Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1498
Tipo do documento: Produto Educacional
Título: Oficinas de leitura
Autor: Jesus, Selma Maria Alves de
Primeiro orientador: Silva, Luciano Ferreira da
Resumo: Este caderno pedagógico foi criado com a finalidade de contribuir com os professores de Língua Portuguesa na aplicação do gênero texto dramático em sala de aula, oferecendo uma abordagem pedagógica consistente, de modo a explorar a literatura de forma significativa, podendo inclusive auxiliar os alunos na compreensão mais ampla desse gênero. Tendo a sala de aula como espaço de pesquisa, este material pedagógico foi elaborado e construído a partir da dissertação de mestrado intitulada “Gênero Dramático: leitura e letramento literário no contexto escolar”. Na pesquisa com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, percebeu-se que o gênero dramático pode proporcionar ao aluno uma experiência de aprendizado significativa, engajando-o ativamente na leitura e na interpretação de textos. A pesquisadora que elaborou esse caderno é professora da rede pública e conhece as dificuldades e as mais comuns necessidades do/a professor/a. Por isso, após o processo de pesquisa, empenhou-se em criar o material com vistas a auxiliar diretamente o/a professor/a.
Abstract: his pedagogical notebook was created with the purpose of contributing to Portuguese language teachers in applying the dramatic text genre in the classroom, offering a consistent pedagogical approach, in order to explore literature in a meaningful way, and can even help students in a broader understanding of this genre. Using the classroom as a research space, this pedagogical material was developed and constructed based on the master's thesis entitled “Dramatic Genre: reading and literary literacy in the school context”. In research with an 8th year elementary school class, it was noticed that the dramatic genre can provide students with a significant learning experience, actively engaging them in reading and interpreting texts. The researcher who created this notebook is a public school teacher and knows the difficulties and most common needs of teachers. Therefore, after the research process, he committed himself to creating the material with a view to directly assisting the teacher.
Palavras-chave: Caderno Pedagógico
Língua Portuguesa
Texto Dramático
Literatura
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: JESUS, Selma Maria Alves de. Oficinas de leitura. 2024.33f. Produto Educacional (Profletras-Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1498
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto Educacional Completo.pdf3,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.