Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1498
Tipo do documento: | Produto Educacional |
Título: | Oficinas de leitura |
Autor: | Jesus, Selma Maria Alves de |
Primeiro orientador: | Silva, Luciano Ferreira da |
Resumo: | Este caderno pedagógico foi criado com a finalidade de contribuir com os professores de Língua Portuguesa na aplicação do gênero texto dramático em sala de aula, oferecendo uma abordagem pedagógica consistente, de modo a explorar a literatura de forma significativa, podendo inclusive auxiliar os alunos na compreensão mais ampla desse gênero. Tendo a sala de aula como espaço de pesquisa, este material pedagógico foi elaborado e construído a partir da dissertação de mestrado intitulada “Gênero Dramático: leitura e letramento literário no contexto escolar”. Na pesquisa com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, percebeu-se que o gênero dramático pode proporcionar ao aluno uma experiência de aprendizado significativa, engajando-o ativamente na leitura e na interpretação de textos. A pesquisadora que elaborou esse caderno é professora da rede pública e conhece as dificuldades e as mais comuns necessidades do/a professor/a. Por isso, após o processo de pesquisa, empenhou-se em criar o material com vistas a auxiliar diretamente o/a professor/a. |
Abstract: | his pedagogical notebook was created with the purpose of contributing to Portuguese language teachers in applying the dramatic text genre in the classroom, offering a consistent pedagogical approach, in order to explore literature in a meaningful way, and can even help students in a broader understanding of this genre. Using the classroom as a research space, this pedagogical material was developed and constructed based on the master's thesis entitled “Dramatic Genre: reading and literary literacy in the school context”. In research with an 8th year elementary school class, it was noticed that the dramatic genre can provide students with a significant learning experience, actively engaging them in reading and interpreting texts. The researcher who created this notebook is a public school teacher and knows the difficulties and most common needs of teachers. Therefore, after the research process, he committed himself to creating the material with a view to directly assisting the teacher. |
Palavras-chave: | Caderno Pedagógico Língua Portuguesa Texto Dramático Literatura |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Citação: | JESUS, Selma Maria Alves de. Oficinas de leitura. 2024.33f. Produto Educacional (Profletras-Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1498 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Completo.pdf | 3,06 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.