Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1497
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Gênero dramático: leitura e letramento literário no contexto escolar |
Autor: | Jesus, Selma Maria Alves de |
Primeiro orientador: | Silva, Luciano Ferreira da |
Resumo: | Esta pesquisa parte do pressuposto de que o texto dramático é pouco abordado nas salas de aula, especialmente no livro didático de Língua Portuguesa. No entanto, acredita-se que esse gênero textual e literário é importante para o processo de letramento literário no Ensino Fundamental. Neste sentido, como meio para minimizar essas lacunas no ensino do texto literário, propôs-se uma sequência didática para promover o letramento literário por meio do texto dramático. O objetivo geral da pesquisa é analisar de que forma a leitura do texto dramático contribui para a formação leitora de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Traz ainda como objetivos específicos: verificar como o aluno se relaciona com a leitura e suas preferências; investigar como o texto dramático é recepcionado e compreendido pelo aluno; propor uma ação interventiva com sequências didáticas direcionadas ao uso do texto dramático com ênfase nas obras de autores piauienses. A metodologia adotada foi de cunho qualitativa, exploratória, descritiva, de campo, documental e bibliográfica. O corpus deste trabalho é composto por um questionário e por atividades orais e escritas coletadas durante as sete oficinas, fundamentadas na sequência didática expandida do autor e pesquisador Rildo Cosson (2009). Essas atividades foram desenvolvidas com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública estadual localizada no município de Amarante, no estado do Piauí. O referencial teórico está postulado nos estudos de Cosson (2009, 2014, 2021), Pascolati (2009), Silva (2009), Zapone e Wielewiki (2009), D’Onofrio (2003), Jauss (1994), Iser (1996), Kleiman (2005, 2013), Campelo (2010), PCN (1998), BNCC (2017), entre outros. Assim, a partir dessa pesquisa, pode-se constatar que o uso de textos literários da dramaturgia piauiense contribui para a formação leitora dos alunos ao proporcionar a percepção e interação dos sentidos, possibilitando o surgimento de leitores críticos. Como resultado dessa dissertação, apresentou-se um caderno pedagógico destinado aos professores de Língua Portuguesa com a finalidade de contribuir no ensino e aplicação do gênero dramático em sala de aula, oferecendo uma abordagem pedagógica consistente, de modo a explorar a literatura de forma significativa e aprimorar as competências e habilidades da leitura literária dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. |
Abstract: | This research parts of assumption that the dramatic text is little discussed in the classrooms, especially in the Portuguese Language book. Although, It is believed that this textual and literary genre is important to the literary literacy process in Elementary School. In this regard, as a means to minimize these gaps in literary text teaching, It was proposed a didatic sequence to promote literary literacy, through the dramtic text. The general objective of the research is to analyze in what way the reading of dramatic text contributes to reading training of 8th grade students of Elementary School. It also has as specific objectives: to check how the students relate with the reading and their preferences; to investigate how the dramatic text is received and understood by the student; to propose an interventional action with didactic sequences directed to the use of dramatic text with emphasis on the works of authors from Piauí. The methodology adopted was qualitative, exploratory, descriptive, field descriptive, documentary and bibliographic. The corpus of this work is composed by a questionary and oral and written activities collected during the seven workshops based on the expanded didactic sequence of the author and researcher Rildo Cosson(2009). These activities were developed in 8th grade of Elmentary School, in a state public school located in the municipality of Amarante, in Piauí state. The theoretical framework is postulated in the studies of Cosson (2009, 2014, 2021), Pascolati (2009), Silva (2009), Zapone e Wielewiki (2009), D’Onofrio (2003), Jauss (1994), Iser (1996), Kleiman(2005,2013), Campelo (2010), PCN (1998), BNCC (2017), among others. Thus, from this research it can found that the use of literary texts of the piauiense dramaturgy contributes to the reading training of students by providing the perception and interaction of the senses, allowing the emergency of critical readers. As a result of this dissertation, it was presented a pedagogical notebook for Portuguese Language teachers in order to contribute to the teaching and application of the dramatic genre in the classroom, in order to explore literature in a meaningful way and to improve the skills and abilities of literary reading of students of the final years of Elementary School. |
Palavras-chave: | Leitura Letramento Gênero Dramático |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Citação: | JESUS, Selma Maria Alves de. Gênero dramático: leitura e letramento literário no contexto escolar. 2024.166f. Dissertação (Profletra-Mestrado Profissional ) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1497 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.