos envolvidos nas relações de predicação de forma fragmentada e descontextualizada, apresentando dificuldades para analisar a estrutura da oração e identificar a função do verbo em cada situação; e os da análise do livro didático, que a abordagem teórico-metodológica adotada pelo livro privilegia principalmente a tradição gramatical. Dessa forma, concluímos que é imprescindível para compreender as relações de predicação o trabalho com a abordagem descritiva da gramática e, portanto, elaboramos uma proposta de ensino sobre as relações de predicação que assume não só a abordagem prescritiva da gramática, mas também a abordagem da gramática descritiva sobre a estrutura argumental do verbo, Castilho (2012) e as valências verbais, Perini (2008). Além disso, concluímos que, para elaborar uma proposta dessa natureza, o professor precisa ser um pesquisador da língua para sanar as lacunas que a gramática tradicional não consegue abranger.
Abstract: This work is developed in the research interest Language and Teaching Theories. Its theme is the teaching of grammar, more specifically the teaching of the predication relations of the verb with the subject and its complements in the 7th grade of Elementary School. The grammatical knowledge, essential for the didactic-pedagogical interventions carried out by the teacher, allows the student to reflect and use the language with efficiency, paying attention to its operation, but the teaching of grammar in Brazil, as well as all the teaching of the Portuguese Language has still been a great challenge for teachers and students. In the specific case of the teaching of predicate relations, this reality is still more complex. Although studies on predication in Brazilian Portuguese are found, none of them aims to present a theoretical and methodological support in order to broaden students' understanding of the use of this phenomenon. In this way, the objective of this work is to investigate the understanding of the students of the 7th grade of Elementary School about the relations of predication in order to elaborate a proposal of teaching that broadens their understanding about this phenomenon. To achieve this goal, we developed a descriptive, field and qualitative research in a 7th grade class at a public school in Miguel Alves city, Piauí state. As an instrument of data collection, we used a diagnostic activity. In addition, we analyze the theoretical-methodological assumptions of the textbook adopted by the school in the 7th grade on predication. We have based the work mainly on : Antunes (2007), Castilho (2012), Campos (2014) Ferrarezi Júnior (2012), Foltran (2003), Neves (2002), PCN (1998), Perini (2000, 2008, 2016) Possenti (2006), Oliveira and Quarezemin (2016), Travaglia (2009) in order to better understand how the teaching of predicate relations in teaching occurs. The results of the analysis of the diagnostic activity show that the students understand the contents involved in the relations predication in a fragmented and decontextualized way, presenting difficulties to analyze the sentence structure and to identify the verb function in each situation, and the analysis of the textbook, that the theoretical-methodological approach adopted by the book privileges mainly the grammatical tradition. So, we have concluded that it is essential to understand the relationships of predication work with the descriptive approach of grammar and therefore we have elaborated a teaching proposal on the predication relations that assumes not only the prescriptive approach of grammar, but also the approach of the descriptive grammar about the argumental structure of the verb in Castilho (2012) and verbal valences, Perini (2008). In addition, we have concluded that in order to elaborate a proposal of this nature, the teacher must be a language researcher to remedy the gaps that traditional grammar cannot cover them.
Palavras-chave: Ensino de Gramática
Ensino e Aprendizagem
Relações de Predicação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: LIRA, Lucélia Saraiva de Abreu. As relações de predicação: uma proposta de análise linguística para o 7º ano do ensino fundamental. 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/144
Data de defesa: 20-Feb-2018
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